Manômetro: qual o seu papel dentro da tecnologia de aplicação?

Manômetro: qual o seu papel dentro da tecnologia de aplicação?

O manômetro é a ferramenta utilizada para medir a pressão dentro de um sistema de pulverização. Ele informa a real pressão de trabalho no momento da aplicação. Por meio dela, é possível identificarmos a vazão e o diâmetro da gota.

Muitas vezes nos deparamos com situações em que temos dúvidas de como realizar a melhor leitura das informações contidas no manômetro. A seguir, detalharemos como proceder com essa leitura de forma simples.

• Unidade de medida: os manômetros normalmente apresentam duas unidades de medida – Bar e Lbf/pol². Um Bar equivale a 14,5 Lbf/pol².

 

• Escala: a escolha da unidade de medida do manômetro – Bar ou lbf/pol² deve ser feita considerando-se os limites de pressão que cada aplicação sugere. Os pulverizadores de barra normalmente utilizam bicos de pulverização que necessitam de menor pressão (abaixo de 150 Lbf/pol²) e podem utilizar manômetros que oferecem leitura de até 200 Lbf/pol². Já os pulverizadores para culturas perenes como citros e café possuem manômetros com maior escala de leitura devido à tradição de que nesses cultivos as pressões utilizadas são mais altas (superiores a 150 Lbf/pol²).
Devemos escolher um manômetro que possibilite que a pressão de trabalho fique entre 30 e 70% de sua escala, já que nessa faixa reduzimos a probabilidade de erros de leituras.

Cuidados com o manômetro

a) Para aumentar a vida útil do manômetro, o registro deverá estar fechado e sem pressão retida durante o trabalho. Essa ação evita que o manômetro absorva variações bruscas de pressão que afetam os dispositivos internos que fazem a leitura da pressão.
b) Ao montar o manômetro no comando, utilize uma chave adequada para garantir o aperto da peça. Nunca aperte o manômetro com as mãos, pois isso pode comprometer todo o dispositivo interno responsável pela leitura e as informações mostradas no visor, consequentemente, não refletirão a real pressão de trabalho.

 

Comments (3)

  1. Bom dia
    Estou com uma dúvida a respeito da pressão q estou usando em meu pulverizador.
    Estava usando os bicos avi twin amarela na pressão de 100psi.
    E agora coloquei os bicos JA preto com uma pressão de 150 psi.
    Minha dúvida é, não é muita pressão para o pulverizador já q o manômetro chega quase no vermelho. Pq os bicos tem uma pressão máxima de 300 psi.

    1. Thiago, bom dia.
      Com relação a pressão para os bicos, ok. Porém, não é recomendado utilizar o manômetro na escala vermelho, isso pode comprometer a vida útil do manômetro e consequentemente a qualidade da medição.
      Qualquer dúvida, entre em contato.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This