Operador de máquinas agrícolas: veja quais competências precisa ter!

Operador de máquinas agrícolas: quais competências que esse profissional precisa ter?

O operador de máquinas agrícolas é um dos profissionais mais importantes para os resultados na agricultura. Responsável por comandar os equipamentos das lavouras, ele precisa ter uma boa capacitação teórica, prática e conhecimentos sobre as tecnologias disponíveis.

A mecanização transformou o trabalho no campo. Hoje, uma equipe relativamente pequena de trabalhadores é capaz de render mais do que centenas de lavradores conseguiam há relativamente pouco tempo atrás. E, além de novas técnicas, uma parte importante dessa mudança são as novas máquinas, como colhedoras, adubadoras e pulverizadores.

Neste artigo, vamos explicar melhor o papel do operador de máquinas agrícolas, quais competências esse profissional precisa ter e o que ele deve fazer para aprimorar as suas habilidades. Continue lendo e confira!

Como é o trabalho do operador de máquinas agrícolas?

O operador de máquinas agrícolas é fundamental em qualquer trabalho no campo. É das suas mãos que partem os comandos dados aos equipamentos, e com uma boa atuação eles conseguem reduzir perdas e maximizar a produtividade das lavouras.

Assim, essa profissão demanda cada vez mais preparo e conhecimento. Os equipamentos agrícolas modernos são máquinas inteligentes e precisas, que automatizam muitas tarefas. Por outro lado, erros na sua operação podem prejudicar o cultivo, gerar desperdícios e até mesmo acidentes de trabalho graves.

Portanto, ainda que não seja um trabalho tão duro como literalmente pegar na enxada, operar uma máquina agrícola é uma responsabilidade imensa, que demanda concentração, prudência, dedicação e conhecimento técnico.

Para evoluir como operador de máquinas agrícolas é preciso, então, combinar a tradição do conhecimento do campo e das lavouras com a disposição para aprender mais e se atualizar o tempo todo.

Por que é importante contratar a pessoa certa?

O operador de máquinas agrícolas é um profissional que vai lidar diariamente com um dos principais patrimônios de um produtor rural: o seu maquinário. O investimento realizado para adquirir equipamentos agrícolas é algo que pesa no bolso de boa parte dos agricultores. Portanto, não seria inteligente deixar essas máquinas nas mãos de uma pessoa desqualificada.

Um bom operador de máquinas é capaz de reduzir a depreciação do maquinário e os custos de manutenção com o uso correto da ferramenta. Além disso, também minimiza perdas e desperdícios em todas as etapas do cultivo, o que reflete em uma produtividade maior e despesas reduzidas.

Mas fazer uma boa contratação pode ser um desafio grande. No segmento agrícola, é incomum que os produtores tenham um setor de Recursos Humanos ou qualquer tipo de processo formal na contratação de mão de obra. Com isso, pode acontecer de a pessoa escolhida para assumir essa função não ser, de fato, a melhor opção.

E mesmo com um processo seletivo mais afiado, pode ser difícil encontrar o candidato certo para a posição de operador de máquinas agrícolas, já que as competências exigidas não são poucas. Por essa razão, além de contratar bem, é fundamental investir na capacitação do operador e, sempre que possível, patrocinar cursos e especializações na área.

Quais competências o operador de máquinas agrícolas deve ter?

Como falamos, o maquinário rural não para de evoluir. Nos últimos anos, máquinas com piloto automático, que dispensam a direção do operador em todo o percurso, se tornaram mais comuns nas lavouras; em breve, veículos totalmente automatizados devem chegar ao campo.

Por essa razão, o conhecimento de informática é fundamental para os operadores, já que muitas vezes é mais importante as configurações do software do maquinário do que a direção manual. Mesmo equipamentos de pequeno porte já estão com bastante tecnologia embarcada, e o operador deve estar familiarizado com ela e capaz de aprender com rapidez as novidades do mercado.

Outra habilidade importante é a capacidade de interpretação de relatórios de operação. Saber o que os números significam é decisivo para entender a hora de realizar manutenção nas máquinas ou a simples correção de ajustes. Também é importante ser capaz de compreender quando o equipamento está sendo “forçado” além dos seus limites operacionais.

Naturalmente, o conhecimento básico da operação agrícola também é um pré-requisito para os operadores. Saber como funciona o trabalho no campo, quando plantar e quando colher, quais as principais pragas e a relação com o clima é algo necessário para o sucesso da produção.

Mesmo que o operador não seja a pessoa que tomará as decisões relacionadas à operação, ele precisa ter uma boa visão desses processos, para que seja capaz de encaixar suas responsabilidades com facilidade no planejamento geral.

Por fim, é interessante que o operador tenha boas noções de manutenção e mecânica. É esperado que especialistas assumam essas responsabilidades quando for preciso reparar ou realizar cuidados com o equipamento, mas, no dia a dia, pequenas correções podem ser necessárias. Além disso, entender do assunto permite que o operador saiba quando indicar uma manutenção preventiva antes de uma quebra.

Como o operador de máquinas pode se qualificar?

Como em qualquer trabalho diretamente relacionado com a tecnologia, a capacitação de um operador de máquinas agrícolas tem um prazo de validade. Mesmo que ele domine a operação de um equipamento específico, em alguns anos essa máquina pode estar obsoleta, e será necessário aprender a lidar com uma nova.

A recomendação principal aqui é tentar se manter conectado com as novidades e tendências da área, participando de eventos de agricultura e acompanhando publicações especializadas, sejam revistas, sejam páginas na internet.

E para se capacitar, é interessante participar dos treinamentos promovidos pelos próprios fabricantes de máquinas, que muitas vezes são gratuitos e abordam bastante conteúdo. Cursos no SENAR e SENAI também são boas opções para adquirir mais conhecimento técnico, assim como a leitura de manuais e materiais de referência das máquinas.

E agora que você já conhece quais competências o operador de máquinas agrícolas deve ter e por que é muito importante contratar a pessoa certa, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores materiais e artigos sobre gestão rural. Esperamos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This