Você sabia que bicos desgastados trazem prejuízos financeiros?
Os bicos de pulverização sofrem desgastes naturais ao longo de sua vida útil. Porém, caso esse desgaste não seja solucionado com a troca dos bicos gastos por novos, é sabido que a pulverização gerará prejuízos financeiros e ambientais causados pelo desperdício de produto químico que passa por eles.
Diversos fatores podem contribuir para o desgaste, como podemos ver a seguir:
• Poder abrasivo dos agroquímicos: o mercado de agroquímicos oferece formulações que possuem em sua composição partículas em suspensão com alto grau de dureza que contribuem naturalmente para o desgaste dos bicos de pulverização.
• Qualidade da água de pulverização: pelo mesmo motivo relatado acima, a qualidade da água utilizada na pulverização pode contribuir para o desgaste dos bicos de pulverização, já que a sílica, que possui extrema dureza, é encontrada com facilidade em suspensão na água. Cuidados como escolher o local de coleta da água podem contribuir para reduzir a presença de sílica na água.
• Pressão de trabalho: a pressão recomendada pelo fabricante do bico de pulverização baseia-se em informações definidas no momento de seu desenvolvimento. De acordo com o material de fabricação, desenho e características técnicas como diâmetro de gota, vazão e ângulo do jato, recomendam-se limites mínimos e máximos de pressão. Trabalhar fora das especificações máximas de pressão pode contribuir diretamente para o desgaste e redução da vida útil do bico.
• Limpeza: limpar os bicos com instrumentos confeccionados com materiais de maior dureza do que o material utilizado para a fabricação dos bicos acentua a deterioração do orifício de saída do jato no bico, ocasionando mudança do perfil de distribuição e das características do diâmetro da gota. Para a limpeza correta, utilize escovas (pode ser escova de dente com cerdas mais duras) e ar comprimido.
• Dica do especialista: independente do material de fabricação, o critério que devemos adotar para troca dos bicos é o desgaste. A referência deve ser sempre a vazão nominal de cada bico, conforme consta na tabela do fabricante. Portanto, quando um bico apresentar vazão acima de 10% da vazão nominal de um bico novo, ele deve ser substituído imediatamente. Não use como referência as horas de trabalho para substituição dos bicos, já que esse critério nem sempre expressa a qualidade da aplicação. Além disso, se utilizado, pode ocasionar troca prematura do bico.
• ATENÇÃO: não limpe os bicos com a boca devido ao grande risco de contaminação. Utilize sempre EPIs apropriados nas manutenções.
Vejamos um exemplo prático de prejuízo
Considerando-se uma propriedade de 500 ha e um desgaste de 10% dos bicos de pulverização, temos a seguinte condição para a cultura da soja.
10/04/2020 às 19:25
Boa noite, existe um tempo médio de vida útil dos bicos de pulverização? Exemplo: AVI 11003.
18/08/2020 às 18:22
Janoberto,
Existe sim, sempre que atingir 10% de desgate, ou seja, variação comparado com original, é recomendado fazer a substituição. Por isso é muito importante o acompanhamento da calibração do pulverizador.
Para saber mais, baixe o nosso Aplicativo Jacto Connect.