agricultura 5.0

O que a Agricultura 5.0 reserva para o campo? Entenda o cenário

O guia completo das melhores práticas de adubação

A agricultura evoluiu muito nos últimos tempos e, com isso, o uso de tecnologias cresceu expressivamente no setor, proporcionando uma série de mudanças. E não é para menos, já que a agricultura 5.0 reserva diversas melhorias para o agronegócio.

Quer saber mais sobre o assunto e ainda entender como se beneficiar dela? Então continue sua leitura e aproveite o conteúdo que preparamos para você! Fique de olho.

O que é a agricultura 5.0?

O uso de tecnologia na agricultura não é algo necessariamente novo, mas vem se intensificando ao longo dos últimos anos. Os avanços conquistados nos segmentos tecnológicos refletiram principalmente no modo como o produtor interage com suas atividades.

A agricultura 5.0 é justamente um novo modelo de produção, baseado principalmente nos recursos proporcionados pela tecnologia. Entre eles estão:

  • o mapeamento das áreas via satélite;
  • a análise de solo georreferenciada;
  • a pulverização de produtos com drones;
  • as tecnologias para o plantio;
  • os sistemas de gestão integrada;
  • entre outros.

Além de tudo isso, a agricultura 5.0 também é crucial para o aperfeiçoamento dos processos de tomada de decisão que, aliados à Inteligência Artificial, alcançam um potencial muito maior de acertos. A análise de dados e a biotecnologia são outros exemplos dessa mudança.

Quais são suas principais características?

A agricultura 5.0 é a evolução da agricultura 4.0. Ela aproveita todos os recursos desenvolvidos no último período para agir de maneira focada em pontos específicos do negócio — seja em melhorar a aplicação de defensivos e fertilizantes na lavoura ou em resolver problemas específicos e biológicos da planta.

Seu principal objetivo é customizar soluções a partir do emprego de robótica, da Inteligência Artificial e da automação. Assim, o produtor pode usar seus conhecimentos e direcionar sua energia para o desenvolvimento do negócio.

Outra característica marcante dessa nossa fase é a busca por sustentabilidade. A agricultura 5.0 permite que as lavouras se tornem mais limpas, menos agressivas ao meio ambiente e, por consequência, mais duráveis, o que também melhora os resultados para o produtor.

Como ela impacta no mercado e na atuação do produtor rural?

A agricultura 5.0 muda consideravelmente a forma de atuação do produtor rural, fazendo com que ele se torne mais eficiente e preciso nas suas decisões.

Isso significa maiores condições para:

  • mitigar danos ambientais causados pela atividade, construindo uma imagem mais sustentável;
  • aperfeiçoar os sistemas de produção e a utilização de insumos;
  • melhorar a comunicação entre o produtor, os operadores e os agrônomos;
  • diminuir os riscos de perdas em função do clima, de pragas e de desastres naturais;
  • reduzir custos com desperdício;
  • ampliar a renda do produtor e a qualidade dos seus produtos.

O que fazer para se adaptar à agricultura 5.0?

O primeiro passo importante para se adaptar à agricultura 5.0 é entender que o mercado está exigindo uma nova mentalidade do produtor. O consumidor quer ter acesso à forma como seus alimentos são produzidos e querem isso porque precisam ter a certeza de que os processos são sustentáveis e que respeitam o meio ambiente, por exemplo.

Ao mesmo tempo, é necessário ter consciência de que a demanda por alimentos no mundo é alta e a tendência é que ela continue a crescer exponencialmente. Para dar conta disso, é fundamental produzir mais sem aumentar os custos e os esforços na mesma proporção.

Sendo assim, a agricultura 5.0 e toda a sua tecnologia são, em conjunto, a estratégia necessária para que os produtores consigam aumentar a sua eficiência operacional, sua produtividade e os bons resultados. Só a partir desse entendimento é que você estará preparado para começar a implementar novas abordagens.

E se você está interessado em saber mais sobre o futuro no campo, não deixe de conferir nosso post Biodiversidade e agricultura: como ser sustentável no agronegócio?

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Eu amo agricultura…
    Força na produção.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.