tendências agronegócio 2022

Fique por dentro das tendências do agronegócio para 2022

O guia completo das melhores práticas de adubação

O agronegócio brasileiro atingiu recordes de exportação em 2021, ano em que movimentou mais de US$100 bilhões. Esses números são relevantes para a economia brasileira já que, por meio da agricultura, o país gera empregos, arrecada tributos e firma parcerias comerciais com potências econômicas, como a China e os Estados Unidos. 

Neste contexto, os profissionais, empresas, agricultores e investidores que operam no agronegócio devem estar por dentro das principais tecnologias que podem ser implementadas, visando a aumentar a produtividade e a eficiência operacional no campo.

Hoje, são muitas tecnologias e possibilidades que facilitam a rotina do produtor do campo. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo com as principais tendências do agronegócio para 2022. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e descubra!

Drones

Os drones não são exatamente uma novidade no agronegócio. Muito embora alguns produtores rurais já façam uso dessa tecnologia, ela ainda não se popularizou. A tendência é que esse cenário mude no decorrer de 2022.

Esses equipamentos podem ser utilizados para sobrevoar propriedades, captando imagens, pulverizando plantações, mapeando e área e até identificando locais que, eventualmente, precisem de alguma intervenção especial.

O agricultor pode utilizar o equipamento sozinho, com controle em tempo real, ou de forma remota. O uso é relativamente simples e os equipamentos já têm um custo relativamente acessível.

Maquinários autônomos

Os maquinários autônomos, como o próprio nome sugere, são máquinas controladas remotamente e que, portanto, não precisam de um motorista. Hoje, algumas fazendas brasileiras já utilizam esses maquinários e a tendência é que eles sejam cada vez mais populares.

Além de reduzir os custos com recursos humanos e problemas relacionados a ausência de profissionais, algumas máquinas agrícolas têm softwares específicos. Eles permitem um controle mais inteligente do cultivo, realizado a partir da análise das necessidades de cada plantação.

Sensores agrícolas

Os sensores agrícolas são uma das grandes promessas para o agronegócio em 2022. Esses dispositivos têm a capacidade de ler e registrar informações sobre clima, solo, plantação e desempenho das máquinas. Esses dados podem ser interpretados e auxiliar o processo de tomada de decisões.

Aqui, vale destacar que os sensores captam informações e geram dados que podem ser avaliados tanto por pessoas quanto por computadores. Isso significa que eles podem ser combinados com o uso de programas especializados, que vão trazer insights relevantes para obter mais produtividade na plantação.

Inteligência artificial

Por fim, ao se tratar de tendências do agronegócio em 2022, não podemos deixar de mencionar a inteligência artificial. Essa é uma tecnologia que está presente em todos os setores, sem exceção, e com o agronegócio não é diferente.

Na rotina do produtor do campo, essa ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, para aplicação de fertilizantes, realização do plantio e irrigação, identificação e remoção de plantas exóticas, que nascem em locais indesejados e podem causar prejuízos para a plantação.

Como você pode ver, as perspectivas são de desenvolvimento de soluções e tecnologias que podem fazer toda a diferença para o produtor do campo. Conhecer essas tendência e implementar soluções tecnológicas é um movimento necessário para todo agricultor que deseja se manter produtivo e eficiente.

Agora que você já conhece as tendências do agronegócio para 2022, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais. Marque seus contatos que têm interesse em saber mais sobre o assunto.

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.