colhedora de café

Qual é a melhor colhedora de café? Conheça os principais tipos da Jacto

O guia completo das melhores práticas de adubação

Uma colhedora de café é um equipamento indispensável no campo para o produtor que busca ter melhor produtividade na cafeicultura. Afinal, a fase da colheita é a mais onerosa. Além disso requer bastante mão de obra, que se encontra cada vez mais escassa. 

Portanto, ter à disposição um maquinário eficiente que possa otimizar o fluxo de trabalho, reduzir os custos de produção e aproveitar da melhor forma as etapas de derriça na cultura (retirada do fruto para o processamento) faz toda a diferença. Então, conheça, neste post que preparamos, os principais tipos de maquinários, e como escolher a melhor opção. Vamos lá?

Quais são os tipos de máquinas colhedoras de café?

A colheita do café (Coffea Arabica L) é um processo trabalhoso que demanda bastante mão de obra e que apresenta praticamente as seguintes etapas: arruação, derriça, varrição e abanação. Entenda como cada uma funciona:

  • arruação: preparo para melhor varrição do cafeeiro. Consiste na limpeza na parte de baixo da cultura para evitar que o café se misture com restos vegetais;
  • derriça: fase mais importante, que consiste na retirada dos frutos da cultura;
  • varrição: recolhimento dos frutos caídos na fase de derriça;
  • abanação: retirada de impurezas maiores e menores que o fruto do café.

Após as quatro etapas de colheita, o café é recolhido e transportado para o devido processamento. Na fase da de derriça, há pelo menos dois grupos de máquinas colhedoras para o café: as tracionadas, a qual o trator faz o trabalho da colheita, e as automotrizes, em que as rodas têm capacidade de giro em torno de 90°, facilitando a manobra em pequenos espaços.

Quais são as principais colhedoras da Jacto?

Contar com qualidade e rendimento faz toda a diferença. E, para o café, a fase de derriça é a mais importante para maior qualidade dos grãos. As colhedoras da Jacto podem ser diferenciais para otimizar as etapas com maior produtividade. Confira os principais modelos.

Colhedora de café Jacto K 3500

Simples, eficiente e versátil. O modelo K 3500 fornece ao produtor maior qualidade aos grãos colhidos, menos perdas, além de maior rendimento diário, segurança e conforto para o operador. 

Conta com um sistema eletrônico com tecnologia para vibração constante que mantém a eficiência da derriça da planta 97% superior comparada à mão de obra e pelo menos 35% maior que outras colhedoras do mercado.

Colhedora Jacto K 3000

Esse modelo é ideal para quem busca uma colhedora para terrenos mais acidentados, pois este implemento é sinônimo de versatilidade. Possui capacidade de correção lateral em 30%, além de apresentar peso leve de apenas 7.800 kg e largura total de 3,2 metros. Com a colhedora K 3000, você terá maior agilidade para trabalhar, sendo perfeita para corredores estreitos.

Colhedora Jacto KTR 3000

A colhedora Jacto KTR 3000 permite velocidade de coleta de até 2,5 km/h e inclinação de 30 graus, perfeita para áreas de difícil acesso. Além disso, pesa apenas 800 kg e largura de 3,20 metros ,sendo um dos modelos mais versáteis de se trabalhar na colheita do café do mercado. E, com a altura mínima de 210 mm, que favorece menores perdas de grãos.

Como escolher a melhor opção?

Para escolher a melhor opção, é preciso observar os critérios de necessidade da sua produção e os principais são:

  • o tamanho da lavoura e produtividade;
  • espaçamento da cultura;
  • inclinação do solo;
  • observar a eficiência do derriçador;
  • a cabine de ruído.

Conhecer os diferenciais para a colhedora de café favorecerá a melhor escolha do mercado. Portanto, sempre priorize o modelo principalmente de acordo com a área, eficiência do derriçador, além de respeitar a janela de colheita e inclinação do solo.

Está em busca sobre qual o modelo que melhor encaixa à sua produção? Então, entre em contato com um dos nossos vendedores agora mesmo!

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.