plantadeiras da jacto

Solução completa em plantio: conheça a Meridia 200 da nova linha de plantadeiras da Jacto

A tecnologia sempre foi uma grande aliada do agricultor nas operações do campo. A inovação garante que o produtor consiga se adequar a janelas de plantio cada vez mais curtas, fornecendo as técnicas e ferramentas necessárias às atividades de preparo e planejamento. Neste artigo, você vai entender como a nova plantadeira da Jacto carrega essa marca!

Estamos preparando uma linha inovadora de plantio. Aqui, você vai conhecer a Meridia 200, seus principais diferenciais e de que maneiras ela traz vantagens ao produtor!

A inovação no plantio

Com os novos recursos tecnológicos, é possível alcançar um nível maior de produtividade, de modo a aumentar a margem de lucro do negócio. Ao mesmo tempo, a tecnologia permite trabalhar com práticas sustentáveis, preservando o meio ambiente.

O mercado de máquinas agrícolas já caminha para a digitalização das atividades de gestão. Essa evolução tem por objetivo trazer maior precisão às operações, evitando desperdícios e impactos ambientais, e vai ao encontro das boas práticas recomendadas por especialistas. 

Entenda como essa plantadeira da Jacto contribui para avançar as tendências da agricultura.

A nova plantadeira Jacto — conheça a Meridia 200!

A palavra “meridia” vem do latim meridium, que quer dizer “luz do meio-dia”. Já o 200 é uma referência à potência necessária do trator para tracioná-la. É uma denominação perfeita para uma tecnologia que busca relacionar máquina, sol e planta com robustez. 

A Meridia 200 suporta 225 kg de fertilizante por linha e 75 kg de sementes por linha, totalizando 300 kg de insumos/linha. Considere, abaixo, algumas de suas principais características!

Precisão do plantio

Começamos dando destaque ao sistema pneumático de singulação de sementes utilizado pelo dosador para garantir maior precisão e uma distribuição uniforme. Além disso, para uma aplicação precisa de fertilizantes existem dois opcionais de dosadores:

  • ToPlanting: sistema que utiliza duas roscas sem fim que proporcionam a correta aplicação das dosagens de adubo em quaisquer condições de inclinação. Essa tecnologia reduz significativamente o efeito de pulsação da dosagem. O benefício para a planta é a disponibilidade de todos os nutrientes durante seu crescimento;
  • Fertsystem: sistema de rosca única, com grande robustez e facilidade de manutenção, sendo uns dos sistemas mais utilizados no mercado

A Meridia 200 tem um dos menores coeficientes de variação (CV) no plantio. Isso, graças à tecnologia Precision Planting, com qualidade já reconhecida.

Adaptação a solo e terreno

A Meridia 200 apresenta alternativas de regulagens que se adaptam a diferentes tipos de solo, estando disponível em sistema de corpo rígido e sistema multicorpos.

No sistema multicorpos, o projeto do chassis articulado permite grande liberdade de movimento angular. Com isso, as passadas copiam o desenho do solo de modo mais preciso. Afinal, quanto mais se consegue articular a máquina, mais fácil é acompanhar o terreno.

Além disso, as linhas dianteiras e traseiras foram posicionadas a uma distância ideal para proporcionar equilíbrio entre um ótimo fluxo de palha e maior precisão no plantio em curvas. Com as linhas de adubo e semente próximas, reduz-se a possibilidade de a máquina formar rastros múltiplos em declividades ou em curvas.

Outra característica de destaque dessa plantadeira da Jacto é o braço unilateral no disco de corte. Ele reduz o risco de travamento ou embuchamento pela palhada, que interrompe as operações e diminui a eficiência de todo o plantio.

Por todas as partes da linha de plantio existem ajustes nos componentes que permitem se adaptar a diferentes necessidades da operação.

Por exemplo, se a área estiver úmida, é possível trocar a posição das rodas de profundidade para não embuchar — isso, sem alterar a estrutura da máquina. Essa é uma vantagem que o produto da Jacto oferece, de modo que, mesmo em situações mais adversas, como o pós-chuva, dá para trabalhar com mais rapidez.

Mecanismo DownForce

Um dos grandes destaques da Meridia 200 é sua profundidade uniforme por conta do sistema Downforce, cuja geometria especial e as molas a gás permitem maior controle da profundidade na pressão da linha de semente, garantindo homogeneidade e estabilidade — um sistema desenvolvido pela própria Jacto.

Roda compactadora

É usada para ajustar o sulco de plantio, com o objetivo de aumentar o contato da semente com o solo e a água, evitando a formação de um bolsão de ar e favorecendo sua germinação e desenvolvimento.

Sistema de Disco Duplo

Alguns produtores têm preferência pelo sistema de disco duplo defasado, que é ajustável e entrega uma plantabilidade de qualidade no terreno.

Haste sulcadora

Este tipo de sulcador de fertilizante oferece uma descompactação superficial do sulco de plantio com objetivo de melhorar o crescimento posterior da planta. Porém, em determinadas condições de umidade e profundidade, a haste pode formar torrões de terra e prejudicar o contato posterior da sementes com o solo. Por isso, a haste foi desenhada de modo a equilibrar o consumo de potência e o acabamento de plantio.

Monitores de plantio

As plantadeiras Jacto oferecem monitoramento completo do plantio. São coletados dados como coeficiente de variação, singularização, sementes falhas e duplas, volume de insumos no reservatório entre outros que envolvem a máquina e linha a linha. Tudo isso com um visual diferenciado e uma operação intuitiva.

A Jacto também oferece opcionais da linha Otmis, como barra de luz e piloto elétrico. Além disso, é possível adquirir a telemetria para mapeamento.

Manutenção

A Meridia 200 foi projetada para ser prática, de fácil regulagem e manutenção. A máquina tem número reduzido de pontos de lubrificação. Na linha dianteira, por exemplo, temos um ponto de lubrificação na linha dianteira, agilizando o trabalho do produtor. Sua estrutura mais estreita, com braço unilateral, permite um fluxo de palha que não embucha facilmente e garante rapidez na manutenção. Chamamos de sistema Troca Rápido.

O vão livre muito mais alto dá uma continuidade nos chassis da máquina e traz ganhos em fluxo de palha, evitando danos ao disco de corte, sem falar que deixa o acesso mais fácil para manutenção, quando necessário.

A plantadeira da Jacto tem as linhas de plantio padronizadas, ou seja, para todo o portfólio de plantadeiras Jacto, o que facilita o acesso a peças, manutenções e também fornece maior agilidade nas vendas.

As máquinas foram construídas em um tamanho adequado para o transporte em caminhão ou em pranchas com tempo de preparação reduzido. O foco da Meridia 200 é plantabilidade e robustez em prol de uma agricultura sustentável e produtiva!

Quer saber mais sobre como contar com essa inovação em sua propriedade? Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas!

Powered by Rock Convert

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.