Entenda como o consórcio Jacto funciona e financie suas máquinas agrícolas

Entenda como o consórcio Jacto funciona e financie suas máquinas agrícolas

Com taxas muito menores que os financiamentos e quase nenhuma burocracia, o consórcio Jacto é uma excelente opção para a aquisição de máquinas agrícolas. Funcionando no mesmo sistema que outros tipos de consórcio, essa possibilidade permite que a compra de novos equipamentos seja feita com planejamento e inteligência.

Sem a participação de bancos, no consórcio Jacto pessoas físicas ou jurídicas se associam com o objetivo comum de adquirir uma máquina da empresa, tratorizada ou automotriz. Todos os meses, dois participantes são contemplados, um por sorteio e outro por lance.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é um consórcio e quais são as vantagens do consórcio Jacto para produtores rurais. Boa leitura!

O que é um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de crédito que tem como diferencial a ausência de juros: nele, um grupo de pessoas se associa para realizar a compra conjuntamente de um bem e a única taxa costuma ser a administrativa, que é sempre muito menor que os juros bancários. Cada participante do consórcio se torna um cotista e se compromete em pagar o valor integral do produto em parcelas fixas determinadas em um contrato.

As regras entre os diferentes tipos de consórcio podem variar, mas normalmente envolvem o pagamento de parcelas mensais e, todos os meses, um dos participantes é contemplado com uma carta de crédito para adquirir o item desejado. Após o pagamento da última parcela, todos os participantes já devem ter sido contemplados e o acordo é finalizado.

Além disso, na maior parte dos consórcios é possível adiantar a contemplação com os lances, que podem ser fixos ou livres. Os lances fixos são quando a administradora determina uma porcentagem do crédito que precisa ser antecipada e quem realizar a oferta leva o produto. Se dois participantes tentam um lance fixo ao mesmo tempo, o contemplado será definido em um sorteio entre eles.

Já o lance variável permite que os cotistas adiantem parcelas e, quem antecipar mais crédito é o contemplado.

Consórcios de automóveis e imóveis são relativamente comuns no Brasil. Como o único contratempo é a incerteza da data de contemplação, para quem se planeja financeiramente, eles costumam ser uma opção mais inteligentes que os financiamentos em bancos e outras instituições financeiras, que têm taxas mais altas e uma burocracia de aprovação de crédito muito maior.

Como o consórcio Jacto funciona?

Criado para simplificar a aquisição de máquinas agrícolas da empresa, o consórcio Jacto é bem similar aos outros tipos de consórcio.

Nele, os participantes podem ser pessoas físicas ou jurídicas, que serão aprovados em um processo simples e menos burocrático que o exigido em outros tipos de financiamento. Se um produtor tem ficha e deseja participar, só precisa comprovar que tem, pelo menos, três vezes o valor da parcela como renda.

Em alguns casos específicos, o comitê interno do consórcio pode pedir um aval, como a alienação de outro bem ou alguma outra garantia complementar. A aprovação é ágil e sem maiores dores de cabeça.

Existem, hoje, dois segmentos dentro do consórcio da Jacto: para máquinas tratorizadas, sejam elas acopladas ou de arrasto, os prazos de pagamento variam entre 12, 18 e 24 meses, sendo que em casos especiais eles podem alcançar até 72 meses. Todos os meses, dois participantes são contemplados, um por sorteio e outro por lance.

Já no caso de máquinas automotrizes, como as colhedoras de café, o prazo é maior: até 102 parcelas. E, nesse caso, os pagamentos podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, o que são modelos interessantes para quem pretende pagar só após os resultados da colheita.

No consórcio de máquinas automotrizes, também são dois contemplados por mês, um por sorteio e outro por lance.

Com 25 anos de parceria com produtores agrícolas, o consórcio Jacto já chegou a vender mais de 20 mil máquinas em um ano.

Como se planejar financeiramente para participar de um consórcio?

O consórcio de máquinas agrícolas é especialmente vantajoso para empreendedores rurais que se planejam bem financeiramente e, por isso, conseguem adquirir o equipamento com condições diferenciadas e um preço reduzido.

Sem as taxas de juros, o valor das máquinas é praticamente o mesmo de uma aquisição à vista, com a vantagem de que quando uma compra é feita em parcelas não é necessário mobilizar um capital que poderia ser melhor investido em outros pontos da lavoura.

Atualmente, mesmo equipamentos que têm uma excelente qualidade mecânica e poderiam aguentar mais algumas décadas de trabalho no campo estão se tornando obsoletos em relação às novas gerações de máquinas, que são mais produtivas, econômicas, demandam menos manutenção e, inclusive, um envolvimento reduzido de mão de obra humana.

Portanto, sempre é vantajoso para você, como produtor, manter suas máquinas atualizadas para plantar e colher com o que existe de mais avançado. Por isso, uma opção inteligente é ter uma cota de consórcio e ir pagando sem pressa.

Quando surgir uma necessidade maior de atualização ou oportunidade para trocar a máquina que já está na lavoura, você utiliza sua reserva financeira para realizar o lance e ser contemplado.

E se sua máquina atual já for uma Jacto, é possível, ainda, aproveitar o excelente valor de revenda do equipamento para restaurar suas reservas financeiras em pouco tempo.

Dessa forma, você sempre terá as melhores máquinas na lavoura e não dependerá de aprovações de crédito burocráticas em bancos, juros altos e recursos de terceiros. Será possível bancar sua operação com recursos próprios, mas com as vantagens do parcelamento.

Se a compra da máquina é feita em, por exemplo, um financiamento bancário tradicional, é preciso arcar com juros, que podem dobrar ou até triplicar o valor total do bem, com processos burocráticos e lentos, que atrasam sua vida, e com o fato de que o seu limite de financiamento fica restrito, o que significa que, se surgir uma oportunidade maior que justifique um empréstimo, não será possível pedir tantos recursos em uma linha de crédito do banco.

Portanto, o consórcio Jacto é uma opção inteligente, que simplifica a sua vida e permite que você se planeje para comprar máquinas com preços e condições privilegiadas.

Quer participar do consórcio Jacto? Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

Comments (3)

  1. Valeu muito a pena ter lido sua matéria, pois me fez compreender claramente que encontrei o que procurava. Faço minhas pesquisas em varios sites sobre isso, porém aqui fui cativado. Gratidão!

    1. Jaime, que ótimo que as informações foram uteis para você. Conte sempre conosco. Toda semana temos conteúdos novo aqui no Blog. Abraço!

    2. Jaime, muito legal saber que você está encontrando informações uteis aqui no Blog. Continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This