Jacto-KTR-3500

Conheça a colhedora de café Jacto KTR 3500

A colhedora de café Jacto KTR 3500 foi elaborada com o propósito de atender às necessidades dos agricultores que buscam elevar a produção diária, além de usufruir de uma colheita de excelência.

Afinal, ela se adapta à realidade de trabalho rigorosa exigida pela cultura, proporciona redução das despesas operacionais, com alta qualidade para os grãos de café, combinada com maior produtividade nas operações. Tudo isso sem comprometer o conforto e a segurança do operador.

Então, para você saber mais sobre esse implemento que faz uma grande diferença na cafeicultura do país, preparamos este artigo especial. Acompanhe e conheça as principais especificações da KTR 3500 e os benefícios de investir no modelo para sua propriedade.

O que é a colhedora de café Jacto KTR 3500?

A KTR 3500 é um dos melhores modelos de colhedoras de café do mercado. O equipamento é destinado ao produtor que procura aumentar sua produção diária com eficiência na qualidade dos grãos coletados, pois proporciona flexibilidade e eficiência de derriça acima de 97% para maior economia nos gastos operacionais.

Adicionalmente, realiza trabalhos em áreas com declividade de até 20%, assegurando produtividades significativas e um aproveitamento substancial por meio da colheita automatizada. Além disso, apresenta uma estrutura otimizada que permite um ajuste mais simples do nivelamento da máquina ao tamanho da cultura e às condições do solo.

Contar com uma colheita de excelência é o segredo para melhor competitividade no agronegócio, um setor de sucesso no país. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão para a safra de café de 2023 é em torno de 54,36 milhões de sacas, o que representa um aumento de 6,8% em comparação com a colheita de 2022.

Esse volume é notável, especialmente porque se trata de um ano de bienalidade negativa. Inclusive, o ano de 2023 tem a terceira maior safra já registrada no Brasil. Fica atrás apenas de 2018 e de 2020, que foram os de bienalidade positiva.

Quais as funcionalidades e as características da colhedora de café Jacto KTR 3500?

A colhedora de café Jacto proporciona maior praticidade e precisão, especificamente por conta dos seus recursos acoplados. Conheça quais são:

Derriçador Jacto

Tecnologia avançada e materiais de primeira qualidade são utilizados para garantir uma notável durabilidade, mesmo em plantas de porte baixo. Assim, trazem um ótimo custo-benefício, com perdas mínimas.

O sistema derriçador exclusivo permite operações em velocidades de até 2,5 km/h durante colheitas seletivas, para uma maior rapidez e qualidade no processo.

Além disso, a redução da necessidade de repasse manual possibilita que as plantas retornem para novas floradas mais cedo. Outra vantagem é que evita o desperdício de café no solo, o que gera maior lucratividade ao produtor.

Sistema recolhedor mais baixo do mercado

Recursos inovadores promovem uma redução de 62% nas perdas de café. Recolhedores de 260 mm, em conjunto com indicadores de altura mínima, integram-se a um sistema de direção autônomo e a indicadores de altura. Assim, garantem o fechamento preciso das lâminas e previnem a queda do café derriçado.

As lâminas retráteis se movem para a posição de fechamento abaixo da parte inferior do cafeeiro, permitindo que os frutos derriçados sejam encaminhados ao transportador horizontal. Nesse estágio, ocorre a separação inicial das folhas e dos ramos, graças à agitação provocada pelos “batedores de folhas”.

Adequação perfeita aos variados espaçamentos

Essa adaptação entre as linhas das plantações ocorre porque o ângulo de operação do transportador de descarga pode ser ajustado entre 0 e 90 graus. Além disso, proporciona conveniência no trabalho diário, com todos os ajustes e as operações de descarga realizados por meio de controles posicionados no painel próximo ao operador.

Reservatório ainda mais eficiente

O sistema inovador viabiliza o esvaziamento do café armazenado sem interromper o processo de colheita, o que resulta em economia com máquinas que, de outra forma, precisariam seguir a colhedora. A descarga começa somente quando o reservatório está cheio e o trator se aproxima, sendo ativada de maneira ágil e precisa.

Soluções para agricultura de precisão

A OTMIS, marca de Agricultura de Precisão da Jacto, oferece produtos, dados e serviços que trazem economia, sustentabilidade e lucratividade para as atividades no campo. É o caso da KTR 3500, que pode ser equipada com recursos tecnológicos que auxiliam e simplificam as operações, melhorando o desempenho e a qualidade da colheita.

Por falar em tecnologia, vale citar também a Jacto Next. Trata-se de uma plataforma de soluções integradas da Jacto para ajudar o trabalhador rural na digitalização da sua propriedade, adequando-a ao cenário da agricultura 4.0.

Conjunto de câmeras para maior eficiência

A KTR 3500 tem um conjunto de três câmeras cujo papel é auxiliar nas tarefas de alinhamento da máquina em relação às plantas, ao posicionamento do transportador de descarga e ao monitoramento do nível do reservatório.

Segurança de excelência

Os principais recursos da nossa colhedora para melhor segurança e rendimento são:

  • cambão hidráulico — a capacidade de realizar ajustes simples e precisos na altura da colhedora contribui para menores perdas de café e operação segura em terrenos acidentados;
  • controles otimizados — possibilidade de ações imediatas e mais eficazes com o uso do painel de controle e do display de câmeras, que ficam perto do operador;
  • sistema de direção automatizado — proporciona maior conforto e precisão no alinhamento da máquina com a linha de plantio, o que resulta em colheitas de café ainda mais excepcionais;
  • pneus de alta flutuação — reduzem a compressão do solo e trazem maior estabilidade à colhedora.

Quais os benefícios da colhedora de café Jacto KTR 3500 para sua propriedade?

Não é à toa que a colhedora de café Jacto KTR 3500 se destaca como um dos modelos de maior aptidão do mercado. Entre seus principais benefícios, estão:

  • alta eficiência de derriça — o sistema de controle eletrônico assegura uma estabilidade de vibração consistente, independentemente das dimensões da plantação, o que torna esse modelo até 35% mais eficiente que outras máquinas colhedoras do mercado;
  • reservatório que eleva a eficiência operacional — a versão KTR 3500 foi concebida com um tanque de café de 1.800 litros de capacidade efetiva e permite que o reservatório descarregue os grãos armazenados sem interrupções na operação de colheita;
  • sistema de limpeza minucioso — composto de batedores de folhas, com lâminas retráteis, além do ventilador extrator para retirada de impurezas, deixando o café limpo para a etapa de pós-colheita.

Embora demande um investimento inicial considerável, a transição da colheita manual para a mecanizada promove maior agilidade e lucratividade na operação. Para se ter uma ideia, a opção manual demanda aproximadamente 40% dos custos de uma safra de café, o que torna a adoção da colheita mecanizada uma realidade cada vez mais atraente.

Inclusive, essa técnica se destaca pelo alto desempenho operacional e pelos custos mais baixos devido à rapidez na execução dos processos, à eficiência das máquinas e à redução da necessidade de mão de obra.

Em suma, a colhedora de café Jacto KTR 3500 é um exemplar de construção robusta, produzida com materiais de alta qualidade. Seu sistema eletrônico de controle mantém vibrações consistentes, independentemente do tamanho da propriedade agrícola. Assim, promove uma eficiência até 35% acima dos demais modelos disponíveis no mercado.

Quer saber mais informações? Então, conheça as linhas de produtos da Jacto e confira os demais lançamentos!

Compartilhe !

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.