peças originais

Qual é a importância de utilizar peças originais nos implementos agrícolas?

O guia completo das melhores práticas de adubação

Máquinas e implementos agrícolas quase sempre operam por horas seguidas e sob duras condições de campo. O desgaste natural promovido pelas atividades requer a substituição eventual de componentes, e é importante considerar as peças originais para a reposição.

Operações como preparo e cultivo do solo, adubação e plantio, assim como aplicação de defensivos e colheita, entre outras, precisam estar garantidas em seu melhor desempenho. O produtor não pode correr o risco de perder eficiência em razão do uso de peças paralelas.

Continue a leitura e descubra a importância de utilizar peças originais no maquinário agrícola.

Por que utilizar peças originais no maquinário agrícola?

Peças originais costumam ser chamadas de peças genuínas porque são produzidas pelo próprio fabricante ou algum terceiro autorizado e auditado para esse fim. Sua utilização garante o melhor desempenho e maior vida útil das máquinas. Veja, a seguir, outras razões para esse uso exclusivo.

Design adequado

Peças produzidas pelo próprio fabricante da máquina são otimizadas para o papel que deverão cumprir no equipamento. A preocupação com a excelência nos resultados conduz ao design mais adequado e ao melhor acabamento para não comprometer o desempenho final.

Na verdade, a perfeição do design original é indispensável para o funcionamento regular dentro do projeto da máquina ou do implemento agrícola. Peças originais são produzidas em conformidade com o exato design que receberam para a funcionalidade que devem oferecer.

As chamadas “peças paralelas” ou “não originais”, de maneira geral, conhecidamente são de instalação mais demorada, justamente pelo design inadequado. Nesses casos, não se consegue o encaixe rápido, imediato. Por vezes, há necessidade de desbaste mecânico com o emprego de lima e até de maçarico.

Material de boa qualidade

Assim como ocorre com o cuidado com o design, a utilização de material de boa qualidade para a produção da peça foca, principalmente, na resistência operacional e na durabilidade dela. O bom funcionamento da peça no nicho em que é instalada — sem dilatações ou deformações incorretas — é indispensável.

Da mesma forma, o cuidado com o emprego do melhor material para os fins a que se destinam reduz os desgastes comumente observados quando se faz uso de peças não originais. O foco não pode estar na produção de itens mais baratos, mas de peças mais seguras e resistentes.

Durabilidade

Design adequado ao projeto original, assim como material de boa qualidade na produção, são indispensáveis para garantir a durabilidade das peças. Peças de máquinas e implementos agrícolas são substituídas regularmente após o desgaste normal, resultante de contínuas operações em condições de campo.

Para cada peça do equipamento há um tempo de vida útil, durante o qual ela deve atender regularmente às demandas que lhe são apresentadas. Trocas e substituições antes do tempo e, algumas vezes, com uma reincidência anormal são inaceitáveis. É quando se verifica que, realmente, “o barato sai caro”.

Compromisso com a marca

Um importante aspecto que se deve levar em conta na escolha de peças originais para máquinas e implementos agrícolas é o seu compromisso com a marca. A irregularidade ou fragilidade de uma peça pode colocar em risco o sucesso de todo o maquinário onde ela está inserida, seja uma plantadeira, seja um pulverizador.

Assim, o fabricante tem, naturalmente, um empenho muito maior com cada detalhe das peças no equipamento que leva sua marca, tanto quanto daquelas que serão utilizadas para reposição. No mínimo, é uma estratégia de negócio que pretende conquistar e garantir espaço no mercado, oferecendo o que há de melhor.

Quais são os riscos do uso de peças paralelas?

A opção pelo uso de peças paralelas pode reduzir a eficiência das operações com as constantes demandas por manutenção e novas substituições. Ao mesmo tempo, há o risco de trazer danos ao maquinário, provocando desgastes ou mau funcionamento — sobretudo com os ajustes de última hora que precisarem ser feitos.

Nesse sentido, muitas vezes a necessidade de “dar um jeitinho” nas condições de campo pode trazer danos posteriores. Veja, a seguir, os principais riscos envolvidos com a utilização de peças não originais nos implementos agrícolas.

Dano às máquinas

Procurar adequar uma peça paralela, que não se ajusta perfeitamente, pode levar ao mau funcionamento e a danos às máquinas após algumas horas de uso. É uma experiência muito desagradável para qualquer produtor verificar a perda de tempo e a demanda por gastos resultantes da escolha de peças paralelas mais baratas.

Vida útil menor

A produção com design irregular e o uso de material de qualidade inferior para reduzir o custo final da peça conduzirão a uma drástica diminuição de sua vida útil. Na verdade, em certos casos, toda a máquina poderá ficar comprometida em um tempo menor do que seria o normal para o equipamento em questão.

Aumento da demanda por manutenção

A utilização de peças paralelas sempre vai exigir novas substituições, levando à paralisação do trabalho das máquinas, à aquisição de novas peças e sua instalação. Além disso, itens não originais podem provocar o desgaste ou o mau funcionamento de outras partes da máquina com as quais se relacionam, aumentando a demanda por manutenção.

Maior custo final

Até aqui, está claro que peças sem o compromisso com a qualidade que uma peça original apresenta podem trazer perdas e danos para o produtor e seus equipamentos, como:

  • interrupção dos trabalhos de campo;
  • necessidade de serviços de manutenção;
  • aquisição de novas peças;
  • desgastes e danos ao maquinário;
  • redução da vida útil de máquinas e implementos.

Todos esses efeitos da utilização de peças paralelas vão conduzir a um maior custo final da produção agrícola, reduzindo a margem de lucro do produtor. Portanto, decididamente, não vale a pena descuidar do emprego de peças originais.

Quais são as vantagens da adoção de peças originais Jacto?

As máquinas e os implementos Jacto ocupam posição de destaque no mercado, sobretudo pelos projetos inovadores e pelo cuidado na qualidade empenhada na linha de produção. O mesmo se pode dizer das peças de reposição que a marca disponibiliza para o produtor.

Seja para substituições resultantes de desgastes naturais das peças, seja para qualquer outro serviço de manutenção, o produtor não deveria abrir mão da qualidade dos melhores componentes oferecidos pela Jacto. Evite despesas extras, seja eficiente e garanta o melhor desempenho do seu maquinário agrícola com peças originais Jacto!

Como você pôde ver, o emprego de peças originais no maquinário agrícola deve ser uma medida adotada por princípio, não se cogitando do uso de peças paralelas pelos riscos e pelas despesas que elas representam no final das contas.

Entre em contato conosco para descobrir o diferencial das peças originais e toda linha Jacto de máquinas e implementos!

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.