
K 3000: conheça essa colhedora de café da Jacto
Eficiente, flexível e pronta para enfrentar uma ampla gama de regiões: a K 3000 vem ganhando destaque entre as colhedoras por proporcionar maiores rentabilidades em diversos cenários dos cafezais — especialmente em áreas montanhosas.
Afinal, ter à disposição um equipamento otimizado que possa aprimorar o fluxo de trabalho, reduzir os custos de produção e otimizar a derriça faz toda diferença.
Portanto, conheça todos os detalhes sobre a K 3000, suas principais especificações e as funcionalidades que a tornam um verdadeiro destaque na colheita do café. Acompanhe!
O que é a K 3000?
A K 3000 é o implemento ideal para os terrenos mais acidentados e de difícil acesso, pois oferece uma capacidade de correção lateral de 30%, com um peso leve de apenas 7.800 kg. Além disso, conta com uma largura otimizada de 3,2 metros, sendo perfeitamente adequada para corredores estreitos.
O sistema de direção da inovadora colhedora Jacto possibilita à roda dianteira um ângulo de esterçamento de até 85°. Esse raio de viragem reduzido proporciona manobras ágeis, especialmente em plantações de áreas limitadas.
Quais são as características e funcionalidades da K 3000?
Deseja alcançar colheitas de alta qualidade, mesmo em terrenos de difícil acesso? A K 3000 é a escolha perfeita, pois não permite que nenhum obstáculo do terreno atrapalhe seu trabalho no campo.
Devido a sua precisa tecnologia de direção — alinhada com as novidades lançadas neste ano —, navegar por plantações com corredores estreitos se torna uma tarefa simplificada. O tempo gasto entre as pausas é reduzido ao mínimo, permitindo que a máquina se concentre na realização de uma colheita de café de qualidade excepcional.
E não é só isso: acompanhe as principais funcionalidades desse implemento em constante evolução para a sua propriedade!
Sistema de câmeras otimizado
Para garantir uma operação mais precisa, essa colhedora Jacto está equipada com quatro câmeras:
- na entrada do recolhedor, para auxiliar no alinhamento dos troncos;
- na lateral direita, para uma visão do lado oposto à cabine;
- na região traseira, ideal para operações em marcha ré;
- no duto de descarga, para a visualização da carreta.
Versátil em diferentes regiões
Graças ao seu sistema de direção, essa máquina permite manobras mais ágeis, mesmo em plantações com corredores estreitos. Isso possibilita à máquina chegar à próxima fileira de café de forma mais eficiente, focando no que realmente importa: a colheita de café!
A K 3000 também se destaca pelo baixo índice de perda de colheita. Seu recolhedor possui uma altura mínima em relação ao solo de 210 mm, e as lâminas — com um novo formato e em maior quantidade — proporcionam uma maior sobreposição. Isso assegura o fechamento máximo das lâminas durante a passagem pelo tronco do café, minimizando as perdas no solo.
A combinação desses atributos possibilita o fechamento máximo das lâminas ao passar pelo tronco do café, reduzindo ao mínimo as perdas para o solo.
Melhor capacidade e performance
A K 3000 possui um tanque de 2000 litros de capacidade efetiva, podendo realizar descargas simultaneamente durante a colheita. Além disso, seus transportadores podem acomodar um fluxo de mais de 14.000 litros de café por hora.
Isso evita a diminuição da velocidade da colhedora quando a produtividade de café está no auge, aumentando a eficiência da colheita e reduzindo a necessidade de paradas devido a bloqueios.
Inclusive, é versátil para manutenções: com a utilização de somente três parafusos de fixação, é possível remover uma única lâmina para reparos, independentemente da posição do recolhedor, sem a necessidade de desmontar o conjunto inteiro.
Derriçadores otimizados
Os derriçadores possuem a capacidade de ajustar a abertura e o fechamento, possibilitando a adaptação da colheita para diferentes tamanhos de plantas — seja em lavouras novas, seja em maduras. Além disso, permite a regulagem para colheita seletiva, preservando tanto a planta quanto a qualidade do café.
Após o transportador horizontal, os “batedores de folhas” realizam a primeira limpeza do café colhido, removendo parte das folhas e ramos maiores. Para a limpeza final, o ventilador extrator é responsável por eliminar as impurezas mais finas, deixando o café pronto para ser recebido e processado na estrutura de pós-colheita.
A K 3000 é notável também por sua construção resistente e pela utilização de materiais de alta durabilidade. Além disso, o sistema eletrônico de controle assegura uma vibração uniforme, independentemente do tamanho das plantas, com uma eficiência de derriça que ultrapassa 97%!
Contar com uma colhedora de excelência é crucial, especialmente para grandes safras. Segundo o portal da Embrapa, a previsão para 2023 é que a colheita dos cafezais brasileiros seja equivalente a 32% da produção mundial.
Potência e torque eficiente
Acompanhado da transmissão hidrostática 3×3 Full Traction, o motor diesel eletrônico de 84 cv, de manutenção acessível e eficiência no consumo de combustível, capacita o cafeicultor a enfrentar uma variedade de condições de trabalho com alto desempenho, segurança e eficiência.
Em conformidade com as regulamentações brasileiras de emissões de poluentes, a K 3000 atende aos padrões MAR-I e é certificada para operar com Biodiesel B10 (com até 10% de mistura).
Maior otimização na colheita
O sistema derriçador da K 3000 viabiliza uma velocidade de colheita de até 2,5 km/h. Além disso, a largura da boca de entrada é um benefício adicional, uma vez que minimiza o contato com a planta, reduzindo os danos e as perdas de café. Para ser mais específico, tem uma largura de 1,5 metros — a mais ampla entre as colhedoras disponíveis.
Por que investir na K 3000 para a sua propriedade?
A K 3000 está equipada com tecnologia de ponta, incluindo display touchscreen, monitor de câmeras e joystick que unifica as funções essenciais da máquina — para uma integração mais eficiente nas próximas colheitas e pulverizações.
Para garantir o conforto do operador, a colhedora possui um assento com regulagem de altura e profundidade, além de um apoio para o braço. O console ergonômico facilita a operação do joystick, enquanto a coluna da direção — articulável — permite um posicionamento mais adequado do volante.
Embora seu custo inicial de investimento seja considerável, a longo prazo, ela proporciona uma diminuição de 40% nos custos totais de uma safra de café, tornando sua adoção cada vez mais atrativa.
A K 3000 sempre surpreende: devido à sua tecnologia de direção altamente precisa, a navegação em plantações com corredores estreitos se torna uma tarefa descomplicada. Isso permite que a máquina se concentre na realização de uma colheita de café de qualidade excepcional, mesmo em situações desafiadoras.
Quer saber mais informações? Então, conheça as Linhas de Produtos da Jacto e confira os demais lançamentos!