Qual é a importância de um bom maquinário para a profundidade uniforme?

Qual é a importância de um bom maquinário para a profundidade uniforme?

Na hora de plantar as sementes da sua lavoura, você se preocupa com a profundidade em que elas serão depositadas e dosadas no solo? Isso é importante porque cada semente tem uma profundidade ideal, o que depende tanto das características da planta quanto das propriedades do solo e do clima da região, entre outros elementos.

Nesse momento, também é essencial pensar na mecanização do processo. Afinal, mesmo com todos os cálculos, quem efetivamente vai dosar e depositar a semente é a máquina. Dessa forma, é essencial ter equipamentos de qualidade, que garantam a profundidade uniforme desse processo.

Quer saber mais sobre a importância da profundidade uniforme e de um bom maquinário para garantir isso? Então, continue a leitura!

A profundidade no momento do plantio

Na hora de plantar qualquer lavoura, é essencial calcular a profundidade na qual a semente deve ser implantada considerando de uma série de fatores, como a própria semente (se é de milho, feijão, arroz etc.). Isso, porque cada tipo tem uma quantidade de nutriente armazenado, o que define a profundidade necessária para seu melhor aproveitamento. 

Ainda, deve-se analisar a temperatura da região, fertilidade e tipo de solo (argiloso, arenoso ou misto), a umidade no momento do plantio em conjunto com a possibilidade de chuva nos próximos dias e a densidade de plantas por hectare.

Mas, para entender a importância desse cálculo nas plantações, comece pensando nos animais. Quando nasce uma ninhada de cachorros, por exemplo, há uma competição entre os filhotes para a sobrevivência. Os maiores têm uma tendência a conseguir mais alimentos e, com isso, acabam prejudicando os menores.

Algo semelhante acontece com as plantas em uma lavoura. Caso elas cresçam de maneira desigual, também podem competir, e isso prejudica a sua plantação de várias formas. Mas, antes de entender o que acontece, é importante esclarecer o conceito de profundidade uniforme.

O que é profundidade uniforme

A profundidade uniforme é, basicamente, plantar todas as sementes na mesma profundidade, evitando essa competição, que pode levar algumas plantas à morte. Porém, se o conceito é simples na teoria, na prática, ele é bastante complexo.

Isso, porque, na lavoura, os solos não têm um relevo uniforme, o que pode gerar alterações na tecnologia adotada para garantir o downforce à profundidade desejada. 

Isso ocorre, por exemplo, quando se utilizam as molas convencionais na linha de plantio, pois qualquer que seja a força que elas recebam (seja para cima ou para baixo), por sua natureza, realizarão uma força contrária maior para voltar ao seu estado natural. 

No caso dos cilindros a gás com o sistema de downforce, já é possível manter uma constante de força. Assim, a profundidade das sementes é mais padronizada do que com os sistemas convencionais.

Os problemas de não garantir a profundidade uniforme

Existem vários problemas em não garantir a profundidade uniforme na hora de realizar o plantio. Em primeiro lugar, isso faz com que as plantas estabeleçam uma competição entre elas, levando, possivelmente, uma parte da lavoura à morte.

Quando se fala no milho, por exemplo, a profundidade ideal de plantio é de cerca de 5 a 6 centímetros, na maioria dos casos. Na prática, porém, pode ser que você deposite alguns grãos a 10 centímetros e outros um pouco mais na superfície, a 2 centímetros, por exemplo.

Quando isso acontece, as plantas não se desenvolvem em igualdade de condições. A que estava mais na superfície sai mais cedo, crescendo mais do que as outras. Dessa forma, ela recebe mais nutrientes e luz solar do que as demais, que ficam por baixo. 

Além disso, ela também está mais sujeita a uma estiagem, por conta de suas raízes não conseguirem atingir grandes profundidades, já que ela é depositada mais perto da superfície do solo.

Outro problema dessa não uniformidade são os suprimentos e maturadores. No caso do milho, nos seus estágios de crescimento V3 e V5, é necessário fornecer nitrogênio.

Porém, se cada planta começou a se desenvolver em um tempo diferente, elas também não atingem esses estados ao mesmo tempo. Com isso, você corre o risco de que algumas passem pelo estágio V3 sem o nitrogênio; e outras o recebam cedo demais. De todo modo, o crescimento será prejudicado

O mesmo acontece com os maturadores. Ao aplicá-los em uma plantação com profundidade variada, você corre o risco de já ser tarde para algumas plantas e cedo para outras. Isso pode ser um grande problema na colheita do algodão, por exemplo, uma vez que você terá plantas de diversos tamanhos e um produto de qualidade distinta.

Como as máquinas garantem a profundidade uniforme

Você já percebeu que a profundidade uniforme é essencial para que a sua lavoura tenha o máximo de produtividade. Descobriu, também, que as máquinas que utilizam molas podem não garantir essa variável, devido à física de seu funcionamento. O que fazer, então?

A boa notícia é que já existem máquinas extremamente modernas no mercado. Elas utilizam cilindros a gás para fazer a regulagem de profundidade. O diferencial, aqui, é que, com essa tecnologia, é possível garantir uma constância de força exercida na linha de plantio, o que não acontece com as máquinas que utilizam molas convencionais.

Isso é possível por meio do mecanismo downforce do cilindro, que amortiza o movimento natural da linha do solo. Isso significa que, quando você está plantando e pega um terreno um pouco mais elevado, o carrinho acompanha o terreno, mas o mecanismo absorve essa diferença, garantindo que a pressão seja mantida e, com isso, a semente seja dosada na profundidade correta.

A consequência é a garantia da profundidade uniforme. É exatamente por isso que o maquinário faz a diferença quando se fala em agricultura de precisão

Como você pôde perceber, a profundidade uniforme é um grande diferencial no que se refere à produtividade da sua lavoura. Ela é garantida pelo uso de tecnologia de ponta. Portanto, considere investir nesse tipo de equipamento e potencialize a sua produção agora mesmo!

Quer conhecer máquinas modernas para a sua fazenda? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Compartilhe !

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.