Novembro azul: saiba qual é a importância da campanha!
novembro azul

Novembro azul: entenda a importância da data

O Novembro Azul é uma campanha mundial que visa disseminar informações sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. O movimento, internacionalmente conhecido como Movember, busca alertar o público masculino a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença.

No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o de pele não melanoma. Cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, e a crescente taxa de ocorrência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela maior informação, pela evolução dos métodos de diagnóstico e pelo aumento da expectativa de vida no país.

Alguns tumores podem evoluir de forma rápida e espalhar para outros órgãos, chegando a causar a morte do indivíduo. No entanto, a maioria cresce lentamente e não chega a causar sintomas durante a vida e nem a prejudicar a saúde do homem.

Por isso, o movimento é muito importante e merece atenção. Continue a leitura para saber mais sobre o Novembro Azul e o câncer de próstata!

Entenda como surgiu o Novembro Azul

O movimento pioneiro na luta contra o câncer de próstata foi o Movember, criado em 2003 por dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery. A ideia foi deixar o bigode crescer para chamar a atenção para a saúde masculina.

Naquele ano, um grupo de 30 amigos aceitou a proposta, dando início à Movember Foundation. Uma plataforma online foi criada para que os homens pudessem postar foto da evolução dos seus bigodes e arrecadar doações.

A organização sem fins lucrativos tem o objetivo de recolher fundos para pesquisas e ajudar no tratamento do câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens. Com o passar dos anos, o trabalho conquistou cada vez mais seguidores, até se tornar mundial. Hoje, a campanha é realizada em mais de 20 países.

O mês foi escolhido porque o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é celebrado no dia 17 de novembro. Nesse período, as mulheres são incentivadas a participar da ação vestindo azul — cor escolhida para representar a campanha — e os homens são encorajados a deixar o bigode crescer.

Movimento no Brasil

No Brasil, o Novembro Azul foi trazido em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Entre as atividades promovidas durante o mês, está a oferta de exames com desconto ou gratuitos, além do incentivo a ações que levam informações à população.

Objetivo da campanha

Além de promover a conscientização em relação à importância do cuidado com a saúde, o Novembro Azul também visa acabar com o preconceito que muitos homens ainda têm com o exame de toque.

A iniciativa é muito bem-vinda especialmente porque, no geral, o público masculino tende a dar menos atenção aos problemas de saúde. É comum que eles apenas busquem ajuda médica quando estão tendo sintomas, ignorando as consultas de rotina, que servem como medidas preventivas.

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia mostrou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que, de cada 100 mil homens, 58 podem desenvolver câncer na próstata.

Importância de fazer exame preventivo

Os urologistas recomendam que o exame preventivo da próstata seja feito a partir dos 40 anos, especialmente se houver algum caso de câncer de próstata na família. A doença torna-se perigosa porque não apresenta sinais em seu estágio inicial, justamente quando pode ser curada.

Se o diagnóstico for feito precocemente, é possível tratar o câncer com alta chance de cura, por radioterapia ou cirurgia. A determinação pode ser feita por meio do toque retal e do exame de sangue chamado PSA (Antígeno Prostático Específico). Essa análise identifica a molécula produzida pela próstata e indica o seu estado de saúde.

Embora seja um exame importante, ele dá um número elevado de falsos positivos, pois a substância pode subir por diversos motivos, inclusive benignos. Por isso, o toque retal é fundamental e deve sempre ser feito. Essa avaliação, feita por um médico urologista, também fornece outras informações importantes, como consistência, tamanho e eventuais irregularidades prostáticas.

O exame preventivo é essencial para determinar o diagnóstico e o tratamento correto, tanto para tumores prostáticos benignos quanto malignos. Também é recomendado que, nessa fase da vida, o homem realize outras avaliações, tais como alterações renais, desempenho sexual, disfunções miccionais, entre outras. Dessa forma, visitar regularmente o urologista é importante para uma avaliação mais completa da saúde masculina.

Sintomas mais comuns do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata tende a evoluir de forma lenta e quase sempre sem sinais clínicos. Isso mostra a importância de fazer o exame periódico, que permite o diagnóstico precoce.

Os sintomas, em geral, podem ser confundidos com o crescimento normal e benigno da próstata. Eles aparecem em um estágio mais avançado da doença, no qual o desenvolvimento do tumor pode causar complicações locais e também fora da próstata.

Os principais sintomas da doença são:

  • dificuldade de iniciar o ato de urinar;
  • dificuldade para interromper a urina;
  • urina em jatos sucessivos ou em gotas;
  • necessidade de fazer esforço para manter o jato de urina;
  • vontade iminente de urinar imediatamente;
  • sensação de dor na pélvis ou na parte baixa das costas;
  • presença de sangue no esperma ou na urina;
  • dor nos testículos e durante a ejaculação;
  • dor na bacia, na lombar ou nos joelhos;
  • dor durante a passagem da urina;
  • presença de sangramento pela uretra.

No estágio avançado, os sintomas podem ser mais intensos e causar obstruções miccionais devido ao crescimento local do tumor, que comprime a uretra prostática. Em alguns casos, os sinais são resultantes do tumor que está se espalhando pelo organismo, atingindo principalmente os ossos, ou pelo seu crescimento regional, provocando bloqueio dos rins pela invasão dos ureteres.

Como visto, a melhor forma de tratar e curar a doença é por meio do diagnóstico precoce, que só acontece se houver atenção à saúde. Assim, o Novembro Azul surgiu para alertar os homens sobre a importância do autocuidado, assim como informar e promover uma melhor qualidade de vida para o público masculino.

Gostou das informações? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos a importância de se prevenir contra o câncer de próstata!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This