O que é telemetria de máquinas agrícolas?

O que é telemetria de máquinas agrícolas?

Faz tempo que a agricultura lança mão da tecnologia para otimizar as etapas da cadeia produtiva — uma tendência conhecida como agricultura de precisão. No entanto, o agronegócio evoluiu a ponto de não apenas utilizar esses novos recursos, mas também de integrar e conectar tais tecnologias.

Com isso, os produtores rurais visam aprimorar o gerenciamento dos seus ativos e extrair o máximo do potencial de produção das suas propriedades. A telemetria tem sido um dos principais instrumentos utilizados com esse objetivo.

Quer saber mais sobre essa tecnologia e como ela pode otimizar sua produção? Então, continue a leitura!

Primeiro, o que é telemetria?

A telemetria é a coleta e o compartilhamento remoto de dados sobre equipamentos, veículos e máquinas. Na agricultura de precisão, consiste em um conjunto de hardware conectado a sensores embarcados nas máquinas, como sensores indutivos, capacitivos, de temperatura, de umidade relativa, de pressão de óleo e GPS.

Esse recurso ajuda o produtor a fazer um diagnóstico completo da lavoura e a implementar ações que otimizem as operações. Dessa forma, o sistema pode aumentar a produção e a produtividade e gerar uma redução de custos de 3% a 15%!

Isso é possível graças às informações retiradas do campo, como dados sobre o maquinário e as condições do solo e clima, que são monitoradas a todo o momento, servindo de base para a tomada de decisão.

Por exemplo: no processo de pulverização, é possível promover uma aplicação homogênea e em condições que favoreçam o controle. O gasto de combustível dos veículos também pode ser gerenciado. Caso ocorra um uso além da média, o equipamento deve ser enviado para manutenção a fim de evitar desperdícios.

Além desses pontos, a telemetria pode ser utilizada para monitorar dados operacionais da máquina, que vão desde saber qual a uniformidade da aplicação do defensivo até a quantidade da área sobreposta, as condições climáticas no momento da pulverização, a velocidade de translado e da aplicação, os mapas do horário em que o processo foi realizado e, recentemente, um mapa que mede o potencial da qualidade de aplicação, no qual se estima o valor da taxa de evaporação.

Mas qual é a importância de implementar essa tecnologia na sua propriedade? É o que veremos agora!

Por que fazer esse controle em máquinas agrícolas?

A telemetria traz inúmeras vantagens que podem ajudar o produtor em todas as etapas da produção. Entre esses benefícios, estão:

Aprimoramento da gestão de frotas e equipamentos

Por meio dos recursos de telemetria, é possível gerenciar o percurso utilizado pelos veículos, o consumo de combustível, a temperatura e a rotação do motor do equipamento, entre muitas outras informações.

Esses dados são muito úteis para a auxiliar o produtor na questão da manutenção das máquinas. Como o equipamento é monitorado a todo momento, fica fácil fazer um raio x por meio de um diagnóstico detalhado e descobrir a que condições ele foi submetido. A partir daí, basta traçar planos de manutenção conforme o perfil da produção e do produtor.

Independentemente de quantos equipamentos e veículos a propriedade possui e de onde estejam localizados, o sistema centraliza os dados sobre a frota em uma única plataforma, permitindo ao gestor acessar as informações em qualquer lugar.

Garantia de maior segurança

Em vez de se basear no que o produtor acha ser certo ou errado, a telemetria dá uma segurança maior às decisões, uma vez que se fundamenta em dados concretos, exatos e confiáveis.

O sistema faz cálculos e compara variáveis de modo autônomo. São inúmeros fatores difíceis de analisar sem uma ferramenta eletrônica automatizada. É mais segurança para os operadores, para a lavoura e para o negócio como um todo.

Redução de Custos

Ao longo da cadeia produtiva, existem diversas fontes de desperdício que jogam fora recursos valiosos. No entanto, nem sempre é fácil identificar esses problemas.

A telemetria conta com dados precisos para detectar qual máquina, operador ou processo pode estar gerando perdas, sendo possível realizar correções a tempo.

Otimização da Produção

A otimização da produção é o resultado inevitável de todos os benefícios vistos nos tópicos anteriores. Com redução de falhas, melhor gerenciamento de máquinas e automação de tarefas, os lucros do negócio poderão crescer significativamente.

Todas as informações geradas são armazenadas eletronicamente no local ou em um servidor remoto. Tais dados formam um histórico da produção, que pode ser usado de modo estratégico a fim de implementar táticas de otimização no planejamento de futuras etapas do processo produtivo.

Como fazer a telemetria na prática?

As informações coletadas do campo por meio de componentes de hardware precisam de uma ferramenta eletrônica para serem armazenadas, analisadas e visualizadas. Então, se deseja utilizar telemetria em seu negócio, será necessário contar com uma plataforma de gerenciamento.

Entre as disponíveis no mercado, a Otmis Maps se destaca. Sua função é guardar e exibir os dados extraídos da propriedade e das máquinas. Esse portal foi desenvolvido em um ambiente web, ou seja, na internet. Por meio dele, o produtor acessa as informações sobre onde o equipamento está e quais são as suas condições. Isso também pode ser feito por meio de um aplicativo instalado no smartphone ou tablet.

O sistema guarda até três anos do histórico das operações, permitindo fazer um comparativo dos detalhes, como:

  • nome do operador;
  • velocidade, rotação e temperatura do motor;
  • horímetro;
  • consumo de combustível;
  • taxa de volume aplicado;
  • área total aplicada;
  • volume total aplicado;
  • alarmes.

Além disso, por meio de mapas e gráficos, o usuário tem informações claras e rápidas sobre:

  • volume aplicado na pulverização, comparando o planejado com o que foi efetivamente aplicado;
  • sobreposição de áreas, identificando possíveis erros na aplicação de produtos;
  • variação na velocidade de pulverização, o que poderia afetar a eficiência do processo;
  • horário da aplicação dos produtos;
  • umidade relativa do ar e temperatura em pontos específicos do talhão.

Todas essas operações podem ser acompanhadas em tempo real. Dessa forma, o empresário é capaz de fazer ajustes e correções no momento exato da pulverização, por exemplo.

A telemetria é um recurso muito valioso e tem trazido resultados surpreendentes aos profissionais do campo. Essa tecnologia auxilia o produtor tanto no gerenciamento das suas unidades quanto na tomada de decisão — tudo isso podendo ser feito a distância.

É uma ferramenta que veio otimizar os meios de produção e provar que o agronegócio é um setor inovador e em crescimento constante.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse sistema? Então, acesse o portal do Otmis Maps Telemetria e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This