ciclo de produção agrícola

Saiba como gerenciar o ciclo de produção agrícola estrategicamente

O guia completo das melhores práticas de adubação

O ciclo de produção agrícola é todo o processo pelo qual um determinado produto passa. Quando falamos de uma planta específica, seu ciclo produtivo vai desde a compra da semente até o beneficiamento da colheita. Mas, quando falamos da agricultura como um todo, ele é um pouco maior.

No segundo caso, o ciclo de produção começa no planejamento do que será feito em uma determinada propriedade ao longo de um ano ou todo o sistema produtivo. Isso pode incluir, por exemplo, todo o calendário de plantio agrícola, mas também a rotação de culturas, a compra de maquinários e tantos outros fatores.

Quer saber mais sobre o assunto? Então vem com a gente!

Como fazer um gerenciamento do sistema de produção agrícola?

O gerenciamento desse ciclo é importante principalmente para reduzir o custo de produção agrícola e otimizar a eficiência do processo, alavancando a produtividade e, em consequência, a lucratividade de uma propriedade. Portanto, torna a agricultura mais inteligente e rentável.

Para isso, ele precisa percorrer algumas etapas, como as que você verá a seguir. Fique de olho!

Planejamento Agrícola

O planejamento agrícola é a primeira etapa e, talvez, a mais importante delas. Deve ser feita com base em estudos de mercado, previsões climáticas e em um levantamento de custos de produção. É preciso avaliar todos os fatores que podem interferir em uma cultura, elegendo quais serão os insumos necessários para que ela se desenvolva de forma adequada e alcance todo o seu potencial produtivo.

Geralmente, ele é feito entre os períodos de janeiro e março de cada ano, para definir:

  • as culturas;
  • as operações necessárias;
  • os fertilizantes demandados;
  • os corretivos;
  • os defensivos;
  • as sementes;
  • e as máquinas.

Compra de Insumos

A próxima etapa é a da compra dos suprimentos que serão necessários para a cultura. Um bom planejamento e negociação dessa etapa pode ajudar a otimizar vários custos, identificando e aproveitando oportunidades para adquirir os insumos corretos por um preço competitivo.

Preparo, semeadura e manejo

Com os insumos em mãos, é chegada a hora de preparar o solo, criando as melhores condições para que as sementes e plantas se desenvolvam, com as características físicas ideais e o controle de fatores como erosão e infiltração de água.

O planejamento eficiente das variedades de cultura também é importante. É preciso eleger estrategicamente quando cada cultura será introduzida, aproveitando o máximo potencial de cada uma delas. Para tanto, a mão de obra deve ser qualificada e os equipamentos devem ser de alto desempenho operacional.

Colheita

O último passo é a colheita e é importante se certificar de que ela ocorra na época certa. Para tanto, é fundamental que o produtor esteja de olho e acompanhando a previsão meteorológica, além de mobilizar todos os recursos e equipamentos necessários para que tudo ocorra dentro dos prazos determinados.

Como a tecnologia pode ajudar nesse sentido?

A tecnologia ajuda a mensurar e a monitorar todos os dados relativos ao calendário de plantio agrícola. Com isso, o produtor rural consegue ter maior controle sobre o que está acontecendo, além de contar com uma maior previsibilidade em relação à lavoura.

Além disso, todo esse banco de dados pode se tornar uma fonte segura e confiável para insights valiosos dentro do processo de tomada de decisão. Isso é fundamentalmente importante para acertar nas escolhas durante o período produtivo, mas também depois, na negociação com os clientes e na gestão financeira do negócio, por exemplo.

O que a Jacto Next oferece para a gestão do seu negócio?

A Jacto Next disponibiliza a tecnologia necessária para facilitar a gestão do seu negócio. Isso tudo é oferecido por meio de soluções integradas e completas para a Agricultura 4.0, com:

  • Instrumentação Multimarcas;
  • Assinatura de Correções de Sinais (GPS);
  • Desbloqueio de Taxa Variável.

E em treinamentos, como:

  • Treinamento Operacional;
  • Tecnologia de Aplicação;
  • Inspeção de Máquinas.

Além disso, contamos com diversos serviços que contribuem com a digitalização da fazenda, o que inclui desde a ampliação da cobertura de sinal de internet até a gestão efetiva das operações.

Gostou deste texto e entendeu como gerenciar o ciclo de produção agrícola de forma estratégica? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, deixe seu comentário aqui embaixo!

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.