plantabilidade

Entenda como a plantabilidade interfere na produtividade no campo

De maneira geral, a produtividade de uma lavoura é significativamente afetada diante da variação de espaços entre as sementes nas linhas de plantio. Por sua vez, a plantabilidade é uma condição que deve ser alcançada como resultado do processo bem-feito de plantio.

Quando não se dá a devida atenção a esse aspecto, algumas culturas são especialmente sensíveis em sua produtividade, mas é importante saber que há técnicas e tecnologias que garantem sua implementação.

Continue a leitura e entenda como a plantabilidade interfere na produtividade no campo!

Afinal, o que é plantabilidade?

A plantabilidade de uma lavoura consiste na precisão do plantio, em especial quanto à distribuição das sementes. 

Desse modo, quando há plantabilidade, a quantidade de sementes é a adequada, e sua profundidade ao longo do sulco é uniforme, assim como a distância entre elas. Nesse sentido, a presença dessa qualidade do plantio garante que não ocorram falhas ou sobreposição de sementes. 

Na verdade, a qualidade da plantabilidade e o seu resultado na formação do estande final de plantas constituem importantes fatores limitantes da produtividade para as culturas em geral — e, particularmente, para algumas lavouras de grãos, como o milho.

Como ela funciona na prática?

Inicialmente, logo se percebe que há necessidade da utilização de uma máquina bem regulada para se alcançar grande parte das variáveis que afetam à plantabilidade. Assim, na prática, para garantir que tudo correrá bem, adote as medidas seguintes:

  • garanta um bom preparo do solo ou uma boa distribuição de palhada na área;
  • faça uso de uma boa plantadeira;
  • realize a manutenção frequente de sua máquina;
  • escolha corretamente o disco da máquina, mantendo a limpeza e a regulagem dos componentes;
  • faça a regulagem da plantadeira em função das condições de solo e de umidade;
  • avalie o plantio logo no começo, abrindo alguns trechos plantados.

Assim como a segurança alimentar é afetada pelo manejo na produção, os diversos aspectos de manejo das sementes e do equipamento propiciam a plantabilidade da cultura. Assim, fazendo uso de boas sementes — uniformes e bem tratadas —, esperam-se os melhores resultados.

No entanto, existem outras questões que podem afetar a plantabilidade. Veja mais adiante.

Quais são as tecnologias empregadas?

Para um plantio que alcance os parâmetros de plantabilidade esperados para a cultura, dois aspectos essenciais devem ser considerados: o maquinário utilizado e a tecnologia da agricultura de precisão. Com máquinas modernas, pode-se realizar o plantio dentro da qualidade prevista.

Por sua vez, a agricultura de precisão permite avaliar o estande produzido. Desse modo, pode-se dimensionar, por exemplo, a variabilidade no plantio, no que se refere às sementes e às distâncias entre elas.

Quais os principais fatores que afetam a plantabilidade?

De modo geral, os principais aspectos que impactam a plantabilidade dizem respeito à máquina agrícola e à sua perfeita regulagem, assim como à qualidade das sementes. Conheça outros.

Qualidade e tratamento de sementes

As sementes têm a maior importância para os resultados esperados. A adequada distribuição no espaço longitudinal da linha de plantio, assim como a quantidade certa em cada ponto, depende de se estar trabalhando com sementes de qualidade, uniformes e com elevado índice de germinação e vigor.

Por sua vez, as sementes com grande potencial genético precisam ser tratadas adequadamente, para resistirem, sobretudo, a insetos e microrganismos do solo. Do mesmo modo, se a cultura trabalhada exigir — como no caso da soja —, deve-se levar em conta a inoculação dessas sementes.

Um aspecto operacional importante para algumas sementes é a utilização de grafite como forma de eliminar o atrito que prejudica sua movimentação no depósito da máquina. É preciso usar o produto corretamente, para que atinja o resultado de facilitar o escoamento sem levar à formação de crostas pelo excesso.

