colheita de cana

Colheita de cana: 7 dicas para otimizar esse processo

A lavoura de cana-de-açúcar no Brasil apresenta uma produção com rendimentos muito elevados. No entanto, as perdas observadas durante a colheita de cana podem ser significativas se a operação não for bem planejada e executada.

Essa é uma importante fase da cultura canavieira e, portanto, precisa ser tratada com atenção. Para esse fim, existem estratégias que podem e devem ser utilizadas pelo produtor, sempre que pertinentes e aplicáveis a cada caso.

Continue a leitura e conheça 7 dicas para otimizar a colheita de cana.

1. Planeje detalhadamente

Empreendimentos de sucesso são realizados a partir de um bom planejamento e conduzidos por uma administração de resultados. Para se obter melhores desempenhos na produção da cana, é preciso levar esse cuidado em conta.

Assim, quando se planeja a lavoura, devem ser considerados alguns aspectos que afetam diretamente a qualidade da colheita, como:

  • as variedades de cana utilizadas: cada variedade de cana tem características próprias, que se adéquam melhor a cada caso (ciclo, exigências de água e nutrientes, época da colheita, tipo de solo);
  • as condições climáticas no período de colheita: especialmente para se fazer uma previsão mais precisa do tempo de colheita.

2. Prepare bem a área

Um bom preparo do terreno é imprescindível para a lavoura de cana, especialmente quanto aos aspectos nutricionais da cultura. Assim, uma adequada correção do solo, feita de modo antecipado, fará toda a diferença, principalmente quando incluir práticas sustentáveis para o manejo.

Do mesmo modo, as operações de aração e gradagem no plantio novo devem receber toda a atenção do produtor. No cultivo da soca, os cuidados são diferentes, especialmente a adubação em cobertura, mas igualmente estratégicos para se garantir uma boa colheita.

Todo o cuidado deve ser tomado para que uma boa germinação garanta a formação de uma touceira forte e produtiva. E, no caso da cana instalada, para que as soqueiras tenham toda a condição para se restabelecer, oferecendo novos resultados com elevada produtividade.

3. Atente para o espaçamento

O espaçamento na cultura da cana é um dos cuidados técnicos de manejo que mais afetam a produtividade industrial na moagem. Isso se dá porque a quantidade de luz, água e nutrientes disponíveis para cada planta é diretamente afetada quando se altera a distância entre cada linha de plantas no talhão.

Quando esses fatores estão disponíveis adequadamente, a fisiologia do vegetal encontra condições ideais, e a produção de cana consegue fornecer maiores quantidades de açúcar. Assim, além de outros fatores — como a variedade cultivada —, o rendimento industrial da cana moída é diretamente afetado pelo espaçamento adotado.

Além disso, a distância entre as linhas deve ser própria para o maquinário a ser utilizado na condução da lavoura e, principalmente, na colheita. Por essa razão, na fase de planejamento, é preciso levar em conta o maquinário disponível.

4. Faça a colheita de cana na hora certa

A referência mais importante para definição do melhor momento para a colheita de cana é o teor de açúcar já produzido pelas plantas. Para leitura desse indicador, emprega-se um aparelho manual denominado refratômetro de campo, parecido com uma pequena luneta.

Com esse equipamento, pequenas amostras do colmo são analisadas para se calcular o índice de maturação. O uso do refratômetro de campo é uma das melhores iniciativas para se colher na hora certa.

Esse é um aspecto do qual não se pode descuidar, pois, facilmente, perde-se o tempo propício para a colheita. Quando isso ocorre, valores baixos são obtidos com o rendimento de açúcar, ainda que a lavoura apresente uma boa tonelagem por hectare.

5. Cuide da velocidade da máquina

Um importante aspecto operacional para os melhores resultados na hora da colheita é a velocidade imprimida à colhedora. Máquinas que avançam muito rapidamente podem provocar danos às soqueiras que vão se refletir nas próximas colheitas. De modo geral, os valores devem ser ajustados para um desempenho da ordem de 3 a 4 km/h, o que otimiza a operação.

Produtores que se associam por meio do cooperativismo podem obter facilmente experiências dos melhores resultados alcançados com as variedades cultivadas em sua região. As boas práticas na colheita de cana envolvem, necessariamente, uma adequada regulagem das máquinas e de sua operação.

6. Controle o tráfego

Máquinas aprimoram a eficiência do trabalho agrícola, mas o trânsito dentro dos talhões deve ser regulado. Tratores, máquinas e caminhões provocam o adensamento do solo do talhão, o que leva à compactação, uma condição nada desejável no solo de cultivo.

Por essa razão, as operações devem ser bem planejadas e coordenadas, evitando os deslocamentos desnecessários dentro dos talhões de condução da lavoura. Todos os motoristas e operadores envolvidos com as atividades no campo devem estar devidamente instruídos sobre esse cuidado e as consequências da falta de atenção.

7. Invista em tecnologia de ponta

O produtor moderno, que deseja aprimorar sua lavoura, de modo a alcançar os melhores rendimentos, deve sempre estar com um olho no campo e o outro nas tecnologias desenvolvidas para a agricultura. Máquinas e equipamentos tornam as atividades do agronegócio cada vez mais rentáveis e eficientes.

A condução de uma agricultura sustentável gerada pelas novas tecnologias traz melhores produções com facilidades significativas na gestão. Assim, o uso de aplicativos específicos, sensores, drones e todo o acervo oferecido pela agricultura de precisão tornou a produção agrícola mais eficiente e controlada, com menor dependência da sorte.

Como se vê, o bom rendimento na colheita de cana começa com o planejamento da lavoura e passa pelo preparo do solo, pela decisão do melhor momento de corte e pela mais adequada utilização dos equipamentos e do maquinário agrícola. Assim, a escolha destes últimos é um dos fatores importantes para o aproveitamento da capacidade produtiva da cultura.

Se você gostou deste post e quer continuar se informando sobre a área, não deixe de conhecer as tendências e o futuro da agricultura no Brasil!

Powered by Rock Convert

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.