nanotecnologia na agricultura

Nanotecnologia na agricultura: entenda quais são os impactos

O guia completo das melhores práticas de adubação

A nanotecnologia na agricultura é um ponto de inovação que vem crescendo a cada dia. Mesmo que seja recente, já tem se demonstrado muito eficiente no desenvolvimento da atividade agrícola sustentável.

Uma das grandes possibilidades de atuação da nanotecnologia está no desenvolvimento de ferramentas que podem reduzir os impactos negativos das plantações no meio ambiente. Entretanto, essa é somente uma de suas funcionalidades.

Devido a essa versatilidade de criação, a nanotecnologia tem chamado atenção, mostrando ser umas das principais ferramentas para o Agro 4.0 juntamente com o uso da Biotecnologia, Rotação de Culturas, o Controle Biológico e Plantio Direto. Quer saber mais sobre essa inovação na agricultura e quais os seus impactos? Acompanhe o post.

O que é nanotecnologia?

Em linhas gerais, a nanotecnologia é usada para manipular a matéria em escalas muito pequenas, podendo até mesmo alterar a sua formação atômica. 

Os exemplos mais populares de nanotecnologia podem ser encontrados em nosso dia a dia: computadores cada vez menores e mais eficientes, os chips minúsculos para celular e cartões de memória com capacidade impressionante de armazenagem.

No entanto, a nanotecnologia pode ser aplicada em várias áreas e é muito bem aceita para desenvolver a tecnologia na agricultura.

Quais são as suas aplicações na agricultura?

Na agricultura, muitas pesquisas de nanotecnologia estão buscando a diminuição do uso de pesticidas, maior eficiência dos fertilizantes, melhora da produtividade, e menos perda de alimentos frescos.

Além disso, pode haver o desenvolvimento tecnológico em outras áreas como, por exemplo, pesquisas em eletrônica e ciência da computação que são aplicáveis em maquinários agrícolas.

Entre os benefícios de se investir em pesquisas de nanotecnologia estão:

  • obter a melhoria de qualidade de vida; 
  • aumentar a produção de alimentos e a produtividade por área de cultivo;
  • ter mais qualidade nos processos envolvidos no negócio;
  • possibilitar que mais pessoas tenham o acesso a novos produtos;
  • minimizar os custos e evitar desperdícios.

Quais são as tendências em relação a isso?

É possível perceber que o desenvolvimento e a utilização da nanotecnologia no Brasil está mais presente nos ambientes de pesquisa que propriamente no campo, mesmo já sendo utilizadas em alguns casos. Entretanto, nas próximas décadas, os resultados serão apresentados à sociedade trazendo mudanças profundas em nossa relação de produção e de alimentação.

Essa ferramenta inovadora mudará completamente a cadeia de produção de leite, das carnes, das hortaliças, dos mini processados e muitas outras.

Quais são os impactos da nanotecnologia na agricultura?

Existem grandes exigências internacionais para que o Brasil otimize a sua produção agrícola, desenvolvendo e utilizando insumos que sejam mais econômicos, diminuam significativamente os impactos causados no meio ambiente, ao mesmo tempo em que gere uma lucratividade maior e uma boa imagem sobre os produtores e empreendedores rurais. 

A nanotecnologia resulta na ampliação de nossos mercados para muito além da simples venda de commodities ou de alimentos sem processamento e cria a possibilidade de explorar nichos específicos de produtos com maior valor nutricional, originados de processos produtivos mais sustentáveis, produtos funcionais, fontes vegetais de agroenergia e muito mais!

Não fique de fora das novidades. Assine nossa newsletter e acompanhe o desenvolvimento da tecnologia agro!

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.