
Conectividade no campo: 5 tecnologias indispensáveis
A tecnologia está em todo lugar: essa frase é encontrada em diversos contextos, mencionando vários setores do empreendedorismo brasileiro. A conectividade no campo também é uma realidade, como comprovam as diversas inovações utilizadas nas propriedades rurais do país.
Neste post, falaremos um pouco mais sobre a conectividade no campo, a relação desse conceito com as tecnologias, os benefícios para quem investe e a importância da Jacto em todo esse processo. Boa leitura!
A conectividade no campo
Em primeiro lugar, vamos definir o conceito. Trata-se do uso de tecnologias digitais para otimizar o monitoramento, o plantio e outras atividades fundamentais do trabalho feito no campo. Além disso, essa conectividade passa pela presença de internet de qualidade nas áreas rurais.
Uma propriedade bem conectada dispõe de diversos dispositivos e tecnologias, como:
- sensores;
- drones;
- sistemas de gerenciamento de dados;
- tratores e pulverizadores agrícolas autônomos;
- sistemas automatizados;
- acesso a dados de funcionamento das máquinas.
A importância da conectividade
A conectividade no campo é o que permite que os produtores tenham acesso a tecnologias e a uma internet rápida, fundamentais para otimizar o dia a dia nas lavouras.
A necessidade por conectividade surge com a transformação digital do setor agrícola. Um maquinário e dispositivos modernos não apenas elevam a eficiência operacional, mas também geram mais sustentabilidade.
Basta pensar em tecnologias que otimizam a aplicação de defensivos agrícolas e regulam o uso de água, entre outros exemplos. O produtor corta gastos e ainda obtém uma operação mais sustentável — inclusive, esse é um dos critérios exigidos pelos mercados no exterior.
As tecnologias para a conectividade no campo
Há muitas soluções digitais relevantes para a conectividade rural. Agora, vamos citar aquelas que já são utilizadas no Brasil, com ótimos resultados. Confira!
1. Sistema de GPS
O GPS, sistema de navegação por satélite que oferece dados sobre a localização de determinado ponto no planeta, é uma tecnologia que foi aprimorada para ajudar produtores rurais.
Uma de suas aplicações no campo é a marcação pelos pontos da propriedade por onde o maquinário já tenha passado. Em operações de adubação, plantio e pulverização, a tecnologia é muito importante para reduzir o amassamento das plantas. Além disso, o GPS coleta informações úteis sobre a lavoura.
2. Drones agrícolas
Muitas pessoas conhecem apenas aqueles drones utilizados por fotógrafos e cinegrafistas, mas a verdade é que essa tecnologia também está presente no campo. Ela realiza a varredura das plantações e armazena imagens em alta resolução.
Desse modo, o produtor pode conferir o que foi registrado e acompanhar o desenvolvimento das lavouras, identificar pragas e analisar a área plantada como um todo. Os drones também permitem uma aplicação mais focada de defensivos agrícolas, o que ajuda a combater o desperdício desses insumos.
3. Acompanhamento remoto
Algumas tecnologias conectadas proporcionam o monitoramento do estágio das plantações e do maquinário utilizado, em tempo real. Um exemplo dessa aplicação é o sensoriamento remoto, que permite levantar a estimativa da área plantada, fazer o acompanhamento da saúde das culturas, detectar pragas, entre outras funções.
4. IoT
A sigla significa Internet of Things, ou Internet das Coisas. Essa é uma tecnologia que aprimora a conexão entre dispositivos. Conectados à rede, eles recolhem e analisam dados em tempo real.
No campo, a IoT proporciona o monitoramento on-line de dados sobre o clima, nível de umidade do solo e avanço de pragas. Outra aplicação é a capacidade de automatizar procedimentos de semeadura, fertilização, irrigação e o controle de insetos invasores.
5. Agricultura de precisão
Ao pesquisar sobre ferramentas de conectividade para o campo, é comum se deparar com o termo agricultura de precisão (ou 4.0). Na verdade, ele engloba todas as tecnologias vistas até aqui. Essa abordagem ensina que utilizar soluções digitais e maquinário moderno otimiza a gestão da cultura agrícola.
Com o uso de várias tecnologias simultaneamente, é possível coletar dados relacionados ao clima, ao cultivo e ao relevo, por exemplo. Assim, o produtor tem acesso a informações importantes para tomar boas decisões.
O papel da Jacto
Desde 1948, a Jacto desenvolve e aperfeiçoa máquinas, soluções e serviços dedicados à agricultura. Com produtos e tecnologias comercializadas em mais de 100 países, nossa empresa entende bem a necessidade por conectividade no campo.
Temos a Jacto Next, a área de serviços totalmente dedicada à agricultura 4.0. Por meio dessa iniciativa, e da plataforma EKOS, oferecemos soluções integradas para que sua área de cultivo seja digitalizada e modernizada.
Um exemplo de tecnologia adaptada à conectividade no meio agrícola é o Arbus 4000 KAV, o pulverizador autônomo da Jacto, que proporciona uma aplicação de defensivos agrícolas bem localizada. O número 4000 tem a ver com sua capacidade de reservatório: 4.000 litros.
Os benefícios da conectividade no campo
Conheça os principais benefícios de uma propriedade agrícola bem conectada:
- automação de processos — diversas ferramentas podem ser programadas para realizar tarefas por conta própria. Além do próprio Arbus 4000 KAV, é possível contar com tratores autônomos, por exemplo, e sistemas guiados por IoT;
- aumento da produtividade e da rentabilidade — a conectividade proporciona uma tomada de decisão baseada em informações precisas, o que aumenta a produtividade no campo e reduz os desperdícios;
- redução de gastos — a conectividade otimiza a utilização de recursos naturais, como a água, e de insumos do trabalho no campo, como os defensivos agrícolas. Isso reduz os gastos necessários para manter sua operação;
- monitoramento remoto — nem sempre o produtor tem tempo para verificar cada detalhe da sua lavoura. Com as tecnologias de precisão, é possível acompanhar o status das plantações dos equipamentos sem precisar estar no local;
- planejamento mais preciso dos trabalhos — por meio de informações coletadas pelas tecnologias, o agricultor entende o melhor momento para plantar, manejar, colher e até vender seus produtos.
A Feira Show Rural Coopavel
A Feira Show Rural, idealizada pela Coopavel desde 1989, é o maior evento do agronegócio na América Latina. São mais de 30 anos promovendo o crescimento do setor. Em 2025, teremos a 37ª edição, entre os dias 10 e 14 de fevereiro.
Nessa edição, o foco está justamente nas inovações tecnológicas e na sua relação com a sustentabilidade. Serão mais de 800 mil metros quadrados de atrações, com novidades no setor. É o momento ideal para fazer novos negócios, conhecer fornecedores e fechar parcerias.
Mais uma vez, a Jacto estará presente para conversar com produtores e apresentar suas tecnologias. Neste post, é possível ver um resumo da participação da empresa no evento de 2024.
Entendidos o conceito de conectividade no campo, os benefícios e as implicações para os agricultores brasileiros, não é difícil visualizar como essas tecnologias ajudam no dia a dia da administração das lavouras. A Jacto e eventos como a Feira Show Rural Coopavel oferecem ótimas oportunidades para quem quer modernizar sua produção.
Gostou do artigo e quer conferir outros materiais como este? Então, siga nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube e X!