Pulverizador: conheça os melhores produtos do mercado!
pulverizador

Como escolher o melhor pulverizador para o seu trator?

Os pulverizadores agrícolas permitem que defensivos e fertilizantes sejam aplicados em grandes lavouras com maior agilidade e eficiência. Trata-se de operações indispensáveis para alcançar uma boa produtividade e garantir a safra. Mas como escolher o melhor pulverizador para o seu trator?

Essa decisão é de grande importância, pois está relacionada à viabilidade econômica da sua lavoura e à qualidade dos seus produtos. Por exemplo, um equipamento superdimensionado poderia ser um desperdício de recursos. Por outro lado, uma máquina abaixo da capacidade necessária comprometeria o desempenho, além de aumentar os custos da operação.

Ademais, há recursos agregados aos pulverizadores que podem fazer grande diferença na aplicação dos produtos, como redução da deriva, certos níveis de automação e otimização de todo o processo.

Por isso, vamos apresentar para você algumas dicas de como escolher o melhor pulverizador para o seu trator. Confira!

Avalie as necessidades da sua lavoura

O primeiro passo é olhar para a própria lavoura e definir qual é a sua demanda. Ao passo que pequenas plantações exigem equipamentos manuais, lavouras de médio e grande porte necessitarão de uma máquina mais potente e robusta, como implementos acoplados a tratores ou do tipo carreta, sobre os quais falaremos mais adiante.

É preciso lembrar também que as características da lavoura, como porte das plantas e espaçamento entre linhas, são pontos importantes na hora da escolha.

Conheça os tipos de pulverizador para trator

Tratando-se de um pulverizador para trator, já excluiremos os manuais e costais, que são usados para operações em pequenas lavouras, jardins, pastos e fruticultura, por exemplo, em razão de sua baixa capacidade. Assim, podemos dividir os demais pulverizadores em quatro grupos:

  • barra (acoplado e carreta): ao longo da barra são instalados diversos bicos de pulverização. Sua longa extensão permite a aplicação de insumos em uma grande variedade de cultivos anuais, como milho, soja e trigo;
  • canhão (acoplado e carreta): aplica produtos a uma longa distância, com um funcionamento semelhante ao turboatomizador;
  • turbo (acoplado e carreta): um conjunto de ventilador e defletores criam uma espécie de cortina de ar em forma de leque para aplicar os produtos, especialmente em espécies arbustivas.

Informe-se sobre a capacidade do pulverizador

O volume do armazenamento do pulverizador pode variar bastante e deve ser um dos principais aspectos a serem avaliados. Afinal, quanto menor um tanque, mais vezes ele precisará ser reabastecido. Isso significa que será necessário perder tempo nas idas e vindas, aumentando também o consumo de combustível.

Além disso, carregar mais do que o necessário pode resultar em maior gasto de combustível, exigindo também maior potência da máquina. Assim, o ideal é avaliar a necessidade do volume aplicado de insumos que você precisará e escolher o pulverizador conforme a necessidade.

Agora que você já conheceu os principais tipos de equipamentos, vamos falar mais sobre alguns dos principais modelos de pulverizador para o seu trator disponíveis no mercado!

Conheça as características dos produtos

Conheça a linha completa de pulverizadores para trator da Jacto e saiba qual deles é o ideal para sua a lavoura!

Barra acoplado

Na linha de pulverizadores barra acoplados, a Jacto traz oito equipamentos reunidos em quatro linhas:

  • PJ 401: é indicado para pequenas e médias propriedades. Seu tanque de 400 litros de alta resistência aguenta impactos e corrosões;
  • CONDORITO 400: sua barra de 10 metros e tanque de 400 litros também vão bem em propriedades de menor porte;
  • CONDOR: a linha conta com equipamentos de 600 a 800 litros. São produtos muito versáteis e com baixo custo de manutenção. Contam com barras que vão de 12 a 18 metros, dependendo do modelo;
  • FALCON AM14/VORTEX: têm tanques de 600 litros de capacidade e barras hidráulicas estabilizadas de 14 metros. O sistema Vortex proporciona ótima penetração e cobertura, com ou sem vento.

