Irrigação sustentável: práticas e benefícios para uma agricultura eficiente
A água é o pilar vital para a economia e para o desenvolvimento social de um país. Portanto, adotar práticas de irrigação sustentável não só traz benefícios significativos para o agronegócio, mas para o meio ambiente, diante das mudanças climáticas e das necessidades emergenciais de melhor aproveitamento de recursos.
No entanto, como podemos assegurar a viabilidade financeira na agricultura enquanto aderimos a essas condutas? A resposta é clara: uma abordagem estratégica que combine uma tecnologia avançada e um planejamento inteligente.
Quer saber como aplicar esse conceito no campo para garantir economia e rentabilidade? Confira o artigo que preparamos e descubra que, apesar dos desafios, o agro ainda floresce, com expansão e força. Boa leitura!
O que é irrigação sustentável?
A irrigação sustentável é um tema perspicaz para a gestão da água utilizada no campo, que visa a minimizar o impacto ambiental e a promover o uso eficiente dos recursos hídricos.
Nesse cenário, o foco na inovação e no desenvolvimento de tecnologias para a agricultura tem sido a chave para o desempenho notável nas safras nas últimas décadas.
Entretanto, para que o avanço continue constante, é preciso estar atento aos desafios. Conforme relatório publicado pela ONU, apesar de haver um aumento de 17% na produção agrícola em comparação há 30 anos, cerca de 821 milhões de pessoas ainda enfrentam insegurança alimentar.
Ainda de acordo com a pesquisa divulgada em 2023, alcançar um crescimento na produção de alimentos que acompanhe a demanda não é uma tarefa simples, especialmente considerando que, até 2050, a produção precisaria aumentar em 70%. Mas, por incrível que pareça, também estamos vivendo uma era de agricultura inteligente, na qual os produtores estão aprendendo cada vez mais a utilizar a tecnologia de maneira estratégica para aumentar sua produtividade, algo que não é visto há décadas.
Dentro desse contexto de transformação digital, destacam-se:
- Inteligência Artificial (IA) para aplicação precisa no campo;
- automação de equipamentos;
- aprendizado de máquina (Machine Learning ou ML) para interpretação de dados;
- sensoriamento remoto.
Quer saber como elas contribuem para uma irrigação sustentável? Veja a seguir!
Quais as técnicas e tecnologias utilizadas?
Atualmente, podemos desfrutar de um sistema de irrigação sustentável que vai além dos modelos de gotejamento. Descubra as técnicas e tecnologias mais inovadoras para esse cenário.
Irrigação inteligente via IoT
O futuro já está acontecendo no agro. Já é possível utilizar a Internet das Coisas (IoT) que permite a coleta de dados em tempo real e proporciona um monitoramento mais eficiente de plantações para uma agricultura de precisão.
O sistema automatizado de IoT, utilizando sensores, ajuda a determinar a quantidade exata de água que as culturas devem receber durante a irrigação.
Irrigação por gotejamento subsuperficial (SDI)
Como o próprio nome indica, envolve a aplicação de água por gotejamento nas camadas mais abaixo da superfície do solo. É uma técnica que proporciona ainda mais economia, pois permite uma aplicação precisa de água às culturas e reduz perdas por evaporação.
Ela pode ser realizada de duas maneiras: por enterrio superficial, em que os gotejadores são alocados apenas a alguns centímetros do solo, e por enterrio profundo, com profundidade em torno de 10 cm. Esse último é recomendado para o cultivo perene.
Hidrogel agrícola
É um gel que, quando incorporado ao solo, atua como uma reserva de água de maneira gradativa. Assim, contribui para a melhoria da qualidade do solo, assegura altos níveis de produtividade nas lavouras e favorece uma maior economia de recursos hídricos.
Aqui no Brasil, essa abordagem já está sendo desenvolvida e aplicada com sucesso em diversos setores, como na cultura do cajueiro e na cafeicultura. Além disso, proporciona maior tolerância durante os períodos de estiagem.
Sistemas de captação e reuso
O sistema de captação assegura a coleta da água da chuva para aproveitamento no campo, sendo uma estratégia amplamente adotada na região semiárida brasileira. Outro aspecto que contribui para a irrigação sustentável é o reuso da água, que pode ser utilizada repetidamente antes de retornar ao seu ciclo natural.
Um dos exemplos aplicados são as cisternas calçadão, uma infraestrutura de cimento construída na parte mais baixa da área para coleta.
Outra abordagem interessante é a implementação de curvas de nível, especialmente em regiões com declividade acima de 45%. Esses contornos incentivam a infiltração lenta da água da chuva no solo e contribuem para restaurar o suprimento de água em quantidade e qualidade adequadas.
Integração de dados com a Jacto Next
Por meio do ecossistema desenvolvido pela Jacto, os produtores alcançam níveis superiores de sustentabilidade, qualidade e desempenho em suas propriedades.
Com a Jacto Next, será possível promover a irrigação sustentável de forma eficaz, com um acompanhamento preciso na coleta de dados de rendimento das culturas e um monitoramento eficiente.
Graças à plataforma EKOS, o agricultor pode acessar on-line toda a infraestrutura instalada para a gestão inteligente da água, como os sensores, os dados climáticos, a análise de sensoriamento remoto para planejamento e acompanhamento da rentabilidade, além da análise preditiva contra potenciais adversidades.
Quais são os benefícios da irrigação sustentável?
Contribuição para a conservação do solo
Técnicas sustentáveis de irrigação auxiliam na manutenção da estrutura do solo e na diminuição da erosão.
Com a aplicação de água de forma controlada, evitamos a formação de sulcos, a remoção das camadas superficiais ricas em nutrientes e possíveis voçorocas. Assim, a integridade do campo é mantida, e a fertilidade a longo prazo é garantida.
Uso de energia consciente
A irrigação sustentável também pode diminuir o consumo de energia. Sistemas eficientes, como o de irrigação por gotejamento, requerem menos gastos para operar em comparação com métodos convencionais de aspersão.
Adicionalmente, a automação desses sistemas, como mencionado no início do artigo, possibilita um controle preciso sobre a quantidade de água utilizada, o que otimiza os recursos e diminui os custos operacionais para os agricultores.
Promoção da adoção de inovação
Com a implementação dos sensores de umidade, sistemas de monitoramento remoto e software de gestão hídrica com IA, podemos melhorar a eficiência das operações agrícolas para colheitas de excelência e usufruir de um planejamento mais acertado dos recursos hídricos.
Elevação da produtividade no campo
Não é mais segredo que, com uma aplicação eficiente, além de prevenirem danos nas plantas, os agricultores podem melhorar seus resultados de colheita e garantir produções acima da média no campo.
Como vimos, os métodos de irrigação sustentável oferecem uma gama de benefícios que vão além da conservação de água. À medida que os desafios da escassez e das mudanças climáticas se tornam mais urgentes, adotar práticas alinhadas com o meio ambiente se torna vital para assegurar a sustentabilidade e a capacidade de adaptação do nosso agronegócio a longo prazo.
Gostou do artigo? Para não perder nenhuma novidade das tendências no campo, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram, no LinkedIn e no Facebook!

