
Saiba como gerenciar o ciclo de produção agrícola estrategicamente
O ciclo de produção agrícola é todo o processo pelo qual um determinado produto passa. Quando falamos de uma planta específica, seu ciclo produtivo vai desde a compra da semente até o beneficiamento da colheita. Mas, quando falamos da agricultura como um todo, ele é um pouco maior.
No segundo caso, o ciclo de produção começa no planejamento do que será feito em uma determinada propriedade ao longo de um ano ou todo o sistema produtivo. Isso pode incluir, por exemplo, todo o calendário de plantio agrícola, mas também a rotação de culturas, a compra de maquinários e tantos outros fatores.
Quer saber mais sobre o assunto? Então vem com a gente!
Como fazer um gerenciamento do sistema de produção agrícola?
O gerenciamento desse ciclo é importante principalmente para reduzir o custo de produção agrícola e otimizar a eficiência do processo, alavancando a produtividade e, em consequência, a lucratividade de uma propriedade. Portanto, torna a agricultura mais inteligente e rentável.
Para isso, ele precisa percorrer algumas etapas, como as que você verá a seguir. Fique de olho!
Planejamento Agrícola
O planejamento agrícola é a primeira etapa e, talvez, a mais importante delas. Deve ser feita com base em estudos de mercado, previsões climáticas e em um levantamento de custos de produção. É preciso avaliar todos os fatores que podem interferir em uma cultura, elegendo quais serão os insumos necessários para que ela se desenvolva de forma adequada e alcance todo o seu potencial produtivo.
Geralmente, ele é feito entre os períodos de janeiro e março de cada ano, para definir:
- as culturas;
- as operações necessárias;
- os fertilizantes demandados;
- os corretivos;
- os defensivos;
- as sementes;
- e as máquinas.
Compra de Insumos
A próxima etapa é a da compra dos suprimentos que serão necessários para a cultura. Um bom planejamento e negociação dessa etapa pode ajudar a otimizar vários custos, identificando e aproveitando oportunidades para adquirir os insumos corretos por um preço competitivo.
Preparo, semeadura e manejo
Com os insumos em mãos, é chegada a hora de preparar o solo, criando as melhores condições para que as sementes e plantas se desenvolvam, com as características físicas ideais e o controle de fatores como erosão e infiltração de água.
O planejamento eficiente das variedades de cultura também é importante. É preciso eleger estrategicamente quando cada cultura será introduzida, aproveitando o máximo potencial de cada uma delas. Para tanto, a mão de obra deve ser qualificada e os equipamentos devem ser de alto desempenho operacional.
Colheita
O último passo é a colheita e é importante se certificar de que ela ocorra na época certa. Para tanto, é fundamental que o produtor esteja de olho e acompanhando a previsão meteorológica, além de mobilizar todos os recursos e equipamentos necessários para que tudo ocorra dentro dos prazos determinados.
Como a tecnologia pode ajudar nesse sentido?
A tecnologia ajuda a mensurar e a monitorar todos os dados relativos ao calendário de plantio agrícola. Com isso, o produtor rural consegue ter maior controle sobre o que está acontecendo, além de contar com uma maior previsibilidade em relação à lavoura.
Além disso, todo esse banco de dados pode se tornar uma fonte segura e confiável para insights valiosos dentro do processo de tomada de decisão. Isso é fundamentalmente importante para acertar nas escolhas durante o período produtivo, mas também depois, na negociação com os clientes e na gestão financeira do negócio, por exemplo.
O que a Jacto Next oferece para a gestão do seu negócio?
A Jacto Next disponibiliza a tecnologia necessária para facilitar a gestão do seu negócio. Isso tudo é oferecido por meio de soluções integradas e completas para a Agricultura 4.0, com:
- Instrumentação Multimarcas;
- Assinatura de Correções de Sinais (GPS);
- Desbloqueio de Taxa Variável.
E em treinamentos, como:
- Treinamento Operacional;
- Tecnologia de Aplicação;
- Inspeção de Máquinas.
Além disso, contamos com diversos serviços que contribuem com a digitalização da fazenda, o que inclui desde a ampliação da cobertura de sinal de internet até a gestão efetiva das operações.
Gostou deste texto e entendeu como gerenciar o ciclo de produção agrícola de forma estratégica? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, deixe seu comentário aqui embaixo!