máquinas leves no campo

Conheça as 3 vantagens de utilizar máquinas leves no campo!

O guia completo das melhores práticas de adubação

Na hora de comprar máquinas agrícolas, é fundamental estudar o impacto que cada modelo pode causar na produtividade da fazenda. Nesse sentido, o peso do equipamento é um dos diferenciais que merecem atenção. Mas, afinal, você sabe exatamente quais são as vantagens de contar com máquinas leves no campo?

Não se preocupe, pois, com esta leitura, tiraremos suas dúvidas. Isso, porque criamos este conteúdo especial em parceria com um especialista no assunto: Rodrigo Gomes Madeira, gerente de negócios da Jacto responsável pela linha de pulverizadores automotrizes. 

Veja, a seguir, quais são os benefícios dos equipamentos mais leves e o impacto que eles causam na rotina de trabalho. Para complementar, mostramos algumas opções de referência no mercado!

Quais as 3 principais vantagens de usar máquinas leves no campo?

O uso de máquinas leves traz benefícios que podem ser observados a partir de diferentes pontos de vista — da produtividade ao custo operacional. Entenda os principais.

1. Redução do risco de compactação

Equipamentos mais pesados podem influenciar tanto no plantio como na colheita.

Rodrigo explica que “isso influencia a produtividade das culturas”. De acordo com ele, “o impacto do peso em relação à compactação é muito grande; quanto menor a compactação do solo, maior é a sua capacidade de aeração e entrada de água para o sistema radicular da planta”.

Por impactar negativamente no “crescimento e desenvolvimento das raízes, fato que está ligado ao processo de produtividade das plantas”, a compactação é algo a ser evitado. Um equipamento mais leve ajuda a preservar o solo e sua produtividade.

2. Facilidade de manuseio

O uso de máquinas leves no campo também se destaca devido à facilidade de manusear os equipamentos. Nas palavras de Rodrigo, a versatilidade desses equipamentos “melhora a eficiência nas acelerações e na frenagem”, por exemplo.

O resultado é uma operação mais ágil e eficiente nas mais variadas condições do terreno — o que nos leva a um outro diferencial das máquinas leves.

3. Redução de custos

Rodrigo é objetivo ao destacar que um dos grandes benefícios é a redução do consumo de combustível. Como os equipamentos são mais leves, o motor não precisa realizar tanto esforço durante o trabalho. Consequentemente, o consumo também é menor, gerando uma economia valiosa para o orçamento da fazenda.

Por que as máquinas leves da Jacto se destacam?

Um primeiro ponto importante a se ter em mente é o impacto positivo de reduzir a compactação do solo, conforme explicou Rodrigo. Contudo, as vantagens vão além. “A Jacto tem as máquinas mais leves em todos os segmentos em que atua”, adiciona Rodrigo. “Desde o segmento de 2.000 litros até o de 4.500 litros, as máquinas têm um peso que torna seus produtos diferenciais no mercado”.

Cada uma delas é pensada de maneira a “encontrar a melhor relação entre peso e durabilidade”, o que envolve uma tecnologia de fabricação sofisticada. A título de exemplo, Rodrigo cita “o chassi da família 3030, que é construído sem solda e com aços de ultra-alta resistência unidos por meio do processo de rebites”.

Segundo ele, essa é uma solução similar à utilizada pela indústria de caminhões, na qual a solda não é utilizada para fazer a união das peças. Somado a isso, a excelência dos projetos das máquinas pode ser vista no dimensionamento das suas partes.

Rodrigo destaca o “correto tamanho das peças e proporcionalidade geométrica da máquina: tudo é pensado para estar no lugar certo e ter a forma geométrica correta para absorver melhor a melhor solicitação do solo”. Na prática, são equipamentos que atendem às demandas do produtor, que, mais do que nunca, está atento às oportunidades para melhorar seu desempenho no campo.

Fatores como o ganho de produtividade pela forma como o solo é tratado — assim como a redução do consumo de combustível — são valiosos para quem quer ser mais eficiente. “Dessa forma”, conclui Rodrigo, “o peso deve ser sempre um fator importante para o produtor durante a escolha do equipamento”.

Quais as principais máquinas leves produzidas pela Jacto?

A Jacto tem um amplo portifólio de máquinas para atender com excelência às mais variadas demandas do agricultor, sempre prezando pela tecnologia, de modo a permitir a agricultura de precisão. Conforme você pode consultar no site da empresa.

Os pulverizadores são um grande exemplo de solução com alta tecnologia para ajudar o agricultor no campo. 

Confira dois exemplos que mostram bem por que eles se diferenciam.

Uniport 3030

Equipado com barras de 36m, o Uniport 3030 pesa 10.290 kg (vazio), sendo capaz de operar com baixa pressão nos pneus e, com isso, diminuir a compactação enquanto trabalha com máxima produtividade. Esse pulverizador conta com um motor a diesel de 243 cv e um sistema de transmissão hidrostática 4×4 com controle inteligente de tração. O resultado é um baixo consumo de combustível e menos peso para ser tracionado.

Na prática, ele pode trabalhar com velocidades de 35 km/h durante a pulverização, além de chegar aos 55 km/h no deslocamento. O seu sistema de direção Unitrack permite que o pulverizador trabalhe com raio de giro 35% menor, o que significa até 40% menos amassamento durante manobras. O Uniport 3030 pode ser abastecido rapidamente com o opcional de bomba centrífuga. O equipamento conta com tecnologia de pulverização de ponta com controle eletrônico de pulverização e sistema bico a bico para corte de seção, o que economiza até 10% no uso de defensivos. Possui ainda outras funcionalidades que o tornam uma referência no mercado.

Uniport 4530

Já o Uniport 4530 tem benefícios semelhantes ao Uniport 3030. Pode ter barras de até 42m, com uma tecnologia diferencial, pois a barra é construída em fibra de carbono, fazendo com o que o equipamento tenha somente 11.015 kg com essa versão. A melhor relação de peso da categoria!

Não é à toa que cada vez mais produtores escolhem esse tipo de equipamento. Vale destacar que o consórcio de máquinas agrícolas também se tornou uma estratégia interessante para quem quer modernizar sua propriedade sem a necessidade de um grande investimento à vista.

Como você pôde ver, as vantagens são muitas. Então, tire proveito do que têm a oferecer as máquinas leves no campo. Em pouco tempo, sua plantação se tornará ainda mais produtiva e econômica!

Quer mais detalhes sobre como esses equipamentos podem operar na sua fazenda? Então, entre em contato com a Jacto e fale com quem é referência no assunto!

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.