consórcio de maquinas agrícolas

Consórcio de máquinas agrícolas: entenda como funciona

A mecanização na agricultura elevou o agronegócio a um patamar de produtividade nunca antes visto. Por esse motivo, muitos agricultores têm investido em equipamentos que possam elevar a sua produção. O grande obstáculo, porém, é o custo desses maquinários. Uma das principais estratégias para contornar esse fator limitante é o consórcio de máquinas agrícolas.

Ao contrário do financiamento, o consórcio tem um menor impacto no fluxo de caixa do negócio e permite que o produtor planeje a sua aquisição a fim de comprar o seu maquinário à vista, o que lhe traz muitas vantagens.

Neste artigo, vamos explicar mais a fundo sobre o funcionamento do consórcio de máquinas agrícolas e o que é necessário para você iniciar esse projeto em sua propriedade!

Afinal, o que é o consórcio de máquinas agrícolas?

O consórcio de máquinas agrícolas é uma modalidade de aquisição em que um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se reúne para adquirir um bem. Cada participante se torna um cotista, pagando o valor total do produto ou serviço em parcelas fixas que são predeterminadas em contrato. As parcelas são reajustadas de acordo com o reajuste da lista de preço do fabricante.

O regulamento pode variar conforme o tipo de consórcio e a administradora, mas normalmente todo mês um cotista é sorteado na assembleia e recebe a carta de crédito para comprar o bem. A ideia é que ao final da última parcela, todos já tenham sido contemplados.

Também é possível ofertar um lance para aumentar as suas chances de ser contemplado. Em lances fixos, a administradora já estabelece um valor a ser oferecido para levar o produto. Se outro participante também fizer um lance fixo, haverá um sorteio entre os ofertantes. Já no lance variável, os cotistas fazem as ofertas e o valor maior é contemplado — simples assim.

Mas como a contemplação é possível para um dos cotistas logo na primeira mensalidade, já que todos pagam apenas o valor da prestação? Acontece que a soma de todas as parcelas pagas pelo grupo já é suficiente para a aquisição do bem para um dos participantes, e isso se repete todos os meses até o fim do contrato.

Assim, em vez de buscar o crédito de um banco, que cobraria juros pela negociação, o grupo de cotistas se autofinancia, eliminando os juros que tornam a compra mais onerosa.

Esse mesmo mecanismo funciona em diferentes tipos de consórcios. Especificamente no consórcio de máquinas agrícolas, o bem em comum são veículos e implementos utilizados nas operações da lavoura.

No consórcio, a única cobrança que costuma ser feita é a taxa de administração — uma espécie de remuneração à empresa que cuida da gestão dos recursos do grupo. Além disso, poderá haver custos com seguros, taxas de adesão e fundo de reserva, que serve para cobrir casos de inadimplência e outros imprevistos.

Quais são as principais vantagens do consórcio de máquinas agrícolas?

Quando comparado a outras opções, como o financiamento e o empréstimo, o consórcio de máquinas agrícolas traz muitas vantagens.

Sentimento de colaboratividade e compromisso

A palavra “consórcio”, em sua etimologia, passa a ideia de “comunidade de bens”. E é esse mesmo o sentido, de economia colaborativa e cooperativismo na agricultura. As regras do grupo são transparentes e todos contribuem para um objetivo em comum.

Como o valor que cada um contribui será utilizado para a aquisição dos bens de todos os participantes, gera-se um sentimento de compromisso. Além disso, surgem boas oportunidades de trocas de experiências e parcerias.

Ausência de juros

Os juros de financiamentos cobrados pelos bancos costumam ser um dos grandes inimigos dos empreendedores. Eles encarem o preço do bem e, em alguns casos, inviabilizam o investimento.

Uma das grandes vantagens do consórcio é que você fica livre dos juros, porque funciona como um investimento ou uma poupança de longo prazo. Afinal, você não está captando recursos de terceiros, mas sim usando o seu próprio capital investido.

Correção dos valores

Digamos que o consórcio dure cinco anos. Após esse período, o valor do bem desejado terá sofrido oscilações. No entanto, o valor do crédito do consórcio é atualizado regularmente com base em um referencial preestabelecido, exatamente para evitar essa defasagem.

Segurança ao seu fluxo de caixa

O consórcio é um tipo de compra programada. Dessa forma, o pagamento das parcelas não é acrescido de juros e dá maior previsibilidade ao seu negócio. Ou seja, o impacto em seu fluxo de caixa é menor. Além disso, o seu negócio não terá que arcar com elevados custos para investir em máquinas agrícolas e evitará dívidas desnecessárias.

Compra à vista

Ao ser contemplado, o cotista recebe uma carta de crédito que pode ser usada para realizar a compra à vista. Com esse montante, fica mais fácil barganhar descontos e alcançar valores mais baixos na compra ou algum benefício extra.

Possibilidade de investir em maquinário de qualidade

Uma vez que você terá um crédito alto para ser pago à vista, é possível optar pelos melhores implementos e máquinas mais modernas para a propriedade. Com veículos e equipamentos novos e de qualidade, os custos com manutenção serão menores, trazendo maior lucratividade à produção.

Quem pode participar do consórcio?

Pessoas jurídicas e físicas podem participar do consórcio de máquinas agrícolas. Para isso, basta solicitar uma proposta a uma administradora e selecionar o plano que mais se encaixa nas necessidades da sua propriedade. Consultar um especialista em consórcio também é um passo importante, uma vez que se trata de um investimento de alto custo e longo prazo.

Não deixe também de avaliar os consórcios que estão disponíveis no mercado. É preciso avaliar e selecionar o plano que apresente melhores taxas e prazos, além de verificar o montante de crédito que estará disponível para a sua propriedade.

No Consórcio Nacional Jacto você pode comprar um equipamento ou implemento agrícola com bastante economia, uma vez que não há cobrança de juros. Aqui o processo é descomplicado, apenas uma simples análise de crédito, e ainda tem a liberdade de escolher a marca e o modelo que desejar quando for contemplado. Além disso, você ganha um parceiro de força no mercado!

O portfólio da Jacto é formado por máquinas e implementos agrícolas com tecnologia de ponta, com destaques à agricultura de precisão. Aqui você encontrará tudo o que precisa para otimizar suas operações de adubação, pulverização e colheita, e elevar a produtividade da sua lavoura.

O consórcio de máquinas agrícolas é um empreendimento muito vantajoso para o produtor rural. Ele ajuda a programar o investimento a longo prazo, garantir as melhores condições e taxas do mercado e ainda preservar o seu limite de crédito em bancos para outros tipos de investimentos.

Gostou da ideia de fazer um consórcio? Então, repasse essa estratégia para outros empreendedores rurais. Basta compartilhar este post em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.