EletroVortex

EletroVortex: aprenda como fazer a pulverização em outro nível

Pensado para trazer um novo conceito de pulverização ao mercado, o Uniport 3030 EletroVortex é uma evolução de outras tecnologias já existentes. No momento de sua criação, a Jacto teve como objetivo potencializar soluções que trabalhavam de forma separada.

O resultado foi uma máquina com alto rendimento operacional, que propicia aumento da produtividade, mais qualidade na produção dos alimentos e elevado nível de proteção ambiental.

Como todos esses elementos são reunidos em um só equipamento? Quais características fazem o Uniport 3030 EletroVortex ser tão eficiente? É o que vamos explicar neste post. Leia e entenda por que vale o custo-benefício!

Conheça a EletroVortex

O Uniport 3030 EletroVortex é uma nova máquina lançada pela Jacto, focada em rendimento operacional, precisão e produtividade. Esses objetivos foram conquistados com a tecnologia embarcada no equipamento, que se tornou uma evolução e uma solução exclusiva da empresa.

Ela maximiza a qualidade da aplicação, já existente na linha de pulverizadores da Jacto. Alcança esse propósito por ser resultado da união de duas outras tecnologias: assistente de ar Vortex e carregamento eletrostático das gotas.

Como resultado, há melhoria do depósito de defensivos ao longo da planta e menos suscetibilidade ao ataque de patógenos. Também é verificada a redução da necessidade de interrupções devido a variações climáticas, principalmente relacionadas ao vento e à inversão térmica. Outros benefícios da tecnologia de pulverização são:

  • execução com uma taxa de aplicação menor, que exige menos paradas para abastecimento do reservatório principal;
  • aumento do rendimento operacional de até 35% devido à disponibilidade maior de trabalho diário;
  • precisão nas pulverizações, com redução das aplicações durante o ciclo de cultura;
  • crescimento da produtividade das culturas, especialmente soja e algodão, que chegam à elevação de 5% e 10%, respectivamente;
  • diminuição do número de reentradas para controle de pragas e/ou doenças, a partir do controle e da recomendação de um especialista.

Esses benefícios já mostram por que vale a pena usar a EletroVortex. No entanto, ainda existem outros dados a considerar.

Um deles é o total de perdas devido a pragas na lavoura. Um estudo da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) mostra que elas chegam a R$ 55 bilhões por ano.

Em relação aos investimentos feitos para controlar as pragas, uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) indicou que só para o controle da ferrugem asiática da soja são gastos R$ 5,75 bilhões por ano. Se não houvesse esse controle, as perdas chegariam a 30% da produtividade.

Saiba como a EletroVortex melhora a pulverização

As duas principais tecnologias que levam à eficiência da EletroVortex são o carregamento eletrostático das gotas e o assistente de ar Vortex. O primeiro contém bocais eletrostáticos e fontes de alta tensão.

Com isso, o depósito de defensivos ao longo da planta tem melhor qualidade. Isso significa que as limitações do próprio produto com relação à eficiência e à velocidade de absorção são amenizadas.

Junto a isso, vem o assistente de ar Vortex. Ele conduz as gotas até o alvo de modo mais rápido e protegido. Isso acontece porque, ao passar pelo bocal eletrostático, elas recebem cargas negativas que atraem até as plantas. Assim, ambas as faces são contempladas. O engenheiro da Jacto, Rodrigo Gomes Madeira, explica melhor:

“Como as gotas estão carregadas com cargas opostas às que estão nas plantas, temos a atração das gotas carregadas até as folhas das plantas. Com isso, o rendimento da pulverização aumenta, ou seja, aumenta o número de gotas que fica nas plantas, e não vai para o meio ambiente como deriva. O resultado é o melhor aproveitamento da aplicação dos produtos na pulverização.”

É importante destacar que a velocidade do ar pode chegar a 110 km/h, sendo que há 5 níveis de ajustes. Existem dois ventiladores, que fornecem o suficiente para o transporte das gotas até o último nível de pulverização.

Desse modo, você consegue ajustar o ar de acordo com o tipo e o estágio de desenvolvimento da cultura. Além disso, as lonas têm formato cônico ao longo da barra para trazer uniformidade à velocidade do ar nos bicos de pulverização.

O resultado é maior penetração na cultura, menor deriva e melhor status da máquina para trabalhar em outras condições de vento. Assim, as gotas são finas — uma característica a considerar antes de optar pelo Uniport 3030 EletroVortex.

Essa particularidade também permite melhor deposição e viabilidade de uso das gotas mais finas, que são direcionadas pela cortina de ar e o carregamento eletrostático.

Veja o modo correto de usar esse equipamento

O Uniport 3030 EletroVortex é indicado para o uso de aplicações de fungicidas e defensivos agrícolas de gotas mais finas. Ele também pode ser usado com baixos volumes de aplicação, quando apresenta bons resultados. Segundo o gerente de produtos das linhas de pulverizadores automotrizes e adubadoras da Jacto, Paulo Guidão:

“A nova tecnologia de aplicação EletroVortex presente no Uniport 3030 permite melhorar a eficiência das aplicações, reduzir as perdas por deriva e tem grande potencial de reduzir os volumes e a quantidade de aplicações e aumentar a produtividade da área tratada.”

Para chegar a esse patamar, é preciso fazer o uso correto do equipamento. As considerações do manual de instruções devem ser consideradas. Mais que isso, alguns fatores interferem nos resultados:

  • espectro de gotas;
  • ponta de pulverização;
  • volume de aplicação;
  • tensão de carregamento da gota;
  • velocidade de saída do ar;
  • distância em relação ao alvo;
  • variáveis climáticas.

Em outras palavras, há melhor aplicação em todas as partes da planta, inclusive na parte inferior das folhas. Em condições de maior área ou culturas mais fechadas, a assistência de ar favorece a penetração e produz uma barreira de proteção para as gotas.

O Uniport 3030 EletroVortex ainda está equipado com o conjunto Omni 700 de série. Isso significa que tem controle de pulverização por GPS, composto por barra de luzes, piloto automático hidráulico, controlador automático bico a bico, repetidor de operações e sistema que reproduz o controle de altura das barras e a velocidade do operador durante o processo.

Com todos esses recursos, fica claro que o Uniport 3030 EletroVortex é a melhor opção para quem deseja alcançar eficiência com ótimo custo-benefício. Devido à tecnologia embarcada, você verá os resultados surgirem e impactarem a sua produção.

É o que você quer alcançar na sua lavoura? Entre em contato conosco e converse com nossos profissionais para saber como a Jacto pode levar seus resultados para outro nível!

Powered by Rock Convert

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.