marketplace agronegócio

Como usar marketplace no agronegócio? Entenda se vale a pena

O guia completo das melhores práticas de adubação

Fazer o uso da tecnologia no mundo dos negócios pode trazer uma série de benefícios para o vendedor e o consumidor final, em qualquer ramo de atuação.

Adotar marketplace no agronegócio como estratégia é uma opção de baixo custo e eficaz para produtores rurais que desejam comercializar os seus produtos, já que amplia o alcance de clientes e, consequentemente, o potencial de vendas. 

Se você é um agricultor buscando saber mais formas de alavancar o seu negócio, vai gostar desta leitura. Continue conosco e saiba mais.

O que é marketplace?

Marketplace no agronegócio ou qualquer outro ramo de atuação se trata de um shopping ou galeria virtual com diversas lojas, onde compradores e vendedores são livres para fazer negócios, comprando produtos e serviços.

São exemplos de marketplace famosos:

  • Magazine Luiza;
  • OLX;
  • Mercado Livre.

Sendo assim, os benefícios desse tipo de negócio afetam todos os envolvidos. Os consumidores podem comparar preços e ver as avaliações de outros clientes.

Por sua vez, vendedores, prestadores de serviço — e por que não os agricultores — podem divulgar seu trabalho nessa grande vitrine online, ampliando sua clientela com a ajuda do e-commerce.

Quais são as vantagens do marketplace para o agronegócio?

O marketplace agro otimiza o processo de compra e venda, fazendo com que tal processo seja mais prático, além de outras vantagens. Veja as principais.

Mais visibilidade

Uma das principais vantagens que as plataformas de vendas agro podem proporcionar ao seu negócio é o ganho de visibilidade.

No geral, uma plataforma de vendas é vista por muito mais pessoas do que uma loja física individual. Lembrando que os usuários podem ser de qualquer lugar do mundo, afinal, não há fronteiras para a internet.

Aumento das vendas

Com o aumento da visibilidade, a possibilidade de venda também aumenta. É preciso caprichar na precificação, na descrição, nas fotos dos anúncios e no mix de produtos e serviços para manter a competitividade do agronegócio.

Serviços ofertados pela plataforma

O produtor rural que faz o uso de um marketplace não precisa se preocupar com a captação de clientes para obter visibilidade, isso já é uma responsabilidade da plataforma. 

Além disso, os marketplaces oferecem gratuitamente algumas ferramentas de gestão que facilitam a vida do lojista.

É possível visualizar informações sobre o perfil dos clientes, quais os produtos mais vistos, os mais comprados, produtos a serem enviados, quais foram entregues, chat com o cliente, área de avaliação, entre outras informações importantes para a criação de campanhas online que impulsionam o negócio.

Como avaliar se compensa utilizá-lo?

Quem busca comercializar em marketplaces deve analisar os ambientes e entender qual a relação do seu cliente com o e-commerce. Dependendo do resultado dessa análise, vale a pena apostar na própria plataforma de venda agro ou em canais generalistas, em que o consumidor encontra de roupas a eletrônicos em um único espaço virtual.

Para conhecer o cliente, procure entender a jornada de compra atual e seus interesses. Vale fazer uma pesquisa in loco, perguntando a opinião sobre realizar compras em um marketplace agro.

Como ele pode ser usado estrategicamente no agronegócio?

Os marketplaces podem auxiliar o agronegócio de forma estratégica no seu desenvolvimento como um todo, podendo: 

  • expandir o relacionamento com o cliente; 
  • possibilitar a compra e venda de produtos de fornecedores distantes; 
  • lançar novas tendências de comércio; 
  • tornar o seu produto conhecido.

O mercado tem mudado e é preciso acompanhar tais mudanças e o avanço tecnológico. Há centenas de possibilidades para o marketplace no agronegócio. Nunca pare de estudar e esteja sempre à frente dos seus concorrentes!

Siga nosso perfil nas redes sociais e fique mais próximo das atualizações sobre o mercado agro. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.