Bicos com indução de ar: quando devemos utilizá-los?

O guia completo das melhores práticas de adubação

Os bicos com indução de ar foram desenvolvidos com a finalidade de aumentar o tamanho da gota pulverizada sem a necessidade de aumentar o volume de pulverização.

Sua característica construtiva permite que o ar retirado do ambiente seja adicionado no interior da gota, aumentando o seu tamanho. Veja essa situação na imagem abaixo:

A mistura do ar com a água ocorre na “câmara de mistura” por meio do sistema Venturi que arrasta o ar da atmosfera para o interior do bico.

 

Esses modelos de bicos ficaram conhecidos no mercado por produzirem gotas extremamente grossas com alto potencial de redução de deriva e evaporação e são utilizados em larga escala para aplicações em ambientes em que há problemas com características climáticas. A Jacto possui uma linha completa de bicos com essa característica. São modelos de leque simples (AVI, CVI, JAP e JAI), leque duplo (AVI TWIN) e cone TVI.

Em quais situações devemos utilizar os bicos com indução de ar?

• Aplicações nas quais o vento ambiente supera 10 km/h;

• Condições de temperatura superiores a 30°C e umidade inferiores a 50%;

• Aplicações com baixa densidade foliar;

• Quando trabalhamos com produtos que exigem cobertura reduzida, a exemplo dos herbicidas sistêmicos como o glifosato, pré-emergentes e inseticidas.

Apesar das vantagens citadas anteriormente, os bicos com indução de ar não são recomendados quando existir alta densidade foliar nas aplicações, já que gotas extremamente grossas possuem baixa probabilidade de atingir os terços médios e inferiores da planta.

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

8 Comentários

  1. Boa tarde, tudo bem…
    Quero usar 200 l/ha, na velocidade de 7 km/h.
    Estou localizando em Santa Catarina.
    Gostaria de um bico para todas as aplicações.
    Qual a sugestão de bico que devo usar ?
    Dês de já agradeço.

    1. Erick, o nosso especialista em tecnologia de aplicação entrará em contato com você através do seu e-mail. Já conhece o nosso aplicativo seletor de bicos, acesse o link e faça o download: https://www.jacto.com.br/brasil/products/smartselector/smartselector

  2. Oi amigo..planto cove flor e queria uma ajuda na escolha bico para pulverizar qual escolher..pode m ajudar a tirar dúvida?

    1. Cleiton,
      Existem muitas variáveis que podem impactar na aplicação, por isso, sempre recomendamos consultar um engenheiro agrônomo.
      Com relação aos bicos, recomendamos o tipo Cônico: JCI, ATR, JA (cerâmicos) ou JHC (plástico). Seguem os links para mais informações sobre os bicos:
      https://www.jacto.com/brasil/products/bicos-ceramicos
      https://www.jacto.com/brasil/products/bicos-plasticos
      Agradecemos o contato e nos colocamos a disposição.
      Abraço!

  3. Gostaria de saber ,se posso aplicar Goal com bico espuma?

    1. José Luiz, boa tarde.
      É possível utilizar sim, porém, recomendamos atenção especial com relação a calibração para conseguir um boa cobertura no alvo.
      INSTRUÇÕES DE USO: 
      GOAL BR é um herbicida de contato indicado para o controle de plantas daninhas gramíneas e de folhas largas, em aplicações de pré-emergência ou pós-emergência inicial, nas culturas de algodão, arroz irrigado, café, cana-de-açúcar, citros, pinus e eucalipto. 

  4. Posso aplicar o volume de 40 l/ha de calda em todas as fases da cultura? Por quê?

    1. Luara,
      Vai depender alguns fatores como temperatura, clima, vegetação, cultura, etc, por isso recomendamos procurar um engenheiro agrônomo da sua região.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.