produção de grãos no Brasil

Confira como está o cenário de produção de grãos no Brasil

O guia completo das melhores práticas de adubação

O cenário de produção de grãos no Brasil está bastante positivo nos últimos anos, sendo que você pode aproveitar desse momento e aplicar as tendências do mercado para modernizar e inovar sua forma de trabalhar, otimizar seu negócio e, consequentemente, alavancar suas vendas.

Para isso, é fundamental que você tenha um panorama da produção de grãos no país e das tendências na área. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este conteúdo para obter esse conhecimento e saber como se posicionar bem no mercado. Acompanhe!

Como está o cenário de produção de grãos no Brasil?

Espera-se que a produção de grãos alcance uma alta de 27,1% nos próximos dez anos, tenha uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano e totalize cerca de 333 milhões de toneladas de produtos. Essa projeção foi realizada pelo Governo Federal.

É fundamental ter uma visão completa e atual desse mercado. Assim, você sabe o quanto ele está se expandindo e quais serão os commodities mais comercializados no futuro. Segundo o IBGE, os grãos mais produzidos no Brasil em 2020 e o respectivo valor da produção são:

  • soja: 169,100 milhões;
  • milho em grão: 73,9 milhões;
  • cana-de-açúcar: 60,8 milhões.
  • café: 27,2 milhões;
  • algodão herbáceo: 19,1 milhões;
  • arroz: 11,6 milhões;
  • laranja: 10,89 milhões;
  • mandioca: 10,88 milhões;
  • banana: 8,6 milhões;
  • trigo: 6,7 milhões;
  • outros: 60 milhões.

É interessante saber que, apesar da soja ter maior valor de produção no ano, a maior quantidade produzida foi a cana-de-açúcar.

Quais são as tendências nesse sentido?

O agronegócio vem crescendo aceleradamente com o passar do tempo — inclusive foi o único com crescimento na pandemia, segundo IBGE —, sendo que os produtores rurais podem aplicar as principais tendências da produção de grãos no seu negócio para aproveitar as oportunidades de mercado e, consequentemente, aumentar seus ganhos. Veja quais são as principais delas:

  • alimentação saudável: nos últimos anos houve um aumento considerável no consumo de alimentos saudáveis, incluindo grãos e cereais;
  • soja: esse é o produto que mais terá destaque nos próximos anos. Espera-se que a produção oleaginosa cresça em 3,9% enquanto a área aumente 4%, segundo MovimentoAgro;
  • milho: há uma expectativa de que ocorra uma recuperação na oferta do milho nos próximos anos, já que a queda foi influenciada por condições climáticas adversas, e não pela mudança do consumo dos clientes;
  • arroz: é possível que haja um leve incremento na área plantada pelo patamar dos preços nos próximos anos;
  • algodão: impulsionado pela alta dos preços tanto nacionais como internacionais, o algodão deve aproveitar de uma alta na produção.

Como se posicionar para aproveitar as previsões futuras?

Elaborar planejamentos e estratégias é fundamental para que você consiga se posicionar bem no mercado no futuro. Basicamente, existem diferentes ferramentas que podem ser aplicadas pelos gestores do negócio, como:

  • calendário de chuvas: faz uma previsão das precipitações pluviométricas para cada dia do mês;
  • mapas de recursos naturais: são mapas sobre dados topográficos, modelos digitais do terreno, limites administrativos, dados hidrológicos etc.;
  • software de mercado financeiro: permite que você acompanhe os preços dos produtos agropecuários e veja notícias sobre o possível futuro de cada um deles.

Qual é a importância da tecnologia nesse contexto?

Tecnologias são a principal tendência para a produção de grãos e agronegócio em geral, já que elas tornarão sua rotina de trabalho mais otimizada, eficiente, segura e econômica. Sem tecnologias de ponta e de qualidade, você poderá acabar se tornando obsoleto e não será capaz de produzir o suficiente para atender o mercado.

Na prática, é crucial que você invista em equipamentos modernos como pulverizadores automotrizes, de barras ou tubos, bem como em plantadeiras, colhedoras de canas, adubadoras, colhedoras de café e os acessórios necessários.

É inegável que o cenário de produção de grãos no Brasil está bastante promissor, já que a área está crescendo e há muitas tendências que poderão alavancar seus ganhos. Mas é crucial que você utilize as ferramentas e as tecnologias certas para se manter produtivo e eficiente.

Gostou do nosso material? Então o compartilhe agora mesmo este conteúdo nas suas melhores redes sociais!

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.