João Pierobon: veja a entrevista exclusiva com o influenciador agro!
João Pierobon

Conheça João Pierobon: o influenciador agro que fala sobre rotina no campo

Não há como negar que as redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Um dos principais reflexos desse cenário é que os influenciadores digitais, que são aquelas pessoas que se destacam na Internet com seus conteúdos sobre variados assuntos, passam a exercer um papel cada vez mais importantes em nossas vidas, seja em momentos de lazer, seja em situações que envolvem tomadas de decisão.

Essa tendência que começou nos ambientes urbanos tem crescido muito também no meio rural, o que possibilitou o surgimento de diversos agroinfluencers, como são chamados os influenciadores especialistas em temas que interessam aos trabalhadores do campo. Atenta a esse movimento, a Jacto começa a partir de agora uma série de entrevistas com esses formadores de opinião.

Nosso primeiro convidado é João Gabriel Furlan Pierobon, mais conhecido nas redes apenas como João Pierobon, que também é o nome do seu canal. Acompanhe o post para conhecê-lo um pouco mais e confira o que ele nos contou nessa entrevista exclusiva!

Quem é João Pierobon?

Atualmente com mais de 107 mil inscritos em seu canal no YouTube, João Pierobon é um dos principais nomes na plataforma que tratam sobre a rotina do campo. Natural de Piracicaba, no interior de São Paulo, ele é formado em Engenharia de Produção e divide o seu tempo entre as atividades no campo e a produção dos conteúdos online.

Segundo ele, o seu canal começou sem grandes pretensões, a ideia era apenas registrar a sua rotina de trabalho com a câmera que havia comprado. No entanto, ainda em 2014, ele logo identificou que era um dos poucos a publicar vídeos nesse segmento e viu aí uma grande oportunidade. “Foi uma visão de mercado, de audiência que eu tive de perceber que não tinha esse tipo de conteúdo”, lembrou Pierobon.

De olho no momento de crise que o agronegócio atravessava na época, ele conta que decidiu apostar mais fichas na produção de vídeos a partir de então. Além da experiência de quem sempre ajudou nas atividades do sítio da família desde criança, João se dedicou também a entender como funcionam as redes, a identificar o público que queria atingir e descobrir como mantê-lo engajado. O resultado disso é que os seus vídeos já têm quase 10 milhões de visualizações e o seu canal continua crescendo a cada dia.

Quais são os assuntos abordados no canal?

João Pierobon sempre teve a sua vida ligada ao campo, por isso, ele sabe bem quais são os assuntos que estão em alta e que vão chamar a atenção da sua audiência. A maioria dos seus vídeos tem o objetivo de retratar as suas atividades nas plantações, mas o seu canal também conta com análise de máquinas e equipamentos, comparativos entre veículos pesados e curiosidades em geral.

Em seu vídeo mais acessado, que já tem quase 600 mil visualizações, João passou por um grande susto enquanto realizava o gradeamento de terra em sua propriedade. “Eu estava trabalhando, preparando terra a alguns quilômetros do sítio, quando minha mãe me ligou e me disse para ir embora porque dois rapazes de moto estavam perguntando onde eu estava com o trator, porque precisavam rebocar o carro deles que estava atolado. Mas como era um dia de sol e havia dias sem chuva, desconfiamos”, ele nos contou.

Outra situação inusitada que ele contou foi quando o seu trator ficou preso em uma valeta. Apesar de não parecer tão funda ao assistir o vídeo, João garante que o desafio era maior do que aparentava. “Com certa experiência, consegui sair da valeta sem precisar chamar ninguém. Ainda bem que meu trator era pneu balão, se fosse normal, teria capotado”, relembra aliviado.

Seja qual for o assunto, João aposta bastante no seu carisma e maneira de se comunicar para conquistar o público. Segundo ele, a sua intenção com a publicação dos conteúdos, além de alertar sobre os riscos da profissão, é mostrar aos agricultores as novidades do setor — especialmente aos pequenos produtores, que nem sempre têm acesso aos recursos e tecnologias mais modernos.

Qual é a sua visão sobre a agricultura hoje e as tendências para o futuro?

Toda a identificação que João Pierobon tem com a agricultura faz com que ele seja naturalmente apaixonado por esse universo. No entanto, ele também nos contou os pontos que, em sua opinião, poderiam ser diferentes.

O principal deles é o modo como ele entende que os agricultores são vistos pelas pessoas. “Meu sentimento é que, muitas vezes, a sociedade brasileira nos enxerga como criminosos, o que não acontece em outros países. Embora boa parte da economia seja levada pela agricultura, vejo pela mídia que algumas pessoas não reconhecem”, destaca o agroinfluencer. Para ele, o ideal seria que todos compreendessem a importância do agronegócio e saíssem em defesa dos agricultores, que são os grandes responsáveis pelo sucesso do setor.

Quanto ao futuro do agronegócio, Pierobon aposta que a automação será a principal tendência nas lavouras. Ele acredita que até mesmo os insumos serão beneficiados pelo avanço da tecnologia, o que os tornará mais resistentes a pragas e doenças. Contudo, João também espera que as novas ferramentas se tornem acessíveis aos pequenos produtores, que, em geral, trabalham com solos pouco férteis e equipamento ultrapassados.

Como João Pierobon avalia as máquinas e os equipamentos da Jacto?

Para dar conta de todas as tarefas do campo, João trabalha com diversos tipos diferentes de máquinas. Por isso, a confiança nos fabricantes é um requisito fundamental na hora de decidir qual equipamento será adquirido.

Ao fazer essa avaliação, João diz que a Jacto é uma das marcas que saem na frente. Ele destaca a seriedade, o relacionamento com os clientes e, sobretudo, a tecnologia utilizada. “A gente vê lá fora muita coisa sendo desenvolvida, que às vezes nem chegam aqui. Mas a Jacto é uma empresa que consegue trazer para o Brasil as tecnologias que lá fora funcionam. Se uma empresa quer pegar grande parte da fatia de mercado em nosso país, tem que levar a tecnologia a sério”, complementa.

E aí, o que achou da nossa primeira entrevista exclusiva com um dos principais agroinfluencers do país? Se você gostou, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca as próximas entrevistas com os maiores influenciadores do agronegócio!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This