Equipamento dosador

Tanto a produção de soja como a de milho, principalmente, sofrem grande impacto na produtividade quando há irregularidade no plantio. Assim, qualquer que seja o equipamento dosador utilizado no maquinário agrícola, ele deverá garantir boa performance em termos de plantabilidade.

As culturas em geral se ressentem muito no resultado quando o estande é irregular. Embora existam outras variáveis na utilização do maquinário agrícola adotado no plantio, o equipamento dosador é crucial.

Dessa forma, é preciso bastante cuidado na escolha do disco, que deve ser específico para as sementes que serão utilizadas. Para esse fim, existe uma infinidade de modelos e tamanhos no mercado.

Essencialmente, há os dosadores mecânicos, com discos horizontais, e os dosadores pneumáticos, com discos rotativos verticais. Estes oferecem maior precisão na dosagem das sementes, que é feita a vácuo.

Velocidade de plantio

Assim como o equipamento dosador, outro aspecto relacionado à máquina e que apresenta grande influência na precisão dos resultados é a velocidade de plantio. Essa variável é consequência da velocidade de deslocamento da plantadeira.

Embora esteja entre os aspectos mais críticos para a garantia de plantabilidade, é, também, um dos mais negligenciados. Todos os estudos demonstram que a velocidade é diretamente proporcional à ocorrência de falhas e de duplas sementes lançadas, com reflexos diretos na queda de produtividade da lavoura.

Nesse sentido, a velocidade máxima para que se tenha precisão no plantio está em torno de 8 km/h para os equipamentos pneumáticos e de 4 a 6 km/h para os dispositivos mecânicos. Ultrapassar esses limites poderá provocar interferências no sistema dosador e em todo o processo até a queda da semente.

Biomassa de cobertura

Uma das práticas agrícolas mais importantes para melhoria das características do solo é a utilização de biomassa de cobertura, a qual precisa ser considerada na hora do plantio por meio da regulagem da plantadeira.

Existe a necessidade de se utilizar disco de corte na frente do plantio para uma adequada abertura do sulco e deposição da semente. Devem ser utilizados discos específicos para o tipo de biomassa existente. Além disso, é preciso evitar as condições de palhada murcha, que não é facilmente cortada e pode provocar embuchamento nos discos.

Como a plantabilidade interfere na produtividade?

A plantabilidade, como se viu, consiste em manter a distância entre as sementes e sua quantidade dentro do melhor estande para a cultura, assim como em garantir uma profundidade uniforme. Esse melhor estande é o que assegura as condições de desenvolvimento mais adequadas para as plantas e, portanto, para a produtividade de toda a lavoura.

Portanto, descuidos com a máquina agrícola utilizada, a qualidade das sementes ou os demais aspectos apontados podem significar perdas ao final. Leve em conta que quanto maior a lavoura, maiores serão as perdas por falhas ou excessos no estande de plantas.

Qual o papel da plantabilidade no sucesso da lavoura?

O principal papel da plantabilidade é garantir um estande padrão, regular, sem falhas e sem duplas no lançamento das sementes. Esse padrão, como se viu, é o que oferece melhores condições de desenvolvimento para as plantas, afetando principalmente:

  • a incidência de luz sobre cada planta;
  • a disponibilidade de água no solo;
  • a inibição do desenvolvimento de invasoras;
  • a disponibilidade de nutrientes.

Assim, não se trata de uma abordagem com vistas a se obter uma lavoura aparentemente bonita, e sim da garantia dos recursos bem distribuídos para o bom desenvolvimento de cada planta. No final das contas, é essa garantia que proporcionará as melhores produções, uma vez que sejam disponibilizadas as condições mais adequadas à cultura. 

É por isso que a plantabilidade é um parâmetro indispensável para a lavoura de sucesso, devendo ser alcançada por meio da atenção dada ao plantio e às demais variáveis envolvidas, com vistas a garantir o melhor estande.

Quer continuar conhecendo o que há de mais inovador em produção agrícola e as máquinas que garantem uma boa lavoura? Assine nossa newsletter.

Powered by Rock Convert

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.