Barra carreta

São três linhas de pulverizadores barra carreta que trazem dez modelos para as mais diversas necessidades de aplicação:

  • CORAL e COLUMBIA: são linhas que contam com reservatórios de 2.000 litros e barras de 12 a 18 metros. Por isso, garantem maior produtividade, autonomia e conforto ao longo da operação;
  • ADVANCE: a linha Advance assegura ainda mais eficiência na aplicação, pois apresentam barras de 18, 21 e 24 metros, e tanques com capacidade de 2.000 e 3.000 litros. Além disso, seu sistema de suspensão trapezoidal reduz o impacto de trepidações por meio de amortecedores e molas no quadro das barras.

Canhão acoplado

A linha JATÃO traz alta performance e robustez a baixo custo. São produtos bastante versáteis e podem ser adotados em horticulturas, floriculturas, cultura de cereais e também na pecuária:

  • AJ 401: alcança até 30 metros;
  • JATÃO 400: chega até 35 metros;
  • JATÃO 600: atinge 35 metros com seu ventilador de 600 mm, e tem um reservatório com capacidade até 600 litros.

Canhão carreta

No modelo canhão carreta, a Jacto disponibiliza o produto JATÃO 2000, um equipamento robusto e de baixo custo. Tem um tanque de 2.000 litros em fibra de vidro de alta resistência, alcançando até 35 metros para uma boa cobertura na faixa de aplicação.

Turbo acoplado

Conheça os pulverizadores turbo acoplado da Linha ARBUS, com uma série de atomizadores recomendados para frutas:

  • ARBUS 200: um produto versátil com capacidade de 200 litros, que consegue atender vários tipos de plantio;
  • ARBUS 270: são 70 litros a mais do que o modelo anterior, mantendo sua versatilidade e eficiência;
  • ARBUS 300: por causa do seu tamanho compacto, é muito recomendado em lavouras de uva, podendo trabalhar embaixo das videiras sem causar danos aos cachos;
  • ARBUS 400: seus 400 litros permitem trabalhar por mais tempo em uma extensão maior.

Turbo carreta

A Linha ARBUS também reúne um grupo de pulverizadores do tipo turbo carreta com capacidades superiores aos modelos acoplados:

  • ARBUS 500: os 500 litros proporcionam ótimo rendimento operacional, além de ter um eixo articulado que permite realizar manobras em passagens mais estreitas;
  • ARBUS 1000: se deseja um maior controle entre volume de ar, tamanho da gota e velocidade de trabalho, essa é uma ótima opção, graças à combinação entre ventilador e ramais de pulverização;
  • ARBUS 1500: seu ventilador de 850 mm contribui para uma cobertura e penetração do produto mais eficientes;
  • ARBUS DIAMOND: também com 1.500 litros de capacidade, como o anterior, mas 120 kg mais leve, além de características que o direcionam para culturas de uvas, laranjas, ameixas, maçãs, entre outras semelhantes;
  • ARBUS 2000 TF e TP: esses 2.000 litros dão um rendimento 33% maior do que o modelo anterior, sendo recomendado para diversas culturas de alto e baixo portes;
  • ARBUS 4000: esse é o mais potente da linha Arbus, com 4.000 litros que garantem o melhor rendimento operacional.

A escolha do melhor pulverizador para trator a ser usado na sua lavoura não é uma decisão que deverá ser feita sem um planejamento e uma análise adequados. Avalie com cuidado as necessidades da sua lavoura, informe-se sobre os tipos de equipamentos disponíveis e analise suas características com cuidado para encontrar um modelo que melhor se adapte às necessidades da sua produção.

Quer uma ajuda nessa escolha? Então, não deixe de entrar em contato com a gente. Daremos a você todas as orientações necessárias com base na realidade da sua propriedade!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This