Qual a melhor taxa (L/ha) de pulverização? Como adequá-la?

O guia completo das melhores práticas de adubação

Quando utilizamos o termo “Taxa de Aplicação” nos referimos à quantidade de produto aplicado por hectare. Na maioria das vezes, ocorre um erro porque rendimento operacional é priorizado enquanto a técnica de aplicação fica em segundo plano.

Calibrar um pulverizador não é apenas ajustar uma taxa de aplicação em função de uma determinada velocidade, mas também adequar a relação correta entre o tipo de agroquímico, o tamanho de gota, as condições climáticas e a quantidade de alvo que queremos pulverizar. Somente após definirmos esses parâmetros é que definimos a taxa de aplicação, ou seja, ela sempre deve ser o reflexo das definições tomadas antes de pulverizar. Será que quando utilizamos taxas na ordem de 100, 50 ou 30 L/ha estamos trabalhando corretamente? Quais fatores devem ser levados em conta para se determinar a taxa de aplicação?

Para que possamos determinar a taxa de aplicação de forma correta devemos obter informações contidas em bulas de agroquímicos, tais como:

• Taxa de aplicação mínima e máxima relacionada com o estágio de desenvolvimento do cultivo em questão;

• Classificação do tamanho de gota escolhida para realização da aplicação;

• Densidade de gotas segundo o tipo de agroquímico a ser aplicado (informação citada no tema ‘cobertura’).

 

Como podemos observar nas imagens acima, a melhor taxa de aplicação é aquela que consegue equilibrar os problemas relacionados às condições ambientais com a melhor cobertura em função do tipo de agroquímico utilizado, estágio de desenvolvimento da planta e rendimento operacional para cobrir toda área no tempo desejado.

 

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

35 Comentários

  1. Olá! Adorei a postagem e achei muito legal o seu blog!
    Muito agradecida pelas dicas.

    Ana Paula

    1. Ana Paula, ficamos feliz pelo seu retorno e mais motivados em produzir conteúdos cada dia mais relevantes para a agricultura.

    2. Ana Paula,
      Nós que agradecemos a sua parceria e confiança.
      Continue nos acompanhando e participando.

      1. Ola, gostaria de obter o catalago de pecas do pulverizar jacto condor am 14, e do condor 800 am 18.

        1. Leonardo, boa tarde.
          Por gentileza, nos envie através do e-mail ricardo@jacto o número de série da máquina.
          Agradecemos o contato e a preferência pelos produtos Jacto.

  2. Se uso máquina de 20 litros como faço parar saber quantos ml vou colocar por máquina, a embalagem do herbicida fala que é 1,5 l/há.

    1. Quantos ml de bazuca para vinte litros de água Para lagarta do cartucho do milho

      1. Olá, Dorival! Sobre a quantidade de ml a ser usado, recomendamos que você verifique as instruções do rótulo do produto, ou entre em contato direto com o fabricante.

  3. Ola. Obrigado…Eu amo o seu site !.

    1. Bom dia gostaria de saber qual as dosagens do herbicida Aminol 806 para Gramado bomba cheia de 20 litros e meia bomba se não for incomodo e também do herbicida vicent’oil e do Forte jardim

      1. Olá Luiz, tudo bem? Nossa equipe vai poder te ajudar melhor com esse assunto, é só entrar em contato através desse WhatsApp aqui: https://midi.as/K4_2. 🤠☘️

  4. Olá

    Interessante o seu blog, apenas faria uma correção se assim o permitir.
    “Quando utilizamos o termo “Taxa de Aplicação” nos referimos à quantidade de produto aplicado por hectare.” sendo este o primeiro parágrafo.

    Taxa de aplicação não é a quantidade de produto aplicado por hectare.

    Taxa de aplicação é a quantidade de calda aplicada por hectare.

    Dose é a quantidade de produto aplicada por hectare.

    1. Lisandro,
      Muito obrigado pelas observações, com certeza iremos nos atentar nos próximos conteúdos.
      Continue acompanhando as publicações e por gentileza, contribua sempre para a melhoria dos nossos conteúdos.
      Abraços!

    2. ta muito confuso tudo, não entendi se a menor gota cobre mais ou menos

      1. Olá Claudio, tudo bem? Dê uma olhadinha nesse site e veja um pouco mais sobre como obter melhor cobertura da pulverização: https://bit.ly/3dOmgJ1.

  5. Parabéns a toda equipe, os conteúdos aqui publicados ajuda e muito no entendimento sobre o processo de pulverização.

    1. Sidnei, nós que agradecemos a sua parceria e confiança. Obrigado por nos acompanhar por aqui e no campo.

  6. Parabéns a Toda Equipe da Jacto.
    Gostaria que pudéssemos de alguma forma incluir nesse foro algumas discussões sobre o uso de Adjuvantes.
    Usamos na maioria das aplicações buscando qualidades ou qualificações funcionais especificas ou benéficas que interferem diretamente na dinâmica do fluido e resultante das pontas de pulverização…

    Forte Abraço a Todos…

    1. Vitor, boa tarde.
      Ótima sugestão, com certeza iremos incluir sim esse assunto.
      Muito obrigado pelo seu apoio e confiança.
      Conte conosco!

