agricultura de precisão

Como a agricultura de precisão ajuda pequenos e médios produtores?

O guia completo das melhores práticas de adubação

A tecnologia aplicada ao agronegócio trouxe, entre outros avanços, a agricultura de precisão. Mas, os produtores precisam saber que essas inovações não se limitam às grandes propriedades e que estão disponíveis para todos.

Assim, também o pequeno produtor pode melhorar sua produtividade e os resultados de sua produção implementando essas novas tecnologias. Mas, afinal, o que é a agricultura de precisão?

Continue a leitura e descubra como ela ajuda aos pequenos e médios produtores com as tecnologias que utiliza.

O que é a agricultura de precisão?

Uma lavoura, de modo geral, não se apresenta uniforme, mas com algumas diferenças entre os vários talhões da área cultivada. Essas variações entre as plantas se devem a fatores como manchas de solo diferentes na propriedade, topografia do terreno, sombreamento e presença de cursos d’água, entre outros.

A agricultura de precisão constitui um sistema de gestão da produção agrícola que considera justamente esse número de variáveis existentes, mas com precisão e detalhes nas informações, não comuns na rotina dos trabalhos de campo. Para esse fim, costuma operar com diversos tipos de equipamentos avançados de tecnologia para a agricultura.

Quando se pensa em alcançar maior produtividade, é preciso levar em conta a variabilidade existente dentro de uma mesma lavoura. Com essa postura, consegue-se tratar cada área em função das demandas que apresenta, ao invés de adotar o mesmo tratamento, como se toda a propriedade fosse igual.

Assim, por exemplo, sensores de umidade podem apontar um determinado talhão com baixos teores de água naquele trecho de solo, o que se reflete na condição das plantas. Com os dados obtidos, o sistema de irrigação pode ser acionado para irrigar apenas a área com demanda hídrica, economizando trabalho, energia, tempo e água.

Quais os benefícios da agricultura de precisão? 

O sucesso da agricultura de precisão em lavouras do mundo inteiro, desde a escolha do sistema de plantio até a colheita, se deve aos benefícios que oferece para o produtor e que fazem a diferença no resultado final da lavoura. Acompanhe e conheça os principais.

Melhor conhecimento da situação da lavoura

A possibilidade de sobrevoos na plantação por meio de drones torna a inspeção mais ágil e a identificação de irregularidades no estande muito mais fácil. Com isso, é possível providenciar respostas mais rápidas, antes que algum dano se alastre ou se torne irrecuperável. Para se ter uma ideia, pode-se fazer em algumas horas o que levaria dias.

Melhor rendimento operacional

Ao dispor de informações mais detalhadas de cada área da lavoura, o produtor pode organizar suas prioridades e otimizar o tempo com melhores rendimentos operacionais. Assim, ao identificar demandas do campo de forma mais precisa, consegue direcionar seus recursos e suas ações e com isso evitar desperdícios.

Redução do impacto ambiental

Um drone sobrevoando a lavoura identifica reboleiras, por exemplo, com sintomas do ataque de pragas e logo demarca a área atingida utilizando recursos de GPS. Os pulverizadores podem vir embarcados com uma tecnologia de mapa de manchas, em que uma vez identificado os lugares exatos de onde aplicar, o equipamento abre a pulverização somente neste local. Em alguns casos a precisão pode ser de bico a bico.

Melhor desenvolvimento do estande de plantas

Ao atender às diferentes necessidades apresentadas por toda a plantação, as deficiências localizadas podem ser resolvidas em cada trecho, garantindo que todas as plantas possam se desenvolver. O resultado é um estande de plantas melhor e mais uniforme e, claro, com uma melhor produção.

Maior produtividade

A melhoria no rendimento operacional, as prontas e mais adequadas respostas às demandas da lavoura e a redução no consumo dos insumos se traduzem por uma maior produtividade alcançada na colheita. Afinal, o produtor passa a ter uma melhor e mais precisa visão de sua lavoura e os problemas podem ser resolvidos logo que surgem.

Como ela pode ajudar o pequeno e médio produtor rural?

Grande parte das tecnologias disponibilizadas pela agricultura de precisão podem ser de especial interesse para o pequeno e o médio produtor e não se limitam a grandes propriedades. Na verdade, pequenas e médias propriedades apresentam melhores respostas na produtividade ao fazerem uso da agricultura de precisão.

Por sua vez, não se deve vincular a utilização da tecnologia a investimentos elevados. Na verdade, existem até serviços e produtos para a agricultura de precisão sem custo para o produtor. É claro que os melhores resultados requerem algum investimento, mas existe tecnologia desenvolvida para o pequeno e o médio.

De todo modo, o produtor deve definir a tecnologia que melhor se adéqua à sua realidade. Afinal, o objetivo é obter resultados que aprimorem e facilitem a produção agrícola.

Como aplicar a agricultura de precisão?

A tecnologia disponível traz para todos os produtores os instrumentos necessários para que aprimorem sua produção por meio da agricultura de precisão. Dessa forma, a redução dos custos operacionais e a melhoria da produtividade podem ser alcançadas em qualquer propriedade rural. Veja a seguir alguns importantes exemplos.

Barra de Luzes

Considere, por exemplo, os trabalhos de aplicação de fertilizantes e defensivos agrícolas. Nestas atividades, as máquinas devem estar devidamente orientadas para que não ocorram sobreposições que representam custos adicionais e perdas de insumos.

Para evitar esse problema e garantir alinhamento adequado, faz-se uso do equipamento conhecido como barra de luzes. Trata-se de instrumento utilizado para dar maior precisão e orientar o deslocamento do trator ou máquina agrícola em faixas adjacentes reduzindo, desse modo, a sobreposição a cada nova passada.

Controlador automático de seções

O controlador automático de seções atua ligando e desligando os bicos de pulverização de áreas que já receberam o produto. Da mesma forma, liga e desliga automaticamente ao entrar ou sair do talhão trabalhado.

Desse modo, amplia ainda mais a redução de sobreposição já conseguida pela barra de luzes. Na verdade, os dois equipamentos operando com base em GPS e conjuntamente alcançam elevadas respostas no controle da sobreposição. O pequeno e o médio produtor podem dispor dessas facilidades pelo sistema Multicontrol Jacto.

Como você pode ver, a agricultura de precisão vem se desenvolvendo e se aprimorando para atender a todos os produtores, independentemente de seu porte.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp 14.98144.1403, da Jacto – Produtos e descubra os equipamentos para introduzir a agricultura de precisão em sua propriedade.

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Matéria excelente essa sobre agricultura de precisão e o avanço em prol de mais produção e renda ao produtor rural, parabéns

    1. Ficamos felizes que tenha gostado, Waldir!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.