Saiba quais são os cuidados fundamentais ao fazer a poda das plantas

Como um bom agricultor, você já sabe que a poda é essencial para a desenvolvimento das árvores frutíferas e flores, uma vez que ajuda a preservar, proteger e melhorar a saúde das plantas. Uma boa poda garante mais força, aumenta a longevidade, previne doenças, ajuda o crescimento e ainda acelera a frutificação.

No entanto, é importante ressaltar que essa atividade também pode desencadear alguns problemas relacionados à segurança e saúde do operador, capazes de, até mesmo, diminuir o rendimento da lavoura, algo que todo produtor rural busca evitar.

Por isso, confira abaixo quais são os cuidados imprescindíveis que você precisa ter durante a poda na sua lavoura.

Cuidados com o operador:

Os cuidados começam ainda na hora de se vestir, afinal, você estará exposto ao sol, chuva, ventos, umidade, entre outros, durante toda a jornada de trabalho. Por isso, o uso desses EPIs deve ser indispensável:

  • Boné, para proteger a cabeça e evitar queimaduras de sol ou problemas de saúde subsequentes;
  • Luvas apropriadas para a poda, capazes de proteger contra espinhos e evitar cortes e outros acidentes do tipo;
  • Protetor solar, para ajudar a combater os danos causados pelos raios UV;
  • Coldre, para transportar as ferramentas com mais facilidade e segurança;
  •  Óculos de proteção, para proteger os olhos do contato direto com fragmentos de galhos e ramos que estarão sendo cortados.

No caso da poda de árvores mais altas, também deve-se ter cuidado redobrado com as escadas, sem se descuidar da ergonomia dos equipamentos, para evitar o famigerado “mal jeito” e possíveis dores musculares.

Quer uma boa dica dos nossos especialistas? Experimente fazer alongamentos nas mãos e nos braços antes de iniciar a poda. Apesar de parecer algo simples, isso ajudará na prevenção de lesões, uma vez que proporciona mais agilidade e elasticidade ao corpo.

Por fim, tenha em mente que fazer a poda da forma correta requer bastante experiência por parte do operador e bons conhecimentos sobre a estrutura da planta, ou seja, se você ainda é um aprendiz desse ramo, aconselhamos que seja acompanhado e supervisionado por alguém que já conheça todas as técnicas necessárias, isto é, um agricultor treinado e experiente. Além disso, essa é uma atividade envolve um certo gasto de energia física, por isso, esteja fisicamente e mentalmente preparado para longas jornadas de trabalho!

Cuidados com o equipamento:

E por falar em cuidados, também aproveitamos esse artigo para ressaltar algumas preocupações úteis e necessárias para ter com os seus equipamentos de poda.

Antes de tudo, verifique o estado da peça que pretende utilizar. Afinal, a melhor época para fazer a poda das plantas é entre os meses de maio a agosto, e a maioria dos operadores deixa suas ferramentas e acessórios guardados durante todo o resto do ano, o que pode trazer riscos, originados pela falta de manutenção.

Confira cada detalhe da sua tesoura e verifique se ela está com algum componente quebrado ou com algum desgaste fora do comum, pois esses fatores poderão influenciar diretamente na performance e no rendimento do produto.

Quem sabe já está na hora de investir em uma nova ferramenta para poda? Outra alternativa é buscar peças de reposição, para dar uma revigorada naquela que já estava guardada na sua gaveta.

Se estiver tudo ok, uma sugestão importante é a de sempre manter a sua tesoura manual limpa, sanitizada e bem afiada. Por isso, faça a correta higienização após o uso, considerando que ela ficará guardada até a próxima safra, e aproveite para afiar suas lâminas, visando garantir cortes mais práticos, ágeis e homogêneos.

No caso dos podadores a bateria, é necessário ainda fazer uma manutenção preventiva do aparelho de tempos em tempos, para verificar se as partes elétricas e mecânicas estão funcionando como deveriam. Também indicamos deixar a bateria sempre carregada e verificar se a fiação está em bom estado.

Agora que você já anotou todas as nossas sugestões, mãos à obra!

Você já conhece a linha de tesouras da Jacto? Clique aqui e saiba mais!

Compartilhe !

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Muito informativo, devo dizer. E é tão essencial. Um bom agricultor sabe como cuidar de suas plantas, mas podar é difícil, por isso li pessoalmente tudo em https://eduhelphub.com/. O uso do boné e do coldre é importante.

    1. Muito legal, Ethan.🤠

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.