Pulverizadores costais: saiba como utilizar corretamente

Os pulverizadores costais surgiram com o objetivo de facilitar o trabalho no campo. Além de garantir maior praticidade na aplicação dos defensivos agrícolas, eles são portáteis e de fácil manuseio. Essa condição fez com que eles saíssem do campo e invadissem também o dia a dia nas cidades. 

Hoje é possível encontrar pulverizadores costais para os mais variados fins, como uso agrícola, na dedetização de pragas urbanas, para a sanitização de ambientes e, também algumas aplicações industriais.

Como originalmente eles foram projetados para a agricultura, foi necessária uma adaptação por parte das empresas fabricantes dos equipamentos, como a própria Jacto, para que os produtos químicos a serem aplicados não comprometessem a durabilidade dos equipamentos.

Para você entender um pouco mais sobre o que são os pulverizadores costais, bem como de que forma usá-los corretamente de acordo com o produto aplicado, preparamos este artigo. Confira!

O que é pulverizador costal?

A pulverização é o processo de aplicação de líquidos na forma de gotas, e pode ser realizada por diferentes tipos de equipamentos, de acordo com a sua categoria. Tais equipamentos se diferem de acordo com o porte (potência), capacidade de reservatório, fonte de energia, entre outros.

Há equipamentos costais ou portáteis (transportados pelo homem), tratorizados (implementos tracionados e transportados por um trator), autopropelidos (têm sistema próprio para gerar potência de tração/locomoção e circuito hidráulico para pulverização), além de outros não terrestres, como drones, helicópteros e aviões.

Em geral, o objetivo de todos os equipamentos é o mesmo: aplicar algum produto de forma uniforme e eficiente.

Como escolher o pulverizador ideal?

A área que será pulverizada é um dos pontos fundamentais no momento da escolha. Pequenas plantações, hortas, jardins e pomares não requerem pulverizadores de grande capacidade, ou seja, com reservatórios maiores e motores que proporcionam muita potência. Nesse caso, os equipamentos costais com alavanca para bombeamento manual, ou, de preferência, os movidos a bateria, são perfeitos, já que são mais leves e práticos.

Porém, se a área for maior, prefira um pulverizador de maior capacidade operacional, como os movidos por motores a combustão. Os pulverizadores costais motorizados, garantem um menor tempo de aplicação em áreas maiores, além de serem manuseados por apenas uma pessoa, diminuindo o custo da aplicação em número de hora/homem trabalhada, disponibilizando mão de obra para outras operações.

Também é importante considerar qual tipo de alvo será atingido pelo equipamento. No mercado há diversos modelos de pulverizadores costais que são indicados de acordo com o tipo de produto que será usado — essa informação geralmente vem descrita na especificação técnica ou no manual do fabricante.

Quais são os diferenciais dos pulverizadores da Jacto?

Os pulverizadores e dosadores costais da Jacto se destacam no mercado pela sua tecnologia, qualidade, robustez e disponibilidade de peças de reposição. Com o desenvolvendo produtos inovadores, como o Jacto DJB-S, o primeiro dosador e pulverizador costal a bateria conectado com um smartphone do mundo!

Os costais são, geralmente, de pequeno porte, considerando sempre o peso máximo que um ser humano, no caso, o operador, pode carregar. 

São diversas opções de equipamentos portáteis produzidos pela Jacto, entre modelos manuais, a bateria e motorizados. Se diferenciam ainda pela forma como é feita a projeção da gota, se existe assistência de ar por um ventilador ou não e para qual tipo de produto é destinado a aplicar.

Assim, é preciso ter atenção ao escolher o melhor equipamento para as suas necessidades. O primeiro item a considerar é para qual produto o modelo é destinado. Em seu portfólio, a Jacto conta com pulverizadores e dosadores costais de uso agrícola — cuja utilização é recomendada para aplicar produtos para proteção de plantas, como fungicidas, inseticidas, herbicidas, fertilizantes foliares, adjuvantes, nematicidas, entre outros.

Para a utilização de produtos que não se enquadram na proteção da lavoura, a Jacto conta com pulverizadores costais da Linha Urbana, produtos lançados para venda em 2021, que são equipamentos portáteis destinados à aplicação de produtos para controle de pragas urbanas, desinfecção de ambientes, alguns solventes minerais e vegetais e também podem ser utilizados na aplicação de defensivos agrícolas.

Usar um produto diferente daquele para o qual o equipamento foi projetado pode comprometer o pulverizador, causando, inclusive, a perda da garantia pela fábrica, já que produtos químicos podem ressecar vedações e componentes internos, comprometendo todo o maquinário.

Quais são os modelos de pulverizadores e dosadores costais agrícolas da Jacto?

Como já dito, a Jacto conta com vários modelos de pulverizadores costais, cada um com uma característica diferente. Abaixo, você conhecerá melhor todas as opções!

Pulverizadores costais manuais

Jacto PJH

O pulverizador costal manual mais vendido no mundo, o Jacto PJH é indicado para todos os tipos de aplicações, desde que seja para o uso agrícola, já foi testado e aprovado em mais de 100 países. Produzido com câmara de metal de alta durabilidade, proporciona ótima resistência química e altas pressões, além de um bocal de enchimento do reservatório com 140 mm de abertura, o que facilita o abastecimento do seu tanque de 20 litros. 

Jacto PJ

O pulverizador costal manual Jacto PJ, além de apresentar uma câmara metálica produzida em latão, também apresenta a opção de bombeamento de ambos os lados, esquerdo ou direito, facilitando a vida de operadores destros ou canhotos. Ele é indicado para trabalhos intensos do dia a dia e tem versões de 16, 18 e 20 litros.