  7. Olá, sou novo nessa area , vai ser a primeira vez que vou aplicar esse tipo de produto na minha área. Gostaria que me tirasse uma dúvida 1 lt de dma da pra quantas hectares, e qual a quantidade que põe numa bomba de 20 litros? Obrigado

    1. Dyto,
      DMA é Dimethylammonium (2,4-dichlorophenoxy) acetate (2,4-D, SAL DIMETILAMINA) um herbicida e dependerá de qual será o seu alvo (plantas daninhas a ser controladas pelo herbicida) a recomendação para a dose é procurar um engenheiro agrônomo pois saberá qual plantas daninhas estão presentes na área e assim recomendar a dose por hectare, além de que existem vários produtos no mercado e por sua vez conta com diferentes concentrações. Como pretende utilizar com pulverizador costal, segue o ideal seria você saber quantos metros quadrados (m2) consegue pulverizar com 20 litros (pulverizador costal) supondo que para pulverizar um hectare (10.000 m2) você utiliza 15 costais de 20 litros o que será um volume de 300 litros / ha (10.000m2) assim se supostamente a dose o produto é 1l/ha será 1,0 l /300 l de volume então em 20 litros deverá colocar 66,7 ml a cada 20 litros (tanque pulverizador costal).
      LEMBRE-SE DE VERIFICAR A BULA E CONSULTAR UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

    2. se existe varias escolha pela a mais tolerante, e faça a aplicação de acordo para ela

      1. Exatamente, Jonatas. Por isso, para saber a taxa de aplicação correta devemos se atentar na taxa de aplicação máxima e mínima do cultivo em questão, a classificação e densidade da gota.

  8. Olá..
    Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizar à equipe da Jacto pelo empenho em tirar as nossas dúvidas, en segundo lugar, eu gostaria de uma orientação: eu pretendo aplicar um herbicida numa determinada cultura, onde a dosagem recomendada pelo fabricante do produto é de 60 a 80 g p.c/ha e a calda é de 100 a 300 L/ha; eu gasto 15 bombas costais de 20 litros para pulverizar uma hectare, como eu faço para adequar essa dosagem com a capacidade da minha bomba? Por favor.
    Obrigado desde já!

    1. Adilamar,
      Agradecemos o seu contato e a preferência pelos produtos Jacto.
      Recomendamos seguir a bula do fabricante e no caso como o senhor faz um hectare utilizando pulverizador costal de 20l em 15 vezes (20 x 15 = 300 L) para diluição recomenda-se utilizar tambor de volume conhecido para preparo dessa calda de aplicação. Para saber quantas gramas colocará por litro de diluente (água) seguir a seguinte:
      – supondo que a dose será 80 g/ha – calculo: 80 g / 300l = 0,266 g/l sendo assim para cada tanque de 20 litros de seu pulverizador costal utilizar 5,34 g/ 20 litros. ) no caso de 60 g/ha será 4 g/20 litros .
      Lembre-se de consultar um engenheiro agrônomo de sua região.

  9. Gostaria de uma dica. Quantos ml.de tordonultra-s posso usar numa grama de Jardim para combater pega pega e amendoim brabo. Usando um pulverizador de 5 litros de água.

    1. Sugerimos que você entre em contato com o fabricante do produto, ele poderá te orientar melhor em relação ao uso.

  10. Quanto devo cobra para bater veneno em uma aria de 6 ectaria qual preço serto

    1. Olá Ronaldo, tudo bem? Sobre o valor certo a se cobrar você precisa levar em conta os gastos que vai ter. Como por exemplo, a mão de obra, equipamento, o conhecimento sobre o assunto, entre outras coisa.

  11. eu gostaria de saber as dosagem do veneno Labrador em vinte litro de água

    1. Olá Genivaldo, boa tarde! Você pode conferir mais sobre esse assunto no link: https://bit.ly/2U9nrMZ. 😉🤠

  12. Bom dia!
    O que significa p.c/ ha na recomendação do produto?

    1. Olá Ana Luísa, tudo bem? Nossa equipe vai poder te ajudar melhor com esse assunto, é só entrar em contato através desse WhatsApp aqui: https://midi.as/K4_2. 🤠☘️

  13. Quero saber quantas gramas de Hexanil 750wg pega em uma bomba de 200 litros de água já li no rótulo mas ñ consigo encontrar…..

    1. Olá Jaine, tudo bem? Nossa equipe vai poder te ajudar melhor com esse assunto, é só entrar em contato através desse WhatsApp aqui: https://midi.as/K4_2.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.