irrigação de precisão

Irrigação de precisão: como otimizar o uso da água com tecnologia

O guia completo das melhores práticas de adubação

Em busca de mais sustentabilidade, eficiência e economia, os produtores rurais têm aderido cada vez mais à inovação tecnológica para otimizar seus processos. Uma delas é a tecnologia de irrigação de precisão.

A tecnologia ajuda a usar a água de forma mais consciente e racional. Isso é essencial, uma vez que a escassez de recursos hídricos é uma questão muito preocupante, principalmente, na agricultura.

Neste post, falaremos sobre essa maneira inovadora de irrigar a lavoura e como ela pode ser implementada. Fique com a gente e saiba mais!

O que é irrigação de precisão?

É, basicamente, a gestão consciente da água, focada em seu uso sustentável nas culturas agrícolas, priorizando o momento ideal, na quantidade, local certo e da forma mais adequada a cada situação. Para tanto, leva-se em conta o clima, o tipo de solo, a região e as transformações durante o ano.

Como isso funciona?

O funcionamento da irrigação de precisão usa a tecnologia para gerenciar sistemas que incluem as variações relacionadas à água nos locais irrigados. São consideradas as diferenças ou nuances espaciais existentes na mesma área irrigada, adequando cada ponto.

Sendo assim, é preciso investir em ferramentas de automação, como sensores e softwares, para facilitar o manejo e a administração dos recursos empregados no sistema. Um monitoramento dentro desses moldes permite a coleta de dados em tempo real, o reconhecimento da área a ser irrigada e a predição de desenvolvimento da cultura.

Com isso, torna-se possível verificar o momento ideal para adubar por irrigação, quanto de insumo e de água deve ser usado, a lâmina correta para cada porção de área cultivada, além da hora do dia e outros detalhes precisos.

Quais os benefícios da irrigação de precisão?

Os benefícios dos sistemas de precisão para irrigação são muito significativos. Podemos citar os principais, que já fazem muita diferença tanto para o produtor quanto para o consumidor e o meio ambiente. Vejamos, a seguir:

  • mais economia de energia elétrica;
  • redução de custos e de volume de recursos usados;
  • rega mais eficiente e produtiva;
  • economia de tempo e de mão-de-obra;
  • uma cultura mais homogênea;
  • uso mais eficiente da área cultivada;
  • mais sustentabilidade no processo de irrigação;
  • manejo mais fácil;
  • maior retorno sobre o investimento quando se pensa em produtividade e qualidade do produto.

Há uma tendência de expansão dos satélites e das estações meteorológicas, bem como do desenvolvimento de softwares de processamento e de acessibilidade de dados. Portanto, mesmo o pequeno produtor poderá garantir uma qualidade superior ao seu produto.

Levando-se em conta a variedade de culturas em uma produção localizada, um sistema inteligente poderá conduzir a produção de todas elas, de maneira bastante específica. Ao longo do tempo, isso tende a ampliar a produtividade na agricultura de precisão.

Como implementá-la?

Para implementar a irrigação de precisão, são instalados sensores sem fio, que coletam dados do solo, como umidade em áreas e profundidades distintas, e com auxílio da internet das coisas. Depois, os dados são avaliados para entender as necessidades de irrigação da plantação, com ajuda da inteligência artificial presente nos equipamentos, por meio de algoritmos, que decidem rapidamente e com precisão.

Então, por meio de uma plataforma digital, tais informações são enviadas para computadores na propriedade agrícola. Por sua vez, esses dados vão para a nuvem virtual para serem armazenados e processados.

Por fim, feita a análise, acionam-se os mecanismos de irrigação, de maneira personalizada, nos pontos específicos da cultura. É dessa forma que se consegue otimizar todo o processo de irrigação, tornando o uso da água na agricultura mais racional e adequado.

Como podemos notar, nesses tempos de crises hídricas constantes, investir em irrigação de precisão se tornou fundamental para quem pretende produzir com economia e qualidade. Além disso, ajuda a manter a competitividade no mercado.

Se você deseja saber mais sobre os benefícios dessa tecnologia para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe!

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.