Material de fabricação dos bicos: o que muda? Qual a melhor opção?

O guia completo das melhores práticas de adubação

O mercado oferece bicos de pulverização fabricados, basicamente, a partir de três materiais: cerâmica, compostos plásticos e aço inox. Seguindo a linha da durabilidade, a cerâmica é o composto que apresenta maior durabilidade entre os materiais citados, seguido pelo aço inox que possui durabilidade similar aos compostos plásticos.

Detalharemos individualmente as características dos materiais a seguir.

Cerâmica

Os bicos são produzidos a partir de um composto de óxido de alumínio, que é um material mais resistente à abrasão quando comparado aos compostos plásticos e ao aço inox. Sua dureza resulta do teor de alumina que compõe o óxido de alumínio existente na massa cerâmica utilizada para fabricação dos bicos. Um bico de alta qualidade apresenta cerca de 99% desse composto. Muitas empresas reduzem esse teor visando baratear seu custo de produção, o que acaba afetando a durabilidade dos bicos.
Com relação à pressão de trabalho, os bicos cerâmicos permitem pressões de trabalho que podem chegar até 300 lbf/pol², diferentemente dos bicos de plástico e aço inox que trabalham com pressões menores inferiores a 100 lbf/pol².

Compostos plásticos

Polímeros de alta resistência à abrasão são usados na fabricação dos bicos. Esse tipo de material requer moldes de altíssima precisão para garantir bicos precisos nos quesitos vazão e distribuição. Compostos plásticos apresentam menor custo que a cerâmica e o aço inox.

Aço Inox

Possui resistência similar aos compostos plásticos e tem desgaste inicial acelerado pelo fato de que na sua fabricação ocorrem processos de usinagem.
Os materiais citados acima são responsáveis apenas pela durabilidade dos bicos enquanto o controle dos processos de fabricação é fundamental para manutenção da qualidade da pulverização feita por esses bicos.
Um bico com alta durabilidade não garante a qualidade da aplicação. Por isso, verificações periódicas da vazão são necessárias para garantir o sucesso das aplicações.

Observação: quanto maior a dureza do material utilizado na fabricação dos bicos de pulverização, maior é a duração das características da pulverização, como vazão, classe de gota e distribuição. O gráfico abaixo apresenta o teste de desgaste dos diferentes materiais.

Material de fabricação dos bicos

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

3 Comentários

  1. Oi! Amei o post e achei demais o seu blog!
    Obrigada pela dica.

    Mariana

    1. Mariana, que ótimo. Continue nos acompanhando, teremos muitos conteúdos que com certeza serão relevantes.

  2. Muito importante as informações

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.