Jacto XP 

O pulverizador costal manual mais compacto do portfólio de costais da Jacto é o Jacto XP, pois apresenta versões de 12, 16 e 20 litros. Além de ter diferentes volumes de reservatório, é o equipamento mais leve da nossa linha de pulverizadores costais. O equipamento apresenta um design ergonômico que se encaixa melhor nas costas do operador.

Jacto HD

O pulverizador costal manual Jacto HD é robusto e versátil, e conta com versões de 16 e 20 litros. Por meio da sua câmara de plástico com 900 ml de capacidade, possibilita que o operador realize um menor número de bombeamentos, mantendo a pressão mais constante e proporcionando melhor uniformidade na aplicação.

Pulverizadores costais a bateria

Jacto PJB

O pulverizador costal a bateria Jacto PJB, é indicado para uso agrícola profissional, ou seja, para aqueles que demandam aplicações de excelente de qualidade, com menor esforço do operador, e conta com versões de 16 e 20 litros. É possível, por meio desse equipamento, ajustar a pressão de pulverização de acordo com a necessidade da aplicação, desde baixas pressões para aplicar herbicidas reduzindo a deriva, até altas pressões demandadas para aplicações de fungicidas e inseticidas. 

Jacto PJB-8c

O pulverizador Jacto PJB-8c possui o menor reservatório da linha de pulverizadores a bateria Jacto, com tanque de 8 litros de transporte lateral, alia funcionalidade e praticidade. De uso profissional é ideal para aplicações em pequenas áreas, como jardins, hortas, entre outros.

Dosadores e pulverizadores a bateria

Jacto DJB-20

O modelo Jacto DJB-20 é um equipamento costal a bateria que conta com as funções de dosador e pulverizador. Por meio do seu exclusivo sistema de dosador temporizado, aplica doses de 5 a 300 ml com ótima repetibilidade, permite que com apenas uma única carga de bateria sejam aplicadas mais de 10.000 doses de 50 ml, por exemplo. Como o equipamento possui duas funções, basta alterar o modo de utilização e realizar aplicações pulverizadas no mesmo equipamento.

Jacto DJB-S

O Jacto DJB-S é o primeiro dosador e pulverizador conectado ao smartphone no mundo, atende produtores que buscam tecnologia, precisão e gerenciamento na aplicação de defensivos agrícolas. Por meio do aplicativo de celular Jacto Smart Control, o operador consegue configurar toda a jornada de aplicação, calibrando as doses, pressão e vazão do produto a ser aplicado. Ao final do trabalho, é gerado um relatório com informações da operação, que podem ser salvas e compartilhadas, possibilitando o gerenciamento de uma aplicação costal.

Pulverizador motorizado

Jacto PJM-25

O pulverizador costal motvido a gasolina Jacto PJM-25, é um equipamento de alta capacidade, pois apresenta uma bomba hidráulica com pistões de cerâmica que geram alta vazão e pressão de trabalho.

Além disso, o Jacto PJM-25 tem motor Honda 4 tempos de 35 cc e tanque com capacidade de 25 litros. Para o seu transporte, conta com uma Cinta Deluxe, que melhora o conforto do operador devido à distribuição do peso da máquina não somente nos ombros, mas também na região lombar.

Ele também é equipado com uma lança de pulverização com duas pontas hidráulicas (bicos) de cerâmica de alta performance, que proporcionam ótima durabilidade e distribuição de gotas finas a muitas finas, gerando boa cobertura e penetração de gotas em plantas com média a alta densidade foliar.

Linha urbana

Como citado, a Jacto focou no desenvolvimento de bombas costais voltadas para a aplicação de produtos para proteção de plantas, ou seja, uso agrícola. Porém, devido a alta demanda do mercado, a Jacto lançou no ano de 2021 modelos de pulverizadores costais com componentes e vedações especiais de alta resistência química.

Essa categoria de pulverizadores é destinada principalmente à aplicação de produtos para controle de pragas urbanas e desinfecção de ambientes, ou seja, utilizado por empresas prestadoras de serviço, como as dedetizadoras.

Como conservar seu pulverizador costal?

Além de ter atenção ao tipo de produto a ser utilizado, é fundamental seguir algumas dicas de limpeza e uso correto do equipamento, que garantirão maior vida útil aos pulverizadores.

A principal indicação é sempre fazer a tríplice lavagem após o uso. Isso vai assegurar que todo resíduo de produto seja retirado e evitar a contaminação do próximo líquido que será usado, causando, por exemplo, fitotoxidez ao cultivo agrícola, além de ressecamento e danos aos componentes internos do equipamento.

É recomendado, ainda, realizar manutenções preventivas como citado no manual do usuário, além de sempre consultar a rede de assistência técnica autorizada e usar peças de reposição originais da Jacto. Medidas como essas certificarão a garantia de fábrica do seu pulverizador costal Jacto e darão a ele uma durabilidade muito maior.

Como você viu, os equipamentos da Jacto se destacam no mercado pela variedade e eficiência, seja no campo, seja na cidade. Para chegar a esse ponto, a empresa realiza ampla pesquisa sobre a aplicação dos seus produtos e os desenvolve para atender as necessidades dos usuários.

Gostou deste artigo sobre os pulverizadores costais? Então, entre em contato agora mesmo conosco para falar com os nossos consultores e encontrar o modelo ideal para as suas necessidades!

Compartilhe !

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.