Multicontrol Jacto

Conheça os diferenciais do sistema Multicontrol Jacto

A Agricultura de Precisão trouxe ao campo tecnologias importantes que permitem ao produtor reduzir custos operacionais e alcançar maior produtividade. Essas ferramentas, porém, nem sempre eram acessíveis ao pequeno e médio agricultor, em decorrência do alto investimento. O novo lançamento Multicontrol Jacto pretende mudar esse cenário.

O Multicontrol agora torna acessível diversas tecnologias que antes só eram utilizadas por grandes agricultores. Neste artigo, você vai conhecer melhor suas funcionalidades e quais as vantagens de adotar essa ferramenta!

O que é o sistema de Multicontrol Jacto?

O Multicontrol se refere a um conjunto de soluções tecnológicas que a Jacto desenvolveu para o pequeno e médio produtor. Ele traz uma série de ferramentas, como gerenciador de vazão, barra de luz, corte de seção, piloto elétrico e telemetria, que ficam disponíveis em um único display de monitoramento.

Para que ele serve?

O sistema Multicontrol foi projetado especificamente para as operações de pulverização. Por isso, encontramos nele o módulo que gerencia diferentes aplicações, como controle de vazão e corte de seção.

No entanto, o display do GPS pode ser utilizado para outras operações, já que sua função principal é guiar o operador. Assim, depois da pulverização, se o produtor precisar fertilizar, por exemplo, ele pode trocar o equipamento e utilizar o mesmo display e a barra de luz.

Isso é possível porque o display vai instalado no trator, bastando trocar o implemento. Dessa forma, o equipamento vai indicar para o operador qual o caminho que ele precisa percorrer na lavoura.

Quais são as funcionalidades?

As funcionalidades do Multicontrol Jacto são semelhantes às tecnologias existentes nos pulverizadores automotrizes, tudo integrado em um display touchscreen, na cabine do operador. Entre elas, as seguintes merecem destaque!

Barra de luzes

A barra de luzes é uma função que utiliza GPS, ou sistema de posicionamento global, para orientar o operador no direcionamento da máquina, garantindo que ele se mantenha na linha. Assim, ele sempre saberá o caminho correto a percorrer na lavoura.

Esse nome se deve ao conjunto de LEDs coloridos. A cor verde indica que o trator está no caminho que foi programado. Já o vermelho é indicativo que a máquina saiu do alinhamento.

Sua função principal é auxiliar o operador nas aplicações, como a pulverização. Assim, é possível garantir maior precisão no alinhamento, reduzindo as taxas de sobreposição.

Corte automático de seções

A função básica do corte automático de seções é basicamente aplicar somente onde deve ser aplicado. Para isso, ele desliga as seções da barra que entram em uma parte da lavoura já tratada.

Telemetria

A telemetria está ligada à coleta e ao compartilhamento de informações sobre o trator, os implementos e demais equipamentos. Para isso, utilizam-se diferentes sensores e componentes de hardware para ler dados de localização geográfica (GPS), volume aplicado, histórico de aplicação, entre outros.

Por meio desses dados operacionais, o produtor consegue garantir maior uniformidade e eficiência na aplicação. Trata-se de uma das tendências da agricultura que trazem vantagens enormes ao agronegócio.

Piloto elétrico

O piloto elétrico direciona o trator automaticamente pela lavoura, de modo que o operador consegue direcionar seu foco para outras tarefas importantes, como a estabilidade da barra de pulverização. É uma das bases para o funcionamento do veículo autônomo.

Controlador de vazão

O controlador de vazão garante que o implemento aplique sempre uma quantidade uniforme do defensivo, mesmo em diferentes velocidades de trabalho. Por exemplo, se a máquina anda mais rápido, libera-se mais produto; se for mais devagar, menos, mantendo sempre a aplicação constante em litros por hectare.

5 vantagens que você precisa conhecer

Investir no sistema Multicontrol Jacto traz muitas vantagens ao pequeno e médio produtor, conforme você verá a seguir.

1. Fácil instalação

Uma preocupação da Jacto é desenvolver um produto que seja fácil de instalar e usar. No Multicontrol, todas as operações ficam concentradas em um único display touchscreen. A navegação dentro do sistema também é bastante facilitada. Com no máximo três toques, você chega à função desejada.

O controle da barra de luz também é feito pela própria tela, indicando as áreas que já foram aplicadas. O joystick veio para substituir os botões no controle das barras, de uma forma muito mais intuitiva. Isso garante mais conforto para o operador. Dessa forma, ele consegue manter as barras mais estáveis com maior facilidade.

2. Redução de complexidade

Por meio do Multicontrol, a Jacto trouxe para o pequeno e médio agricultor uma série de tecnologias que antes eram acessíveis apenas a grandes produtores rurais. E não se trata apenas de tornar os recursos alcançáveis, mas também torná-los menos complexos, para facilitar o gerenciamento.

3. Aumento de competitividade

A sobrevivência de pequenos e médios produtores depende de adotar as melhores tecnologias e ganhar competitividade no mercado. Ele concorre com grandes produtores, que estão munidos de tecnologias que lhes dão muito mais produtividade.

Uma vez que essas tecnologias se tornam acessíveis também para o pequeno produtor, ele consegue garantir mais produtividade e custos mais interessantes.

A pulverização de grãos, por exemplo, é uma das operações mais intensivas que existem hoje. Então, o custo da pulverização e dos insumos é muito representativo. Por isso, é importante apostar na qualidade e na agilidade dessa aplicação. É preciso aplicar no lugar certo, e na quantidade certa, para ter o efeito correto e ter a melhor produtividade.

4. Funções da Agricultura de Precisão

Essa ferramenta garante que instrumentos avançados da Agricultura de Precisão estejam disponíveis a pequenos e médios empreendedores rurais.

Vale ressaltar que, quando o grande produtor reduz custos ou aumenta a produtividade, o ganho é muito maior que o do pequeno produtor. Dessa forma, os grandes produtores absorvem melhor a tecnologia por uma questão financeira. Afinal, pelo ganho em escala, o retorno paga a tecnologia mais rapidamente. Isso é diferente em pequenas e médias propriedades.

Por isso, ao longo do tempo, a Jacto trabalhou nessas tecnologias da Agricultura de Precisão para que se tornassem mais acessíveis.

5. Redução do impacto ambiental

Todas as funções do Multicontrol, desde a barra de luzes até o piloto elétrico, tornam as operações muito eficientes. O controle automatizado, por exemplo, evita jogar produto a mais na planta (sobreposição), ou a menos (o que faria o produto ser desnecessariamente jogado em algum lugar), promovendo práticas sustentáveis de produção.

O Multicontrol Jacto é uma ferramenta eficiente desenvolvida com base nas necessidades dos pequenos e médios produtores agrícolas. Ele torna acessível uma série de tecnologias avançadas de controle das operações, que podem garantir agora a esses agricultores maior eficiência e qualidade no trabalho.

Quer saber mais sobre esses equipamentos? Entre em contato com a equipe da Jacto e tire suas dúvidas!

Compartilhe !

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.