reuso de água na agricultura

Como fazer o reuso de água na agricultura? Entenda aqui!

O guia completo das melhores práticas de adubação

Um dos grandes desafios atuais é equilibrar a demanda com a disponibilidade hídrica existente. Nesse sentido, o reúso da água na agricultura é uma prática fundamental para o gerenciamento dos recursos hídricos. O processo também ajuda a promover um desenvolvimento sustentável no campo.

Com isso, a reutilização da água tem se difundido em todo o mundo. No entanto, o agricultor precisa ter atenção, pois práticas inadequadas podem causar danos à saúde humana, animal e ao meio ambiente.

Neste artigo, você conhecerá a importância do reúso da água na agricultura e como colocar essa tarefa em prática. Continue a leitura e confira!

Qual a importância da reutilização da água na agricultura?

Cada vez mais, a disponibilidade de água de qualidade e em quantidade adequada para a produção agrícola é restrita. Nesse sentido, alguns fatores que regulam essa condição estão diretamente relacionados com a sustentabilidade do ambiente onde estão os mananciais.

Entre os recursos naturais mais utilizados na produção de alimentos ou de outros produtos, a água tem-se mostrado um fator limitante para o sucesso de qualquer agricultor. Um dos principais motivos para isso é a sua escassez e, em alguns casos, a falta de qualidade.

Para solucionar o problema de carência hídrica, o reúso da água está se tornando uma importante prática na agricultura. Se bem utilizada, a estratégia pode ser bastante eficaz para preservar os recursos hídricos, além de evitar a utilização indiscriminada.

Afinal, cabe ressaltar que as práticas agrícolas são das que mais empregam água em seu processo produtivo. Assim, buscar formas de tornar a atividade econômica mais sustentável é fundamental para reduzir o consumo e apoiar o meio ambiente.

Logo, a reutilização da água na agricultura proporciona uma maior economia dos recursos hídricos e também serve para atender locais em que a existência de água é escassa. Outro ponto importante do reúso é o fato de que ele auxilia localidades em que a estiagem prejudica as lavouras em determinados meses do ano.

Além disso, alguns elementos residuais que permanecem na água após o tratamento realizado para o reúso podem ser benéficos para as lavouras. Entre eles, estão o nitrogênio, o fósforo e o potássio.

Como economizar e melhorar o reúso da água na agricultura?

Agora que você conhece a importância do reúso da água na agricultura, precisa saber como colocá-lo em prática. Algumas atitudes ajudam o produtor rural a fazer um uso mais racional dos recursos hídricos, evitando o desperdício por utilizar somente o necessário.

Confira algumas dicas para fazer o reúso da água na agricultura corretamente!

Calcule a evapotranspiração

No campo, cada lavoura tem uma taxa de evapotranspiração própria. Esse conceito está relacionado à quantidade de água que a cultura perde para o ar por meio da transpiração das plantas. Logo, uma forma de utilizar melhor o recurso hídrico é calcular essa taxa diariamente.

O cálculo é feito por meio de parâmetros como a temperatura e a quantidade de chuvas na área do cultivo.

Cuide da saúde do solo

A saúde do solo ajuda a reter a água e a evitar desperdícios, mesmo da água de reúso. Portanto, cuidar dessa característica é fundamental para um melhor aproveitamento da água.

Nesse sentido, é interessante aproveitar as curvas de nível da região de plantio e utilizar maior quantidade de matéria orgânica no solo. Ao reter a água, essas práticas também amenizam a temperatura da terra. Isso reduz a perda de água para a atmosfera.

Utilize o gotejamento

Utilizar o gotejamento na agricultura é uma forma de direcionar uma quantidade menor de água para as raízes das plantas. Dessa forma, cada cultivo recebe a quantidade de água necessária para seu desenvolvimento, sem desperdícios.

Cabe ressaltar que o investimento para utilizar essa estratégia tende a ser um pouco maior do que para a irrigação tradicional. Contudo, o retorno é rápido e resulta em menos gastos e desperdício de água no fim de cada mês. Além disso, há a tranquilidade em saber que os recursos hídricos estão sendo utilizados de forma responsável.

Examine os vazamentos

Verificar os vazamentos na lavoura é uma prática que deve ser constante na vida do produtor rural. Afinal, eles são responsáveis pelos maiores desperdícios de água, o que pode chegar a centenas de reais perdidos todos os meses.

Mesmo que a água utilizada seja de reúso, verifique torneiras, equipamentos e tubulações para garantir que nenhum deles está apresentando vazamentos.

Promova mudanças de atitudes

Economizar e reutilizar água é uma mudança comportamental. Logo, rever suas atividades pode contribuir para que o agricultor consuma menos desse recurso tão importante. Para isso, uma dica é evitar os picos de energia para fazer a irrigação.

Além de evitar o valor de energia elevado, irrigar em horários alternativos é importante para perder menos água por evaporação. Durante a noite, por exemplo, as temperaturas são mais baixas, o que torna a irrigação mais eficiente.

Preserve as nascentes

As nascentes são as regiões mais preciosas para o cuidado com a água. Muitas propriedades rurais têm mananciais em seu território. Logo, uma boa utilização dos recursos hídricos exige a preservação das fontes naturais de água.

Outro cuidado importante está relacionado à mata ciliar, além do replantio de espécies nativas. Isso ajuda a não prejudicar as nascentes. Além disso, é essencial instalar corretamente as fossas sépticas para não contaminar o lençol freático.

Com essas atitudes, a qualidade e a disponibilidade da água se tornam maiores. Assim, o processo de reúso da água é simplificado, pois, não exigirá tantos processos de tratamento.

Como equipamentos adequados podem ajudar a utilizar melhor a água na agricultura?

A tecnologia na agricultura é uma das maiores aliadas do produtor rural. A utilização de equipamentos adequados na lavoura permite evitar desperdício e utilizar melhor a água — inclusive a de reúso. Além de ser ideal para irrigação, a água reaproveitada pode ser utilizada para limpeza.

Mas independentemente do uso, existem equipamentos e máquinas agrícolas que aceitam água de reúso e reduzem o consumo desse recurso. Além disso, eles permitem realizar um trabalho mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de serviço, o consumo de energia elétrica e de produtos químicos.

Com essas informações, você entendeu a importância do reúso da água na agricultura. Embora esse recurso reutilizado não seja indicado para consumo humano ou animal, é muito interessante para as lavouras, inclusive agindo como fertilizante.

Quer contar com equipamentos modernos e de qualidade para a irrigação da sua lavoura? Entre em contato conosco e conheça as soluções da Jacto!

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber nossa newsletter!

receba nossos conteúdos exclusivos gratuitamente por email!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.