
Pulverizadores de barras, autopropelido ou turbo? Tire suas dúvidas!
Desde os primórdios da agricultura, o homem utiliza técnicas e tecnologias para produzir alimentos. O uso da mecanização trouxe avanços significativos na qualidade dos alimentos, aumentos de produtividade e produção em escala, permitindo ao homem suprir com toda a demanda global.
Os cultivos agrícolas estão sujeitos ao ataque de uma infinidade de pragas e doenças, fazendo-se necessário o uso de produtos naturais ou sintéticos para diminuir as populações desses agentes de danos a patamares que não gerem prejuízos na produtividade e qualidade dos alimentos.
Para manejar os agentes de danos, estes produtos são aplicados sobre as plantas de maneira a protegê-las e mantê-las sadias. Os pulverizadores são utilizados para distribuí-los de maneira uniforme sobre todas as superfícies em que se deseja aplicar.
Tipos de pulverizadores
Pulverizadores de barras
Quando o intuito é distribuir o produto de maneira uniforme em toda a superfície, como é o caso das culturas anuais (soja, trigo, arroz, etc), são requeridos os pulverizadores de barras. Estes podem possuir tamanhos diversos, com reservatórios com capacidade de 400 até 4.500 litros, e barras com dimensões de 9 até 42 metros.
Diversos pulverizadores de barras são acoplados aos tratores agrícolas no sistema de 3 pontos, ou seja, todo o seu peso fica suspenso no próprio trator. São chamados de pulverizadores montados. O tamanho dos reservatórios varia de 400 a 1.200 litros e o tamanho das barras varia de 9 até 18 metros. São exemplos os modelos Condor e Falcon, ambos da Jacto.
Outros, geralmente com maior capacidade, possuem chassi e rodado próprio e são acoplados na barra de tração do trator agrícola. São chamados de pulverizadores de arrasto. Seus reservatórios têm a capacidade de 2.000 e 3.000 mil litros e as barras têm tamanho de 12 a 24 metros. Os modelos Advance e Columbia, da Jacto, são exemplos de pulverizadores de arrasto.
Existe ainda um outro grupo de pulverizadores dotados de tecnologias que permitem prover o deslocamento combinado à função de aplicação em um mesmo veículo, denominados de autopropelidos. Possuem capacidade de reservatório de 2.000 a 4.500 litros e tamanhos de barras que vão de 24 a até 42 metros. Nessa categoria, entram os pulverizadores Uniport, da Jacto.
Pulverizadores de frutíferas
Os Turbopulverizadores (Arbus) são os mais adequados para aplicar produtos em cultivos perenes, como as frutíferas (laranja, café, maçã, uva, etc) e outras árvores, como nozes, seringueiras e palmeiras.
Esses equipamentos são providos de uma cortina de ar que transporta as gotas do pulverizador até o alvo. Esse fluxo de ar pode ser oriundo de um ventilador central de grande capacidade (Arbus) ou por múltiplos ventiladores de menores dimensões, mais próximos aos pontos de aplicação (Multisprayer).
O tamanho dos reservatórios desses equipamentos varia de acordo com a necessidade, partindo de 200 litros para áreas pequenas e cultivos menores, como a uva, até 4.000 litros, mais empregados em áreas grandes e cultivos com copas maiores, como a laranja.
O tamanho e a posição do ventilador central são configurados de acordo com o tamanho da cultura, uma vez que a dificuldade em fazer com que as gotas pulverizadas sejam transportadas em todas as partes da copa das plantas e atinjam os alvos é dependente das características do cultivo.
Ventiladores menores (550 e 625 mm) e em posição baixa são os mais adequados para cultivos menores, com entrelinhas mais próximas, como é o caso do cultivo de uvas e mirtilo. Para esses tipos de cultivos, a Jacto disponibiliza os pulverizadores Arbus 200, 250, 300, 400 e 500.
Ventiladores de tamanho intermediário (725 e 850 mm) são destinados a culturas de tamanho médio e volumes de copa não muito grandes, como é o caso de algumas frutas de caroço e plantações de café, maçã e laranjas. A altura em que o ventilador é posicionado ao equipamento pode variar em três níveis: baixo, médio e alto. Para cultivos como laranja e café, recomenda-se que a escolha da altura da posição do ventilador se ajuste à altura da copa. O centro do ventilador deve estar na metade da altura da copa, para melhorar a qualidade da aplicação.

Ventiladores maiores (1.000 mm) são requeridos para aplicações em culturas de maior tamanho, quando as árvores são muito altas ou as copas muito densas, como é o caso de plantações de citros, seringueiras e nozes.
Gostou desse artigo e quer saber mais sobre os pulverizadores Jacto? Então, visite o nosso site e aproveite para conhecer toda a nossa linha de produtos.