adubação verde

Saiba o que é adubação verde e quais são as vantagens de utilizá-la

O guia completo das melhores práticas de adubação

A adubação verde está entre as boas práticas adotadas dentro da agricultura para promover processos e sistemas produtivos mais limpos e seguros, principalmente em termos de segurança alimentar. No entanto, a prática ainda merece atenção, já que você precisa saber como fazer um bom incremento na fertilização da terra.

Apesar de parecer um pouco complicada, essa técnica é simples e gera diversos benefícios ao agronegócio. Pensando nisso, separamos as principais informações sobre o assunto para ajudar a entender um pouco melhor a adubação verde. Vamos lá? Aproveite a leitura!

O que é adubação verde?

Ela faz parte do processo de plantio verde, promovendo principalmente a reciclagem daqueles nutrientes disponíveis no solo por meio de plantas e espécies específicas — as leguminosas e as gramíneas. O resultado é uma terra mais fértil e produtiva.

Essa é uma técnica agrícola muito eficiente para recuperar os solos degradados, enriquecer aqueles deficitários e conservar os que já passam por intensa atividade. Por isso, podemos dizer que é uma prática sustentável nas lavouras, já que favorece resultados em médio e longo prazo.

Como ela funciona?

A adubação verde mobiliza aqueles nutrientes que estão nas camadas mais profundas da terra, fazendo com que eles fiquem disponíveis para as próximas culturas. Assim, quando absorvem os nutrientes de uma área, eles evitam as perdas em função da lixiviação.

Junto a isso, ela também contribui para amenizar os impactos da atividade agrícola. Propriedades com intenso cultivo empobrecem o solo se não adotarem nenhuma medida eficiente de adubação. Mas, com a adubação verde, ele fica sempre fértil.

Quais são os diferenciais?

Agora que você já sabe o que é adubação verde, chegou a hora de entender quais são os seus principais diferenciais e benefícios, afinal ela:

  • evita o desenvolvimento de ervas daninhas nas áreas de plantio;
  • diminui a perda de água e umidade no solo;
  • aumenta o teor de matéria orgânica na terra;
  • proporciona uma maior disponibilidade de nutrientes para as culturas;
  • aumenta a capacidade de troca de cátions do solo;
  • favorece a produção de ácidos orgânicos, essenciais para solubilizar os minerais;
  • descompacta o solo;
  • reduz os teores de alumínio, aumentando a absorção de fósforo;
  • mitiga a incidência de pragas e doenças;
  • ajuda a combater nematoides;
  • complementa a microbiota positiva dos solos.

Como aplicar?

Para obter as principais vantagens da adubação verde, é preciso saber como colocar esse processo em prática. Em primeiro lugar, é necessário entender que existem diferentes tipos de adubação verde, sendo eles:

  • com leguminosas: aceleram a mineralização do solo e aumentam o nitrogênio disponível;
  • com palhada das gramíneas: oferecem uma cobertura residual que recicla todos os nutrientes do solo, além de reter a água e equilibrar os nutrientes como um todo.

Além disso, é importante não combinar as adubações da mesma espécie da plantação econômica, já que ela facilita a incidência de pragas que prejudicam a safra. A adubação verde deve ser feita durante o tempo de descanso entre uma cultura e outra. É nesse período que o solo está fraco e que a adubação revitaliza a terra, preparando-a para a próxima plantação.

Como você viu, essa é uma maneira segura e potente de preparar o solo para desenvolver as próximas culturas com todo o seu potencial. Do mesmo modo, é uma maneira sustentável de manter o solo produtivo, fornecendo alimentos para toda a população.

Gostou de saber mais sobre a adubação verde? Então, chegou a hora de entender as principais causas e as consequências da degradação do solo!

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.