Agricultura familiar: conheça a família Ferrari

Agricultura familiar: conheça a família Ferrari

A agricultura familiar tem papel de destaque tanto na economia quanto no abastecimento de alimentos do Brasil. Esse tipo de produção é a fonte de renda de quase 5 milhões de famílias brasileiras. Quando falamos em agronegócio, não podemos deixar de mencionar as famílias que constroem essa história.

No texto de hoje, vamos falar mais sobre uma delas: a família Ferrari, produtora que atua há décadas no estado de São Paulo. Continue lendo para entender mais sobre a agricultura familiar, a família Ferrari e como as máquinas agrícolas da Jacto fazem parte dessa história!

O que é a agricultura familiar?

Como o nome já indica, é a agricultura realizada prioritariamente por membros da família. Essa atividade econômica é prevista e regulamentada na Lei nº 11.326/2004. Para que sejam consideradas agricultoras familiares, as pessoas que atuam no campo têm que atender a quatro critérios:

  1. deter área de até quatro módulos fiscais (a medida é diferente em cada município);

  2. utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades rurais;

  3. ter renda familiar mínima originária de atividades econômicas rurais em seu estabelecimento e/ou empreendimento;

  4. comandar a propriedade ou empreendimento com sua família.

Geralmente, para as pessoas envolvidas nesse tipo de agricultura, o cultivo vai muito além de garantir a renda. São famílias que têm relação próxima com a terra e se identificam culturalmente com esse ambiente. É comum que a família desenvolva atividades no campo há várias décadas, passando os conhecimentos de pais para filhos.

Como a agricultura familiar tem contribuído para o nosso país?

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Entre os produtos cuja participação da agricultura familiar é mais decisiva, estão mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%).

Dados do último Censo Agropecuário, realizado em 2006, mostraram que a agricultura familiar é a principal fonte de renda de 90% dos municípios com menos de 20 mil habitantes. Ainda segundo esse levantamento, 84,4% do total das propriedades agropecuárias brasileiras pertencem a grupos familiares.

Ou seja, a contribuição da agricultura familiar é enorme tanto na economia quanto na alimentação dos brasileiros.

Quem é a família Ferrari?

Os Ferrari são uma família de origem italiana que produz café em território brasileiro há várias décadas. O atual responsável pelas propriedades, Mário Ferrari, conta que o avô iniciou a produção quando emigrou da Itália para o interior de São Paulo.

Na fazenda de 320 hectares, os conhecimentos sobre a lavoura e a produção de café são passados de geração para geração. Mário Ferrari afirma que a Jacto faz parte dessa história desde que ele era criança.

Como a Jacto foi eficiente na agricultura dessa família?

Para Mário, a Jacto é uma parceira de longa data. Desde muito cedo, há 30 ou 40 anos, ele tem contato com a empresa e sempre percebeu um bom atendimento e ótima receptividade.

Crescimento com a Jacto

No início da sua jornada, Mário tinha poucos recursos e adquiriu uma máquina já usada da Jacto com um vizinho. O aplicador, modelo PJ 400, tinha uma turbina e foi utilizado para várias funções.

A família Ferrari usava a turbina para pulverizar a parte mecanizada e também colocava as mangueiras para pulverizar as partes montanhosas. Depois, ainda adaptava as asas laterais do aplicador de inseticidas.

Além disso, quando era possível pulverizar com lança, eles iam andando com o aplicador e duas pessoas iam atrás com a lança fazendo a pulverização. Ou seja, a máquina praticamente fazia o trabalho de quatro pessoas e foi o ponto de partida para a produção de Mário. Nas palavras dele, “ela me trouxe diversas economias, uma delas foi a de tempo e, consequentemente, de dinheiro”.

Depois de décadas em uso, a máquina continua funcionando e atualmente é utilizada para aplicação de herbicida. O negócio da família cresceu com a ajuda dela, mas, hoje em dia, a fazenda conta com muitas outras.

Qualidade insubstituível

Mesmo com muitas máquinas, para Mário Ferrari, nenhuma marca substitui a qualidade da Jacto. Ele revela ainda que só opta por outras marcas quando a Jacto não fabrica o equipamento de que ele necessita.

Por exemplo, a família Ferrari considera que a colhedora automotriz da Jacto é a melhor do mercado. Porém, por uma questão de tamanho, tiveram que adquirir uma máquina menor com outro fabricante. Mário Ferrari é categórico: “O maquinário da Jacto é muito robusto, bem construído, conta com bombas de alta pressão muito boas, enfim, é um equipamento de altíssima qualidade”.

Produtividade e redução de custos

A Jacto também tem papel de destaque na modernização da produção do café pela família, garantindo aumento de produtividade e redução de custos.

Por exemplo, os pulverizadores modernos e eletrônicos (que substituíram as máquinas costais), como o PJB movido a bateria, revolucionaram a produção. O PJB torna o trabalho do operador muito mais fácil, porque ele não precisa bombear manualmente e fica com uma mão desocupada.

Sendo assim, é possível alcançar melhor qualidade para a aplicação, já que a vazão passa a ser constante. Com isso, o trabalhador consegue produzir mais em menos tempo. Além da produtividade, ela é uma máquina muito versátil e moderna, que pulveriza, coloca herbicida e tem um dosador.

O equipamento levou economia e qualidade para a família Ferrari. Mário conta que, antes, a safra do café era muito intoxicada por herbicidas, pelo fato de as bombas não terem controle de pressão. Hoje, basicamente, não se vê a intoxicação produzir fungos ou a presença de produtos químicos nas pilhas de café.

Como vimos, a agricultura familiar é parte essencial da vida de qualquer brasileiro, mesmo que ele não trabalhe no campo. É com o trabalho firme de famílias como a de Mário Ferrari e a qualidade e tradição de empresas como a Jacto que os alimentos podem chegar com qualidade à mesa dos brasileiros.

Se você quer construir uma história de sucesso e parceria como a da família Ferrari, não perca esta chance: entre em contato conosco e leve a melhor tecnologia em máquinas para o seu agronegócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This